Pesquisar
Close this search box.

Ações educativas do Detran-AM alcançaram mais de 5 mil pessoas em 2021

Com o retorno das atividades presenciais, a partir de maio deste ano, as ações educativas do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) já alcançaram mais de 5,6 mil pessoas na capital e no interior do Estado. Foram realizadas atividades pedagógicas em escolas, palestras em instituições e empresas privadas, além de ações nas ruas para conscientização dos condutores e abordagens em bares e restaurantes.

Entre os meses de maio e agosto, 23 escolas foram atendidas pela equipe da Gerência de Educação do órgão, que levou as personagens da Super Turma do Detran e o teatro de fantoches para alunos da educação infantil. Com a ajuda das personagens Faixa Maravilha, Super Semáforo, Capitão Capacete e Cinto Fantástico, foram ensinados os conceitos de respeito à sinalização e de gentileza e atenção no trânsito. As ações nas escolas atingiram mais de 2.168 alunos.

“A educação de trânsito vem retomando gradativamente o atendimento com atividades nas escolas, sendo atendida a rede pública e particular com o teatro de fantoches. As crianças são nossas aliadas na cobrança de atitudes dos pais na condução dos veículos”, disse Mitza Brasil, gerente de Educação para o Trânsito do Detran-AM.

Além do público infantil, a equipe de educação do Detran também realizou palestras no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), Companhia de Navegação da Amazônia (CNA) e no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), além da empresa de ônibus Eucatur e do Centro Universitário do Norte (Uninorte). Mais de 260 pessoas participaram das palestras.

A educação para o trânsito participou também da Campanha Maio Amarelo, que esteve nas ruas em todas as zonas da cidade realizando ações nos semáforos da capital e em alguns municípios da Região Metropolitana. Foram entregues kits com máscara e álcool em gel para os motoristas.

No aniversário da Lei Seca foram realizadas ações de orientação para os condutores sobre os riscos da mistura bebida alcoólica e direção. Além disso, a educação visitou seis estabelecimentos, entre bares e restaurantes, localizados na zona centro-sul de Manaus, realizando a distribuição de kits educativos e fazendo uma ação de marketing, com a escolha do motorista da rodada.

Setembro

As ações de educação na Semana Nacional de Trânsito 2021 irão acontecer entre os dias 19 e 25 de setembro. As atividades serão voltadas à conscientização dos motoristas nas ruas e jogos educativos nas escolas, além de atividade interna para servidores do Detran Amazonas.

“Estamos seguindo todos os protocolos de segurança definidos pela Organização Mundial da Saúde em tempo de pandemia. Todas as atividades irão abranger medidas sanitárias, de higiene e distanciamento social”, enfatizou Mitza Brasil.

Intervenção reforça iluminação em paradas de ônibus

Abrigos de ônibus dos principais corredores viários de Manaus ganharam reforço na iluminação, visando segurança e maior conforto aos usuários do transporte coletivo.  Os serviços foram realizados pela Manausluz, que atendeu solicitação da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

https://www.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/noel-nutels.jpg
Foto: Divulgação

Foram atendidas paradas de ônibus nas avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós, Noel Nutels, Cosme Ferreira e Autaz Mirim. Os trabalhos continuam e a meta é alcançar abrigos onde ainda há necessidade de iluminação.

A chefe da Divisão de Engenharia de Transporte do IMMU, Leida Sicsú Moreno, explicou que os serviços estão sendo realizados após levantamento do setor de Transporte.

“Em geral, a substituição de lâmpadas e reparos na rede elétrica é uma atividade rotineira, mas, neste caso, o IMMU elaborou um relatório mais amplo apontando os locais onde havia necessidade desse serviço e encaminhou uma solicitação à Unidade Gestora Municipal de Energia Elétrica (UGPM-Energia), que demandou à Manausluz a realização dos serviços. Técnicos do IMMU acompanham os trabalhos e atestam a qualidade por meio de um relatório”, explicou.

IMMU autua 30 veículos pesados na avenida Rodrigo Otávio

Trinta caminhões foram autuados na avenida Rodrigo Otávio, zona Sul, durante operação de rotina realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A ação tem o objetivo de garantir mais fluidez no trânsito, segurança viária nos principais corredores de tráfego e ordenar a circulação de caminhões e carretas.

Os veículos autuados circulavam na faixa da esquerda, contrariando a sinalização de trânsito que foi regulamentada pela prefeitura para que os veículos pesados só circulem na faixa da direita

“Realizamos essa fiscalização com foco na preservação da vida. Essa operação vai ser constante, vamos monitorar. A via é regulamentada para esses veículos transitarem no lado direito. Os agentes estarão atentos para proporcionarmos fluidez e segurança no trânsito”, explicou o diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari.

A desobediência resultou em infração média, com multa no valor de R$ 130,16, com 4 pontos na carteira de habilitação do condutor. Após a abordagem, os motoristas foram orientados pelos agentes sobre a sinalização existente na via, para que possam obedecer às leis de trânsito.

Os agentes do IMMU realizaram também fiscalização na avenida Autaz Mirim, zona Leste da cidade, para garantir que os pedestres tivessem o seu direito de circular nas calçadas. Na ação, os condutores foram autuados e orientados sobre o estacionamento proibido em calçadas e passeios.

“A calçada é para o pedestre. Essa avenida é umas das principais de Manaus e possui muitos comércios, é normal que os munícipes transitem por aqui, porém, precisamos garantir que esse direito seja preservado e que os motoristas busquem outros locais para estacionar seus veículos”, disse Ventilari.

Foto/Destaque: Divulgação

Caubi Cerquinho

é jornalista, editor da coluna Transporte, Trânsito e Cia
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar