Pesquisar
Close this search box.

Alentejo espera os brasileiros

Boa parte dos principais destinos turísticos do mundo já anunciou a reabertura das fronteiras, mas a notícia mais esperada pelo viajante do Brasil finalmente chegou: Portugal confirmou a permissão da entrada de brasileiros para viagens não essenciais. 

E, com isso, a região do Alentejo já deu início aos preparativos para recepcionar um dos seus principais mercados emissores de turistas e retomar por completo, mas ainda com segurança para receber turistas brasileiros, uma das principais atividades para a economia local.

Reconhecida como uma das mais autênticas regiões portuguesas, o Alentejo conta com uma excelente oferta turística, que vai desde belas praias até charmosas vilas e cidades recheadas de patrimônios históricos, além de uma infinidade de vinícolas com vinhos premiados mundialmente. 

É uma das principais regiões vitivinícolas e a época das vindimas – colheita das uvas – atrai muitos viajantes, principalmente brasileiros, que querem vivenciar as experiências enoturísticas do destino.

Outro atributo do Alentejo é que a região está longe do turismo de massas, com opções de destinos quase que intocados e que permitem um maior contato com a natureza. 

Tudo isso se une a serviços de excelência, que incluem ótimos hotéis e restaurantes, garantindo um destino completo que atende aos critérios dos mais variados perfis de turistas.

Vale destacar também os diversos patrimônios alentejanos reconhecidos pela UNESCO. Além das cidades históricas de Évora e Elvas, classificadas como Patrimônio Mundial da Humanidade pela organização devido às construções centenárias extremamente preservadas e significativas para a história portuguesa, o Alentejo esbanja expressões culturais na lista de Patrimônios Culturais e Imateriais da UNESCO.

É importante ressaltar que ainda há requisitos para a entrada de viajantes provenientes do Brasil com relação à pandemia: a necessidade de apresentar um resultado negativo ao covid-19 para exame de RT-PCR, realizado até 72 horas antes do embarque, ou de um teste rápido de antígeno, realizado até 48 horas antes do voo. Essa medida é válida mesmo para os turistas que já completaram o ciclo de vacinação.

Além disso, é necessário embarcar com um seguro viagem – que já era obrigatório para aqueles com destino aos países do Tratado de Schengen – e preencher o formulário do viajante (https://portugalcleanandsafe.pt/en/passenger-locator-card). 

MAIS CERVEJEIRO

Foto: Divulgação

O Hot Beach Parque & Resorts acaba de ficar mais cervejeiro: o grupo inaugurou nesta semana, em seu parque aquático Hot Beach Olímpia, o Eisenbahn Beer Place, primeira choperia do Grupo Heineken em um parque aquático no Brasil. O espaço mescla o estilo urbano de container bar, tendência na capital, com o clima tropical do Hot Beach: pé na areia e de frente para a praia. A aliança com a marca global Heineken, iniciada em julho deste ano, prevê também outros espaços e eventos ligados ao mundo da cerveja, proporcionando novas experiências para o público adulto.

NOVO CHEF

O SERHS Natal anuncia a promoção de Rodrigo Praxedes como novo chef de cozinha. Rodrigo é formado em gastronomia há mais de 23 anos pela Escola Senac Barreira Roxa. Em sua trajetória profissional, abriu um restaurante em Natal, assinou um cardápio composto de carne de avestruz na cidade de Teresina, no Piauí, e devido ao sucesso desse projeto, participou da abertura de dois restaurantes de Gastronomia internacional na cidade. Trabalhou na Europa, mais especificamente Espanha e Noruega por 11 anos atuando como Chef de diversos restaurantes.

INGRESSOS NATAL LUZ

Foto: Cleiton Thiele/SerraPress

A Gramadotur, autarquia municipal que promove os eventos públicos de Gramado, está em contagem regressiva para a venda de ingressos do 36° Natal Luz. A comercialização inicia sexta-feira, dia 10, no site oficial do evento natalluzdegramado.com.br. A venda ocorre agora, depois de aprovados os protocolos sanitários pelo Governo do Estado. Os ingressos para o Nativitaten, Natalis – A Criação e O Grande Desfile de natal – Celebrando Tradições, têm valores diferenciados, de acordo com a data da apresentação e o tipo de acomodação escolhidos.

ABAV EXPO & COLLAB

Marcando a retomada das edições presenciais, e do formato itinerante que consagrou o evento ABAV como principal encontro do turismo nacional, a ABAV Expo & Collab chega no próximo dia 6 de outubro ao Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, para três dias de imersão em negócios, capacitação e relacionamento. Para reunir o trade em total conformidade com as restrições ainda impostas pela pandemia, o evento deste ano adotará o modelo híbrido. A participação presencial será limitada ao fluxo diário de três mil pessoas, simultaneamente, com fiscalização permanente.

NOVA MARCA 

Foto: Divulgação

Os turistas que visitam João Pessoa já podem levar de lembrança souvenirs com a nova logomarca do turismo da cidade – “O primeiro sol das Américas”. Na Feirinha de Economia Criativa aberta no sábado, uma das artesãs começou a vender produtos como canecas, relógios, almofadas e necessaire utilizando a logomarca. A sugestão foi do secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues. A nova logomarca do turismo da capital paraibana foi lançada no dia 5 de agosto – aniversário da cidade que completou 435 anos. Na oportunidade, foi inaugurado o letreiro entre Tambaú e Cabo Branco. 

SHOPPING RADICAL

Atento à nova febre do esporte radical no país, em especial por parte dos mais jovens, o Manauara Shopping promove, no período de 9 a 12 de setembro, o Skate Festival. Durante o evento, será liberada uma pista gratuita com 15 obstáculos para o público adulto e infantil, além oferecido um curso de noções básicas de skate. O evento conta ainda com a participação dos grafiteiros convidados: Sarah Regina Ferreira (Chermie), Adenildo Soares da Silva (Denis LDO) e Robson Duarte Lopes (Megart), que farão intervenções artísticas durante o festival, além de apresentação do grupo de dança Cia Styllu Dance.

MUSEU DA LOUCURA

Localizado no terreno onde estão o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB) e o Hospital Regional de Barbacena – Dr. José Américo (HRB-JA), o Museu da Loucura completou 25 anos no dia 26 de agosto. Ele conta a história do antigo Hospital Colônia por meio da exibição de objetos, equipamentos, acervo de fotografias e vídeos, além de documentação coletada em todo o Estado de Minas Gerais. O Museu da Loucura é ponto de carimbo do Passaporte Estrada Real, e recebeu do site de viagens TripAdvisor o Certificado de Excelência, nos anos de 2017, 2018 e 2019.

Foto/Destaque: Divulgação

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar