Pesquisar
Close this search box.

Sistema de Transporte Coletivo de Manaus contará com ônibus elétrico

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou em um evento na sede da Mardisa Ltda., no bairro da Paz, zona Oeste, uma série de medidas para melhoria no transporte coletivo da capital amazonense, como a aquisição de 30 novos ônibus intermediários e dez elétricos.  O encontro contou com a participação dos representantes das empresas Eucatur, Líder, Expresso Coroado, Via Verde, Viação São Pedro e Vega Manaus.

“Nós estamos analisando o produto novo, intermediário – entre o ônibus convencional e o articulado – e que pode transportar até 100 passageiros com um custo bem acessível, dentro do que o sistema pode absorver. Nos reunimos aqui com os representantes da prefeitura, das empresas de transporte e dos trabalhadores, e vamos trabalhar já os primeiros passos para a aquisição de 30 ônibus como esse, e eu já adianto: estamos finalizando as tratativas para aquisição de dez ônibus elétricos, é uma realidade que nós vamos implementar na nossa cidade”, salientou Almeida. 

O chefe do Executivo municipal referiu-se ao novo ônibus, que foi apresentado nesta terça, 31/8, pela empresa Marquise/Mercedes, denominado “O500 Super Padron”, e que conta com, entre outros benefícios: capacidade para 100 pessoas; até 14 metros de comprimento e até cinco portas, podendo ser do lado direito ou esquerdo; motor traseiro de 310 cavalos, causando menor impacto dianteiro; ar-condicionado; volante multifuncional; economia de gasolina; conforto devido à suspensão pneumática; maior acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcDs) com menor altura de piso. A partir do fechamento do contrato, os 30 ônibus têm de 90 a 120 dias para estar circulando nas ruas de Manaus. 

 O prefeito ainda destacou as diversas melhorias que a Prefeitura de Manaus está empenhada, desde o início da gestão, em prol da população e trabalhadores que fazem uso do transporte coletivo diariamente.

 “Nós estamos no início do mandato e estamos cumprindo uma promessa de campanha, de melhorar o transporte coletivo. Já foram feitos investimentos no início da nossa gestão, inclusive ônibus foram entregues, e nós vamos continuar persistindo a meta de trazer novos ônibus para cidade de Manaus”, assegurou David.

 No mês de abril, 42 ônibus novos foram integrados ao sistema de transporte coletivo da cidade, o que marcou o início da meta de renovar, pelo menos, 80% da frota de ônibus até o final do mandato. 

Setembro começa com operação conjunta para remover caminhões e carretas irregulares.

https://www.detran.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/DETRAN5-1024x576.jpgFoto  Divulgação/Detran-AM

O mês de setembro começa marcado pela primeira operação integrada de fiscalização de trânsito entre o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran). A operação resultou na remoção de cinco veículos de alta tonelagem e duas motocicletas. A ação aconteceu na avenida General Rodrigo Otávio, no Japiim, a poucos metros de onde duas mulheres foram vítimas de acidente fatal com uma carreta.

A ação desta terça foi uma determinação do diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, após anunciar medidas para tentar reduzir os acidentes de trânsito em Manaus.

De acordo com o coordenador da operação, Victor Mansur, foram removidas carretas, caminhões e até motocicletas em situação irregular. “As carretas e os caminhões encontravam-se com licenciamento em atraso, pneus carecas, para-brisas trincados e sem equipamentos de segurança obrigatórios. Já as motocicletas estavam com descarga livre e outras irregularidades”, explicou o coordenador-geral do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito do Detran (Neot).

Além dos veículos removidos, 25 motoristas foram autuados por diversas infrações.

As fiscalizações vão continuar ao longo da semana, tanto com o foco em veículos pesados quanto com foco na Lei Seca.

Participaram da ação 15 agentes do Detran e dez do IMMU, além de batedores do BPTran.

Foto/Destaque: Divulgação

Caubi Cerquinho

é jornalista, editor da coluna Transporte, Trânsito e Cia
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar