8 de maio de 2021

Enquanto a japonesa Sony se retirou do Polo Industrial de Manaus, a coreana LG Electronics fez o caminho inverso e decidiu abandonar a planta de Taubaté (SP) para produzir monitores e notebooks na Zona Franca. Ontem o presidente da companhia no Brasil, Young Seo, acompanhado pela diretoria, visitou o governador Wilson Lima (PSC) e confirmou que deve gerar mais de 250 novos empregos diretos com a nova linha de produção a partir de julho e ampliar a planta de operações local em mais de 12 mil metros quadrados. O governador anunciou que o projeto para produção de monitores e notebooks será avaliado nos próximos dias pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento do Estado do Amazonas. A companhia sul-coreana está presente em 13 países. A partir de julho, concentrará suas operações na capital amazonense, o que deve no mínimo chamar a atenção de outras multinacionais para o modelo, já que nenhuma gigante como ela se movimenta assim à toa.

PROVIDENCIAL

A partir da próxima quinta-feira (22), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana reforçará as linhas de ônibus no combate às aglomerações nos coletivos urbanos. A quantidade de veículos à disposição dos usuários será de 990 carros em operação e mais 100 ônibus de apoio, que atuarão, principalmente, nos horários de pico da operação diária dos coletivos urbanos. O aumento na frota irá atender, especialmente, a zona Leste.

ALERTA

No mês de conscientização e prevenção à crueldade animal – o Abril Laranja, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas alerta turistas e operadores do turismo quanto ao manuseio de animais silvestres, o que é ilegal, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. A normativa prevê penalidades que variam de três meses a um ano para quem pratica atos contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

INTERNET

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal no interior do Amazonas. Dentro do prazo de 90 dias, a instalação será concluída pela empresa contratada pela agência mediante licitação.

NOVO DECRETO

O Governo do Amazonas publicou o decreto nº 43.722, de 16 de abril de 2021, com as atualizações na restrição parcial e temporária de circulação de pessoas, em todos os municípios do estado, no período das 0h às 6h, ressalvados os casos de extrema necessidade. O novo decreto tem validade de 19 de abril a 2 de maio.   

NOVA CHANCE

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa abriu ontem nova chamada pública para adequação das propostas contempladas nos editais Feliciano Lana e Encontro das Artes, da Lei Aldir Blanc. Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, a medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no estado do Amazonas. Ele destaca que já foram realizadas duas chamadas públicas, e a pasta recebeu, no total, 395 solicitações de adequação, sendo 234 autorizados e 161 não autorizados. 

CERTIDÃO

Para facilitar ainda mais a formalização de processos e acesso a serviços de licenciamento, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano produziu um roteiro com o passo a passo para requerentes que precisam da Certidão de Informação Técnica, um dos instrumentos necessários para abertura de empresas ou mudança de atividade na capital amazonense. De janeiro a março deste ano, a autarquia expediu 478 certidões, sendo a maioria de Certidões de Informação Técnica para Uso do Solo. 

DESTAQUE

A educação do Amazonas ganhou destaque na 6ª Conferência Internacional de Ciências Sociais, realizada em Kiev, na Ucrânia, neste mês. O responsável pela notoriedade foi o professor de Matemática, Aldemir Malveira, do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, que usou sua experiência em formações do Ensino Mediado por Tecnologia para escrever o artigo que mostra como a Matemática, especificamente a Geometria, está no nosso cotidiano.

O TRABALHO

Intitulado “Connection Brazil-Colombia-Peru: an open sky laboratory for the teaching of flat geometry in basic education”, ou “Conexão Brasil-Colombia-Peru: um laboratório de céu aberto para o ensino da geometria plana na Educação Básica”, em tradução livre, o trabalho é fruto de formação realizada na Tríplice Fronteira do Amazonas, com professores que atendem no Ensino Mediado por Tecnologia.

FRASES

prefeito

“Estamos preparados para uma cheia de até 30 metros.” David Almeida (Avante), prefeito de Manaus, sobre a possibilidade de uma enchente recorde este ano

corrida

“Tivemos a preocupação de não fechar em nenhum momento a indústria, mesmo nos momentos mais difíceis da pandemia.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, em encontro com executivos da LG Electronics

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email