Pesquisar
Close this search box.

Vitória, muito mais que turismo

A capital do Espírito Santo é mar, lazer, porto, natureza, ilha, negócios, eventos, gastronomia e muito mais. É o centro e o símbolo da história, cultura e economia do Estado. Vitória, no entanto, tem muito mais que isso para mostrar, pois é a terceira mais antiga do país, fundada em 8 de setembro de 1551. Ou seja, nada menos que 462 anos de história. 

Essa deliciosa ilha possui 105 km² de praias, parques e um rico patrimônio histórico. A parte histórica se concentra no centro da cidade, onde é possível apreciar belas construções do período colonial, como o Palácio Anchieta, construído no Século 16 pelos jesuítas; a Catedral Metropolitana, com os seus belíssimos vitrais, e o Teatro Carlos Gomes. 

Mas o que chama mais a atenção dos visitantes é a vista. As praias da Curva da Jurema, Ilha do Boi e Ilha do Frade têm águas calmas, cortadas por rochedos. Há também a praia de Camburi, com mais de 6 km de calçadão e espaço para práticas esportivas. 

A capital capixaba ainda oferece uma noite de muito charme e opções. No circuito de bares e restaurantes da Praia do Canto, Jardim da Penha, Orla de Camburi e Ilha das Caieiras, o visitante pode apreciar pratos sofisticados da culinária internacional e da culinária local, com os pratos à base de frutos do mar e as tradicionais tortas e moquecas capixabas, feitas em panelas de barro. 

Possui espaços aconchegantes e interessantes, onde se pode aproveitar a noite, seja para apreciar sua culinária, seja para atravessar a madrugada numa pista de dança. A Praia de Camburi é a mais conhecida da cidade. Com cerca de 5 km, é ideal para a prática de esportes, como vela e pesca oceânica. A Curva da Jurema oferece uma orla de aproximadamente 800m de faixa de areia, de onde o visitante pode admirar a paisagem, confortavelmente instalado em um dos muitos quiosques com áreas cobertas, que servem deliciosos petiscos da culinária capixaba. 

E na Ilha do Boi e Ilha do Frade, bairros sofisticados de Vitória, estão as belas mansões casas cinematográficas. Algumas, inclusive, equipadas com piers para ancorar os barcos dos moradores e visitantes.  A faixa litorânea de Vitória, recortada por pedras e morros, é limitada por dois importantes portos: o de Vitória e o de Tubarão. 

Com esse cenário, não é surpresa que o turismo de negócios predomine por lá. Mas isso não significa que outros tipos de viajantes não encontrem atrativos na cidade. Passear pelo calçadão da Praia de Camburi ou pelos cafés e lojinhas da Praia do Canto são bons programas, assim como provar a culinária local e visitar a nova sede das paneleiras, no bairro de Goiabeiras.

CANELA MELHORADA

Foto: Divulgação

Canela na Serra Gaúcha e sua área central passam, já há alguns anos, por uma reformulação completa com revitalização, novos atrativos turísticos, empreendimentos hoteleiros e imobiliários. Além disso, o anúncio da Azul da retomada dos voos de Porto Alegre para Canela e a chegada dos voos diretos de Canela para Florianópolis, prometem também impactar definitivamente o fluxo de turistas e visitantes, atraindo ainda mais investimentos e valorizando a cidade. E mais duas grandes obras na chegada da cidade prometem mudar o dia a dia da área Central: o Loft 235 e o Loft Canela.

NATAL LUZ

A venda dos ingressos pelo site oficial do 36º Natal Luz iniciou na sexta-feira, dia 10, e em três dias de comercialização foram vendidos 15.088 ingressos para os espetáculos e atrações do evento. Um número que está sendo comemorado pela presidente da Autarquia, Rosa Helena Pereira Volk, e pelo Diretor de Eventos, Diego Scariot. No total, estão sendo disponibilizados pela Gramadotur cerca de 338 mil ingressos nas cinco atrações pagas. Neste número total de ingressos vendidos nos primeiros dias não estão computados os ingressos já comercializados pelas agências e Operadoras. 

PATROCÍNIO GTA

A Global Travel Assistance (GTA), marca com mais de 25 anos no mercado de assistência de viagens, é a Patrocinadora do Seguro Agente na 43ª Aviesp Expo, principal feira de turismo do interior paulista, que acontece entre os dias 26 e 27 de outubro (terça e quarta-feira), no Centro de Eventos do Monte Real, em Águas de Lindóia. A empresa disponibilizará, para todos os visitantes e profissionais do setor que participarem da feira, atendimento ambulatorial e assistência médica quando necessário. Além disso, também fornecerá o seguro viagem aos inscritos nas caravanas rodoviárias.

GEO MUSEU PREMIADO

O Geo Museu de Gramado foi reconhecido com o prêmio Travellers’ Choice como uma das empresas classificadas entre o grupo de 10% melhores do mundo, segundo as avaliações da Tripadvisor, uma das maiores plataformas de viagens do mundo. O prêmio Travellers’ Choice celebra atrações que sempre proporcionam experiências fantásticas a viajantes do mundo todo. São reconhecidos com o prêmio os empreendimentos com avaliações e classificações positivas no último ano. Essa conquista celebra empresas que oferecem experiências fantásticas de forma consistente para viajantes.

VESTIDA DE BAUER

Foto: Divulgação

Vila de Monte Verde, conhecida como a Suíça brasileira, realiza de 2 a 9 de outubro a 1ª Semana Cultural da Pintura Bauernmalerei, estilo de arte que é patrimônio histórico e cultural de Camanducaia, município mineiro onde se localiza a vila. Os traços inconfundíveis desta arte colorem peças diversas com flores e outros temas típicos que remontam às regiões campestres da Áustria, Alemanha, Hungria e Suíça, dando à vila um charme especial. A semana contará com diversas experiências, para que os visitantes possam conhecer mais sobre o “Bauer”, marca registrada deste pequeno paraíso mineiro.

OFICINA LGBTQ+

Foto: Divulgação

Sensibilizando, gerando consciência, aprofundando o conceito de diversidade, sabendo comunicar. Todos esses princípios fazem parte do legado turístico -e cultural- que o INPROTUR, em conjunto com a Câmara de Comércio LGBT Argentina (CCGLAR), cultiva. Com esse espírito inclusivo, o INPROTUR e a CCGLAR realizaram as oficinas de formação em Turismo LGBTQ + em todo o país. Durante a última semana, a inauguração foi com grande sucesso em Puerto Madryn, um dos principais balneários da Patagônia, conhecido pela observação de baleias, na província de Chubut.

EMPRESAS NO BTM

Área Luxury do BTM – Brazil Travel Market já conta com a confirmação de empresas de peso neste mercado: A rede Belmond, o órgão oficial de turismo da Thailandia; o Hard Rock Maldives; a Raffles Istambul, com a Teresa Perez; a Visual Turismo Boutique; a CORIS Seguro Viagem e a INTEREP Operadora. Também estão confirmadas da Suiça, Zürich, Schweizerhof Grindenwald e Jungfraubahnen AG, Swiss Travel System, Verbier, Luzern e região do monte Titlis, Guarda Golf, Vaud e SWISS International Airlines. A Feira será nos dias 22 e 23 de outubro, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza.

Foto/Destaque: Divulgação

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar