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Afinal, a Ford virou marca premium?

Reduzir as operações faz parte da estratégia global da Ford. Neste processo, a fabricante americana pretende deixar mercados que sejam pouco lucrativos e focar em modelos que possam aumentar a faixa de lucro, como SUVs e picapes. Sendo assim, modelos como Ka e Ka Sedan já não fazem tanto sentido quanto antes.

Isso fica bem claro pelo catálogo, que hoje conta apenas com Ranger, Territory, Bronco Sport e Mustang . A picape Maverick está confirmada e deverá chegar ao Brasil em 2022. Isso se os estoques de microchips semicondutores que estão em falta para todas as fabricantes permitirem. 

A ideia da Ford é manter sua tradição no segmento de picapes no Brasil e entrar na briga pelo segmento dos modelos intermediários, com ares de SUV, que tem se mostrado promissor no que se refere às vendas, basta ver o sucesso da Fiat Toro .

No caso da Ford Maverick, a plataforma é a mesma do SUV Bronco Sport, com o qual compartilha uma série de componentes. Também não se sabe qual será a versão que vai ser vendida no Brasil.

Desde o início de sua reestruturação global, em 2016, a Ford já fechou fábricas em Broadmeadows e Geelong (Austrália); Colônia e Saarlouis (Alemanha); Craiova (Romênia); Valência (Espanha); Blanquefort (França); Sanand e Chennai (Índia); São Bernardo do Campo, Camaçari e Horizonte (Brasil).

Caoa Chery confirma interesse em projeto de picape chinesa

Modelo convence pelo desempenho, mas fica devendo maior autonomia  – Foto: Divulgação

A Chery tem um novo projeto de picape, seu segundo, com vistas à produção na África do Sul. Por aqui, um mercado com muito potencial para esse tipo de veículo, o projeto da Chery seria mais bem explorado, dada a forte presença da Fiat Toro, a decisão da GM de entrar no jogo com a Nova Montana e a VW —ainda ‘cozinhando o galo’ —com sua quase pronta Tarok.

Agora, segundo o site Terra, a empresa brasileira confirma interesse no projeto da montadora de Wuhu.

Márcio Alfonso, CEO da Caoa Chery, comentou sobre as possibilidades de crescimento da marca no mercado nacional e falou sobre picapes. Ele disse: “O segmento de picapes é interessante, mas não é fácil fazer sucesso nele, pois o produto deve atender a duas utilizações diferentes, que é o lazer e o trabalho”.

Ainda sobre picapes, Alfonso comentou ser fundamental o trabalho na suspensão traseira, que em picapes monobloco geralmente é multilink. Isso, pelo menos, a base do Tiggo 7 tem. Aliás, falando em relação ao SUV da Caoa Chery, o executivo —que já presidiu a Ford do Brasil e participou do desenvolvimento da Courier —explicou: “será maior que o Tiggo 7”.

GM retomará segundo turno para Onix, Onix Plus e Tracker

Objetivo é acelerar a volta dos modelos Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker – Foto: Divulgação

A General Motors anunciou que retomará o segundo turno nas plantas de São Caetano do Sul e Gravataí nos dias 27 de setembro e 4 de outubro, respectivamente. O objetivo é acelerar a volta dos modelos Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker.

Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, diz: “Nos preparamos para este momento e faremos de tudo o que está ao nosso alcance para atender à demanda dos clientes Chevrolet ao mesmo tempo, em que mantemos nosso foco na sustentabilidade do negócio na região”.

Chamorro completa: “Este é um momento muito importante para funcionários, sindicatos, fornecedores, concessionários e consumidores”. Atuando apenas com um turno, as duas fábricas já conseguem despejar carros suficientes para Onix, Onix Plus e Tracker retornarem ao Top 10 do mercado, embora com o SUV compacto já fora do grupo.

Atualmente, o Onix é o quinto mais vendido com 2.976 unidades, enquanto o Onix Plus é o sétimo com 2.211 emplacamentos. Já o Tracker está em 11º lugar no ranking parcial de vendas da Fenabrave com 2.035 unidades vendidas em setembro.

Foto/Destaque: Divulgação

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
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