Incentivo à madeira legalizada

Com a finalidade de aumentar a produção madeireira legalizada, incentivando a regularização de empreendimentos florestais e reduzir o desmatamento, o Governo do Amazonas publicou, na segunda-feira (12), decreto que regulamenta a subvenção de crédito de 80% sobre o valor financiado concedido aos produtores rurais do estado. O benefício é fruto do programa Mais Manejo Florestal, contido no Programa Agro Amazonas, que será executado pela Secretaria de Estado de Produção Rural, em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário, Florestal Sustentável e Agência de Fomento do Amazonas. De acordo com o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, o programa vai beneficiar principalmente aquele produtor rural que possui sua área licenciada, mas que muitas vezes não tem o recurso para cortar, beneficiar e transportar a madeira. Sendo uma política inovadora para beneficiar o manejador florestal legalizado.

IMPREVISÍVEL

O meio político local está perplexo com a briga entre o senador Omar Aziz (PSD) e a família da conselheira do Tribunal de Contas do Estado Yara Lins dos Santos. No início da semana ele apresentou denúncia extensa e rica em imagens contra ela a cinco órgãos federais de fiscalização. O filho dela, deputado estadual Fausto Junior (MDB), foi à tribuna da Assembleia Legislativa e atacou fortemente o senador. Ninguém se atreve a prever onde esse conflito vai parar.

PLANO SAFRA

Durante inauguração de uma Unidade de Saúde da Família localizada na BR-174, na zona Norte, próximo à zona rural da capital, o  prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) anunciou que a gestão municipal vai fortalecer a agricultura familiar municipal, a partir dos próximos meses, com a execução de um “Plano Safra”.

FOMENTO

A Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação e o Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa apoiarão neste segundo semestre de 2021 microemprendedores individuais, por meio do programa “Salto: Aceleradora de MEIs”. A iniciativa vai proporcionar a capacitação gratuita a 200 empreendedores de Manaus, dos mais diversos segmentos. O programa é operado pela Impact Hub Manaus, organização que trabalha para o fomento de empreendedorismo e inovação social.

LDO

A lei nº 2.758/2021, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2022, foi sancionada pelo prefeito David Almeida. O texto define as metas fiscais e os resultados primário e nominal do município para o próximo exercício, bem como comparativos de execução e comprovação de alcance das metas do exercício de 2020. A edição extra n° 5.140, do Diário Oficial do Município, desta última quarta-feira (14), traz publicado o texto da lei.

ORÇAMENTO

Conforme a subsecretária de Orçamento e Projetos, da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação, Karliley Capucho, o orçamento previsto para 2022 foi estimado em R$ 6,941 bilhões. “Isso leva em consideração as definições de metas fiscais estimadas numa primeira previsão de receita. Sendo assim, foram definidas conforme critérios utilizados no momento da elaboração da LDO”, pontuou.

BORRACHA

Em visita à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, representantes de uma empresa que trabalha com soluções em injeção plástica, demonstraram interesse em novos investimentos e na borracha nativa regional. O objetivo é fabricar novos produtos, como pneus para bicicleta, além do interesse, também, pela compra do produto para suprir a atual linha de produção.

NOVA MARCA

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural apresentam, nesta segunda-feira (19), a marca vencedora do concurso para criação da identidade visual comemorativa aos 125 anos do Teatro Amazonas. A marca foi escolhida por meio de edital e vai ser uma ferramenta para as comemorações dos 125 anos, celebrado em 31 de dezembro, que traz diversas atividades a serem apresentadas na ocasião. 

ANTIGO E NOVO

O Athlético Rio Negro Clube, fundado em 1913, vai tentar retornar à elite do futebol amazonense disputando a segunda divisão com outros seis times este ano. Entre os outros está o Manauara Esporte Clube, o caçula do Barezão, fundado em 2020 por um empresário que atua na área da indústria.

FRASES

vacinação

“Se as chuvas permitir, entregaremos a duplicação da AM-070 ainda este ano.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas

“Um canto de lamento aos que partiram.” Zeca Torres, o “Torrinho”, cantor e compositor, sobre a música “Sem Oxigênio”, que ele lança neste final de semana

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email