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Amazonas tem nova opção de telefonia móvel

Com a  expectativa de alcançar 5 mil clientes no Amazonas até o final do próximo ano, a Fluke,  operadora móvel digital, passa a disponibilizar os serviços no Estado. O Amazonas se junta aos 15 estados onde a startup que opera de maneira 100% digital atua. 

O plano de expansão da empresa, está  em sintonia diante das dificuldades que o Amazonas enfrenta com as inúmeras reclamações sobre os serviços das operadoras de telefonia locais. 

Dados do Procon, revelam que as operadoras representam 40% das reclamações, grande parte sobre o atendimento – 70% destes 40% são de cobranças indevidas. Não à toa, 90 milhões de brasileiros trocam de operadoras por ano.Além disso, mais de 90 milhões de brasileiros trocam de operadora anualmente e queremos aproveitar esta demanda com um serviço de qualidade, a um custo bem menor que as concorrentes, de maneira rápida, prática e disponível para as pessoas. “Nossa aposta são os clientes que estão insatisfeitos com o atendimento prestado por suas operadoras de telefonia tradicionais”, afirma Marcos Antonio Oliveira Jr., CEO da Fluke.

“Os amazonenses podem esperar por uma melhora significativa na qualidade do serviço de telefonia móvel, principalmente no que se refere ao atendimento. Não temos robôs, não temos respostas automáticas. São sempre pessoas que atendem pessoas. Esse aspecto do atendimento é importante quando a gente olha para o mercado”. 

Conforme a empresa, como operam com a infraestrutura da Vivo, o alcance é nacional. Não existe, entretanto, uma limitação do ponto de vista técnico. Hoje, a maior dificuldade que enfrentam  é logística para a distribuição dos chips. “Estamos estudando pontos regionais de distribuição para que, na medida que ampliarmos o nosso alcance, consigamos garantir ao consumidor uma experiência semelhante à que têm hoje nossos usuários e para que após o cadastro, ele receba seu chip em, no máximo, até 7 dias úteis”, explica. 

Além de um atendimento totalmente digital, o  negócio consiste em dois pilares principais: transparência e flexibilidade. O CEO da Fluke garante que não há letras miúdas na comunicação ou no contrato e o assinante consegue compor o seu plano conforme o seu perfil de consumo, e adaptá-lo sem qualquer complexidade ou burocracia, direto pelo aplicativo. Ele cita que: se o cliente  contratou 2 GB e usou apenas 1 GB, terá outro a seu dispor, sem prazo de validade no pacote personalizado. “A autonomia seria um terceiro pilar, que temos como grande diferencial. Na Fluke, o cliente consegue gerenciar sua conta, acessar o histórico de consumo e quanto de internet e minutos ainda tem disponível.  Costumamos dizer que o controle está nas mãos dos flukers. Você pode, por exemplo, comprar pelo nosso app a quantidade de internet, minutos e SMS conforme a necessidade”. 

Fluke

O mercado surgiu, em certo aspecto, a partir das maiores ineficiências das operadoras tradicionais. Divididos em dois gargalos principais: um técnico e outro do modelo de relacionamento com o cliente.  “As operadoras têm uma malha muito confusa de softwares intermediários, das quais elas são dependentes, porque esses sistemas inovadores têm de se conectar com outros muito antigos, o que dificulta para a empresa ser realmente inovadora e eficiente”. 

Para Oliveira, no que diz respeito ao serviço prestado e o relacionamento com os clientes, é importante ter claro o seguinte: as operadoras ganham na medida que vendem dados, minutos e mensagens de texto (SMS) que não são utilizados pelos clientes. Em uma situação hipotética, se você paga R$ 100 por 10 GB e ligações ilimitadas e usa apenas 5GB deste pacote e mal faz ligações, em vez de R$ 10 por c

Uma das apostas da Fluke para conquistar este público nestas localidades é ser uma operadora digital sem “amarras contratuais”, ou seja, o usuário tem a liberdade de pedir ou reduzir dados, adquirir pacotes mensais sem necessidade de assumir planos de fidelidade. “A ideia é que o usuário possa gerenciar seu próprio pacote de acordo com sua conveniência, fazendo sua gestão financeira”, afirma Oliveira Jr.

No Amazonas, os clientes da Fluke terão os códigos 92 e 97.

Como funciona 

Com um modelo de negócio sem lojas físicas, ausência de call center e nenhuma burocracia, a operadora móvel digital quer assegurar ao cliente a oportunidade de conseguir trocar entre os pacotes fechados, que possuem validade de 30 dias, sem pagar multa. Todo o processo é feito pelo aplicativo, de forma 100% digital e com um atendimento simples e humanizado. Quando um cliente pede a portabilidade, por exemplo, tem seu pedido atendido em até 4 dias úteis “com o cancelamento da linha antiga automaticamente”, afirma Oliveira Jr.

Por ser uma MVNO (sigla em inglês para operadora de rede de celular virtual) usa a rede de uma operadora tradicional, sem a necessidade de gastar com estrutura e manutenção de antenas próprias.  A operadora também conta com tecnologia 4G, com velocidade de download ilimitada nos planos personalizados.

Os chips da Fluke são gratuitos e os clientes podem escolher entre os planos que, segundo a empresa, são bem mais acessíveis que os concorrentes.

BOX

Sobre planos e valores

5 GB + ligações ilimitadas + 50 SMS: R$ 39,99

10 GB + ligações ilimitadas + 50 SMS: R$ 49,99

20 GB + ligações ilimitadas + 50 SMS: R$ 99,99

30 GB + ligações ilimitadas + 50 SMS: R$ 129,99

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
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