Pesquisar
Close this search box.

Amazonas tem cinco barrados pela Ficha Limpa em lista virtual

Mesmo estando ainda indefinida a aplicação da Lei Complementar (135/10) – Lei da Ficha Limpa – para as eleições deste ano, o assunto continua mobilizando o país. Enquanto os ministros do STF (Superior Tribunal Federal) discutem a constitucionalidade e a validade da Lei, a mídia, entidades diversas e movimentos sociais se adiantam e inflamam a sociedade a fazer seus próprios julgamentos de políticos nas urnas. Para facilitar a vida do eleitor, o portal especializado em política na internet – www.congressoemfoco.com.br publica, desde ontem, uma lista detalhando (por Estado) os políticos que seriam barrados pela Lei da Ficha Limpa se ela já estivesse valendo e um manifesto para chamar a atenção do ‘internauta’ e intensificar a cobrança pela definição da Lei. Cinco políticos do Amazonas aparecem na lista.
O site lista 322 candidatos que tiveram suas candidaturas indeferidas com base na Lei da Ficha Limpa; foram denunciados por participação no caso dos sanguessugas, ou que são réus em ações penais ou foram presos em ações policiais. A página da internet instiga o eleitor a decidir antes das eleições se tais candidatos são ou não culpados, ou seja, força o julgamento popular antecipado dos políticos. “ Afinal, daqui a alguns dias a eleição terá passado, não oferecendo para os cargos legislativos em disputa (senadores e deputados) sequer a possibilidade de um segundo turno”, diz o site.
São políticos distribuídos por 25 estados (todos, com exceção do Rio Grande do Norte) e pelo Distrito Federal. Muitos brigam por uma cadeira no Parlamento federal ou estadual, trincheira eleitoral para a qual muitos eleitores ainda dão pouca importância. Segundo a pesquisa feita pelo Congresso em Foco, nenhum dos postulantes à Presidência da República se enquadra nos critérios acima citados, que serviram de parâmetro para chegarmos à presente lista.

Cinco amazonenses figuram na lista

O portal disponibilizou um endereço eletrônico ([email protected]), para que o eleitor que quiser denunciar políticos de sua região possa ‘incrementar’ a lista .
No caso do Amazonas, cinco políticos foram destacados pelo site: Sabino Castelo Branco (PTB), deputado federal e candidato à reeleição – réu na Ação Penal 538 (peculato. Data de autuação: 19/05/2010); Wilson Ferreira Lisboa (PCdoB) – candidato a deputado estadual – barrado com base na Lei da Ficha Limpa; Edilson Gurgel (PRP) – candidato a deputado federal – barrado com base na Lei da Ficha Limpa; Hamilton Alves Villar (PCdoB) – candidato a deputado estadual – barrado com base na Lei da Ficha Limpa e Walzenir Falcão (PMN) – candidato a deputado estadual – barrado com base na Lei da Ficha Limpa.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar