Pesquisar
Close this search box.

Aposentadas aprendem a confeccionar bonecas de pano

Aposentadas e pensionistas estão de volta à sala de aula só que agora para aprender a confeccionar bonecas de pano e peso de porta. O curso está sendo oferecido pela Manausprev (Fundo Único de Previdência do Município de Manaus), por meio do programa de responsabilidade social intitulado Tenaz Idade que desde 2005 realiza atividades sociais, culturais e educativas com os mais de 3 mil servidores aposentados e pensionistas do Executivo e Legislativo municipal.
A turma é formada por 16 alunas. O curso “Bonecas de Pano” começou na segunda-feira, dia 14, e mesmo com o tempo chuvoso dos últimos dias, o grupo faz questão de comparecer sem atrasos às aulas da instrutora Ingrid Corrêa Chagas. “Elas estão muito animadas e ansiosas para aprender. Estamos aproveitando que muitas delas já têm alguma experiência em costura e isso está sendo muito bom”, disse a professora.
O curso será realizado durante 20 dias e terá duração de 60 horas. As aulas são realizadas na sala de treinamento do Manausprev sempre no turno matutino. “No começo, vendo as bonecas prontas, pensei que fosse difícil, mas agoravejo que o processo é bem prático e logo, logo estarei fazendo sozinha lindas bonecas”, declarou a aposentada Rosilda Rodrigues, 67.
Entre cortes de tecido, enchimentos, agulhas, linhas e moldes, o grupo aproveita o curso para descontrair e fazer novas amizades. Para algumas alunas, a iniciativa tem servido inclusive de terapia.
“Tenho enfrentado problemas de saúde em casa com meu esposo, mas nem por isso falto às aulas. Peço para os meus filhos cuidarem dele de manhã dando os remédios e enquanto isso venho pra cá assistir às aulas e assim me distraio um pouco também. Esse curso está me ajudando demais a enfrentar esse momento difícil”, revelou a aposentada Jacilda Furtado, 66.
Todo o material necessário para a confecção das bonecas e dos pesos para porta é fornecido pelo Manausprev. “Aqui tudo é de primeira linha. Do material usado nos moldes às agulhas. Isso também conta para que elas consigam produzir artigos com segurança e qualidade”, disse Ingrid Corrêa. No término do curso, as alunas farão uma exposição com as peças produzidas durante as aulas. De acordo com a instrutora Ingrid Corrêa, cada boneca ou peso de porta poderá ser comercializado pelas alunas por um preço entre R$ 10 e R$ 80 dependendo do tamanho da peça.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar