Pesquisar
Close this search box.

A união gera a força

Reitores, pró-reitores e representantes de quinze universidades, fundações e centros de ensino públicos e privados do Estado do Amazonas participaram de reunião virtual com o superintendente da Suframa, general Algacir Polsin, com o objetivo de criar sinergias, trocar experiências e identificar possibilidades de cooperação mútua que possam dar maior efetividade às missões institucionais e alavancar projetos de desenvolvimento no Amazonas e em toda a região. A ideia é promover um calendário de reuniões periódicas em que sejam apresentadas as principais atividades em desenvolvimento pelos órgãos e discutidos pontos de intersecção e apoio mútuo.  Durante o encontro, a Suframa também fez uma breve apresentação sobre os principais projetos em andamento na instituição, os quais têm tido como foco, principalmente, o desenvolvimento sustentável, o beneficiamento de matéria-prima regional, a ampliação da capacidade de atração de investimentos e o aprimoramento das cadeias produtivas tanto em escala quanto em qualidade, ao mesmo tempo em que buscam gerar emprego e renda para a população e promover a proteção da floresta.

CURIOSO

Policiais da Base Fluvial Arpão apreenderam 1,5 quilo de cocaína escondidos dentro de um tambaqui congelado, durante fiscalização a embarcações no rio Solimões. A encomenda foi despachada no município de Fonte Boa, na região do Médio Solimões, e tinha como destino final a capital amazonense.

SEGUNDO LUGAR

Levantamento realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde apontou que o Amazonas ocupa o segundo lugar entre as unidades da federação que mais aplicaram a primeira dose de vacinas contra a Covid-19 em todo o país, considerando o público elegível para imunização acima de 18 anos. Os números divulgados mostram que 18% dos amazonenses foram vacinados.

BOM ALCANCE

Prefeitura de Manaus aplicou, até o momento, 91% do total de 305,9 mil doses de CoronaVac e AstraZeneca enviadas pelo Ministério da Saúde para vacinar os grupos prioritários com a primeira dose contra a Covid-19, na capital. A informação, consolidada pela Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, com dados atualizados até o último dia 14/4, mede o ritmo de utilização das vacinas nas populações contempladas pela campanha, incluindo idosos, trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e pessoas com doenças preexistentes que têm maior risco de morrer se forem infectadas pelo novo coronavírus.

SUPER PREGÃO

O Governo do Estado, por meio do Centro de Serviços Compartilhados, lançou o edital nº 002/2021, que visa contratar empresa especializada em obras e serviços de engenharia para a reforma e modernização da rodovia estadual AM-010. O certame, na modalidade Concorrência, está previsto para ocorrer no dia 12 de maio, às 8h30, horário local, na sede do CSC. Está em jogo a bagatela de R$ 380 milhões.

SEM PERDA

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas informa que não houve perda de vacinas contra a Covid-19 por vencimento do prazo de validade. “Nenhuma dose foi perdida”, disse o diretor-presidente do órgão, Cristiano Fernandes da Costa, ao destacar que os técnicos da Fundação estão realizando uma força-tarefa no interior do Amazonas para intensificar o trabalho de vacinação. Todas as doses com vencimento previsto para o dia 14 de abril foram utilizadas.

APOIO

O governador Wilson Lima anunciou que encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, três Projetos de Lei para criação de auxílios financeiros a profissionais do turismo, cultura e esporte, áreas que sofrem forte impacto da pandemia de Covid-19. Os projetos já vinham sendo elaborados a partir da análise de viabilidade jurídica para criação do auxílio, bem como da definição de critérios para concessão do benefício.

FÓRUM

No próximo dia 27  acontece a primeira reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus, no auditório da Prefeitura de Manaus, localizado na Compensa, zona Oeste. Nessa primeira reunião, que contará com a presença do prefeito David Almeida, a pauta será livre, de forma que o Executivo municipal possa estabelecer ações visando melhorar o ambiente de negócios da cidade.

VIGILÂNCIA

Com o alerta do Serviço Geológico do Brasil sobre a possibilidade da cheia dos rios deste ano no Amazonas ser uma das maiores registradas na capital, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando a vigilância da qualidade da água consumida pela população, com ações do “Plano de Contingência para o Enfrentamento do Evento Enchente”.

FRASES

“Esta é uma CPI que está na casa das pessoas.” Omar Aziz (PSD), escolhido presidente da CPI da Pandemia no Senado

“O ministro defende infratores.” Alexandre Saraiva, ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas, sobre o ministro do Meio-Ambiente, Ricardo Salles

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar