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Aperto no crédito alavanca supermercados de bairro

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Juros altos e aperto de crédito têm estimulado cada vez mais consumidores a comprar nos supermercados de pequeno e médio porte dos bairros onde moram.
“É difícil eu sair para comprar em supermercados grandes”, conta Irlleyda Assis, moradora do bairro da compensa, zona Oeste. Segundo ela, as razões da escolha são três: preço, facilidade de pagamento e de deslocamento.
Proprietários e gerentes do segmento concordam. Para Sandra Reis, que trabalha no Mercadinho e Casa de Carne HMJ, no bairro Cachoeirinha, zona Sul, como a capacidade de compra está menor nos últimos meses, a prefe‑ rência do consumidor tem sido por aquisições em pequena quantidade e à vista. “As pessoas não querem contrair dívidas que não possam pagar depois”, argumentou.
O proprietário do Hiper Sacolão, Arafat Mouas, avalia que quando é preciso parcelar, os mercados de pequeno porte também apresentam vantagens. “Nos hipermercados, cartões de convênio, por exemplo, não são aceitos. Por isso procuramos abrir o máximo possível o leque de opções e aumentar o número de parcelas para que caiba no bolso do cliente”, contou o dono do estabelecimento, localizado no bairro Petrópolis, zona Sul.
Segundo o empresário, o preço é outro fator importante. “Geralmente, os supermercados maiores colocam 20 itens baratos pra chamar a clientela, mas o resto continua caro. A média do preço dos mercados menores é sempre menor do que a dos de grande porte”, completou.

Estratégias dos pequenos

Todos esses fatores ajudam a manter os pequenos empresários otimistas. As campanhas promocionais e os apelos de marketing das grandes redes parecem não assustar.
A aposta principal é na fidelização do cliente, de acordo com Arafat Mouas, que também trabalha com promoções como sorteio de televisores LCD (tela de cristal líquido). Outro ponto atacado pelo empresário é a proximidade com o cliente. “Trabalhamos com o que o cliente pede. Se ele chega no caixa e diz que procurou algo e não encontrou, ano‑ tamos e dependendo da quantidade de pedidos fazemos a compra”, revelou.
Já o gerente do Supermercado da Família, Matheus Queiroz, investe no ambiente para atrair a freguesia. “Estamos ampliando. Agora são três pisos e serão todos refrigerados até o fim da semana. Ficamos satisfeitos porque a tendência dos pequenos mercados é evoluir”, comemorou o empresário, cujo estabelecimento está localizado no bairro Compensa, zona Oeste.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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