Pesquisar
Close this search box.

A variante delta entre nós

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto notificou, ontem, ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o alerta com a confirmação de seis casos de Covid-19 pela variante Delta, identificada inicialmente na Índia. A FVS-RCP realiza a investigação e busca ativa de novos casos para combater a disseminação da linhagem no estado. Tratam-se de seis casos confirmados, sendo quatro de pessoas residentes em Manaus (duas mulheres, de 40 e de 41 anos, e dois homens, de 16 e de 74 anos) e dois residentes no município de Maués (duas mulheres de 35 e de 59 anos). Os pacientes apresentaram febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse, coriza, lombalgia, mialgia e dor de cabeça. As pessoas que testaram positivo relataram terem viajado aos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro ou terem tido contato com parentes que estiveram nesses dois últimos estados.

SEM INTERNAÇÕES

Quatro pacientes apresentaram esquema vacinal completo contra a Covid-19, um estava com a aplicação da primeira dose e um não havia sido vacinado. De acordo com a diretora-presidente em exercício da FVS-RCP, Tatyana Amorim, os seis casos positivos de Covid-19 pela variante Delta não necessitaram de internação hospitalar. “Dos seis pacientes, cinco não possuem comorbidades (doenças preexistentes) e evoluíram para cura. Um dos pacientes tem asma e está sendo submetido a tratamento domiciliar”, detalha.

VAIAS E APLAUSOS

Na solenidade de inauguração do conjunto Cidadão Manauara 2, ontem, em Manaus, a plateia, formada basicamente por beneficiados e por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), protagonizou os momentos mais intensos, aplaudindo ou vaiando os políticos que discursavam ou eram apresentados pelo locutor. O governador Wilson Lima (PSC) acabou sendo o alvo das maiores vaias. Já o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) foi aplaudido.

CANDIDATO

O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) convida os veículos de imprensa do Amazonas para uma entrevista coletiva online que será realizada na próxima sexta-feira, 20, a partir das 10h. A coletiva terá transmissão ao vivo através dos perfis oficiais do parlamentar no Facebook, Instagram e YouTube. Nela, ele deve anunciar sua candidatura ao Governo do Estado.

GARIMPO

Atendendo a pedido do Ministério Público Federal, em ação civil pública, a Justiça Federal condenou o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas a anular as licenças concedidas irregularmente para as atividades de extração de ouro no leito do rio Madeira, em área de mais de 37 mil hectares, na região sul do Amazonas. A sentença reafirmou uma decisão liminar de dezembro de 2017 nesse mesmo sentido. Com isso, toda a atividade garimpeira antes amparada por essas licenças irregulares deve seguir paralisada.

TERROR

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, apreendeu um adolescente de 14 anos que planejava realizar um massacre em uma escola pública localizada no bairro da Glória, zona sul de Manaus. A ação policial ocorreu no bairro Novo Aleixo, zona norte da capital. Ele se inspirava em massacres como os que ocorreram em Suzano, na Grande São Paulo, e nos Estados Unidos.

VIOLÊNCIA

O Amazonas teve 10.403 registros de ocorrência por mulheres vítimas de violência doméstica, no primeiro semestre de 2021. Isso significa que, por dia, quase 60 mulheres que enfrentam situações de violação praticadas no âmbito familiar ou em relacionamentos afetivos romperam o ciclo de violência e procuraram socorro das autoridades policiais. Manaus concentrou a maior parte dos casos, com 9,6 mil vítimas.

NOVA DATA

A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar nº 8 de 2021, oriundo do Tribunal de Justiça do Amazonas, para modificar a data do começo dos mandatos do Presidente, Vice-Presidente e Corregedor-Geral de Justiça, adequando-se ao ano fiscal. Com isso, uma eleição tampão deve ocorrer ao final da gestão do atual presidente, o desembargador Domingos Jorge Chalub.

VISITANTES

teatro amazonas
Foto: Michael Dantas

O Teatro Amazonas recebeu, em dois meses, 8.310 visitantes após a reabertura para o público. Em espetáculos, a casa contou com a participação de 2.315 espectadores. Segundo o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, a pasta avalia, com frequência, o cenário da saúde no estado, numa parceria com órgãos como a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto, para oferecer serviços de forma segura.

FRASES

bolsonaro

“Dia 7 de setembro eu vou estar aonde o povo estiver.” Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República, durante discurso em Manaus, em referência às manifestações que estão sendo organizada para a data 

tce-am

“Espero que os selecionados nos ajudem a cuidar do dinheiro público.” Mario de Mello, presidente do Tribunal de Contas do Amazonas, ao comparecer ontem ao local onde se realizava um concurso para a corte

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar