Alberto Carijó instala Comissão de Revisão do Plano Diretor

A comissão parlamentar que vai promover a revisão do PDM (Plano Diretor de Manaus) foi instalada ontem, na CMM (Câmara Municipal de Manaus), em reunião dirigida pelo presidente do Legislativo, vereador Luiz Alberto Carijó (PTB).
A comissão é formada por 19 parlamentares e terá a vereadora Glória Carrate (PMN) como presidente, o vereador Paulo Nasser (PSC) como vice e o vereador Homero de Miranda Leão (PHS) como relator. Os outros membros da comissão foram distribuídos por quatro subcomissões temáticas: zoneamento urbano, edificações, meio ambiente e código de águas e transporte e trânsito.
Na reunião de ontem, a presidente Glória Carrate afirmou que precisará da ajuda de todos os parlamentares para a elaboração do plano, que deve ser votado no prazo de 150 dias.
De acordo com Luiz Alberto Carijó, a comissão tem a importante missão de elaborar um conjunto de códigos que sejam positivos à cidade e o consórcio de cada vereador é imprescindível para que tudo dê certo. “Sei que muitos queriam participar da comissão, mas além dos que são membros, os que vão deliberar no plenário têm um papel fundamental”, garantiu, lembrando que ele mesmo abriu mão de ser presidente da comissão. O parlamentar advertiu que a comissão deve saber dos limites técnicos e políticos. “Se acontecer uma boa discussão, o plenário terá pouco trabalho”.
A vereadora Glória Carrate lembrou que mesmo não fazendo parte a comissão, o vereador Elias Emanuel (PSB) se prontificou a participar das discussões. A parlamentar também acredita que a atual legislatura fará história porque dará à cidade um plano diretor moderno, que projetará a cidade para o futuro.
Outro membro da comissão, o vereador Wilker Barreto (PHS) ressaltou que a elaboração do plano diretor tem que levar em conta os aspectos econômicos e sociais da cidade.
“As políticas públicas não devem ser esquecidas na elaboração do plano”, acentuou. De acordo com o vereador Marcelo Ramos (PC do B), o maior desafio da comissão é elaborar a justa medida que assegure o binômio desenvolvimento urbanístico com a preservação do meio ambiente, levando em conta fatores como cultura e paisagismo da cidade. Ele também ressaltou o aspecto plural com que a mesa diretora formou a comissão. “O presidente Carijó sempre demonstrou respeito com as minorias, que na administração dele participam de todas as comissões e discussões desta casa”, afirmou, ressaltando que faz parte da comissão embora integre a bancada de oposição.
Carijó recomendou que as comissões e subcomissões entrem em contato com as secretarias e institutos da prefeitura para elaborem um calendário de reuniões, nas quais discutirão os anteprojetos elaborados para o plano diretor.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email