Pesquisar
Close this search box.

A volta de Beth Azize

Não é apenas Amazonino Mendes (Podemos) que continua pretendendo disputar mandatos depois de ultrapassar os 80 anos de idade. A ex-deputada Beth Azize anunciou esta semana que pretende voltar a disputar uma eleição depois de 27 anos. Ela abandonou a política em 1995, depois de não conseguir se reeleger para o terceiro mandato de deputada federal. Antes disso exerceu o cargo de juíza, procuradora de Manaus, vereadora da capital e deputada estadual por dois mandatos. No segundo foi a primeira mulher a ser eleita presidente do Poder. Chegou assumir o Governo do Estado algumas vezes nesta época, quando da ausência do titular, Gilberto Mestrinho, e de seu vice, Manoel Ribeiro. A ex-parlamentar ajudou a fundar o PDT e o PSDB no Amazonas, mas agora quer uma nova experiência partidária, que com certeza não será mais à esquerda, já que ela rejeita PT, PC do B e PSol. Também não quer se filiar a partido “que tem dono” nem a legendas que abriguem corruptos. Já avisou que não pretende utilizar o fundo eleitoral e fará a campanha praticamente toda pela internet.

CANDIDATÍSSIMO

Amazonino Mendes já avisou aos amigos e apoiadores que vai disputar o Governo do Estado em 2022. Ele cogitava apoiar o senador Eduardo Braga (MDB), mas depois que viu as últimas pesquisas de intenção de votos comunicou a este último que seria mesmo candidato a governador. Os dois se afastaram nos últimos dias, depois de um período de muita proximidade, já que o parlamentar apoiou oficialmente o veterano na eleição para prefeito de Manaus em 2020.

HOMENAGEM

A Prefeitura de Manaus recuperou o monumento dos 15 botos, localizado em frente ao Centro de Convenções do Amazonas, o “Sambódromo”. Trata-se de uma homenagem ao ex-governador Gilberto Mestrinho, falecido em 2009. Foi no último governo dele que a obra foi erguida. Ontem, data da entrega da revitalização, completaram-se 12 anos da morte dele.

MODERNIZAÇÃO

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), ouviu ontem representantes do setor comercial da cidade, em reunião no Palácio Rio Branco, no Centro, sobre as propostas que visam a modernização da capital e a sua retomada econômica. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota, gostou do encontro e do entusiasmo da autoridade.

PARCELAMENTO

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade (PV), apresentou o Projeto de Lei n. 352/2021, que autoriza a criação do Programa de Parcelamento de Dívidas decorrentes de recebimento ou uso de recursos concedidos pela Fapeam. O parlamentar justificou que o PL vai ajudar tanto os pesquisadores quanto o Estado, pois  assegura o recebimento da dívida de maneira eficaz, sem causar grandes transtornos aos devedores, que segundo ele prestam importantes serviços à produção científica do Amazonas e atualmente ficam com as contas bloqueadas até  o pagamento das dívidas.

JORNADA

A Suframa deu início às inscrições gratuitas para a I Jornada de Incentivos Fiscais & Zona Franca de Manaus. O evento, promovido pela Autarquia, ocorrerá de 09 a 13 de agosto, no formato on-line e contará com um ciclo de palestras com temas relacionados ao controle e a utilização dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, das Áreas de Livre Comércio e da Amazônia Ocidental. 

PARA QUEM

O evento é destinado, especialmente, aos representantes de empresas destinatárias de mercadorias e produtos; representantes de empresas remetentes de mercadorias e produtos; empresas interessadas em vender para as áreas incentivadas administradas pela Suframa; Micro Empreendedor Individual; e estudantes e profissionais da área financeira e contábil de todo o País. 

IDENTIDADE

As unidades do Programa de Pronto Atendimento ao Cidadão realizaram, durante o mês de junho, um total de 6.043 emissões de Carteiras de Identidade no Amazonas. Destas, 1.250 de primeira via e 4.793 de segunda via – todos casos considerados emergenciais, como de saúde, acesso a benefícios e assuntos relacionados a trabalho.

TRÂNSITO ANIMAL

Estão valendo os valores da nova Pauta de Preços Mínimos estabelecida pela Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas. A tabela fixa os valores mínimos da base de cálculo do imposto incidente sobre as operações e prestações com mercadorias ou serviços. Para a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas, a atualização tributária sobre produtos animais vai coibir prática fraudulenta envolvendo o trânsito animal com destino a outros estados.

FRASES

david

“Uma palavra marca os 200 dias da nossa gestão: trabalho.” David Almeida (Avante), prefeito de Manaus

impeachment

“Eles prestam um importante serviço à sociedade. Não podem ficar com o nome sujo.” Roberto Cidade (PV), presidente da Assembleia Legislativa, justificando projeto que permite negociação das dívidas de pesquisadores com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar