Pesquisar
Close this search box.

A turnê dos petiscos campeões

Neste fim de semana você tem três ótimas opções de bares para tomar aquela cerveja gelada acompanhada de petiscos campeões: o Espetus Du Manu (Nova Cidade), o Boteco Caranguejo.com (Adrianópolis), e o Jápeto Bar e Restaurante (Centro). Eles foram os vencedores do concurso gastronômico Comida Di Buteco 2022 apresentando petiscos pensados e preparados especialmente para o concurso. O resultado foi divulgado na segunda-feira (9).

O Jápeto foi inaugurado há apenas seis meses e conseguiu o terceiro lugar com o petisco ‘Costela de Titãs’ –pastelzinho de ragu de costela bovina com queijo mussarela, servido com maionese de alho e ketchup de goiabada, que já existia no cardápio do estabelecimento e sofreu algumas alterações para ficar ainda mais apetitoso.

“O pastelzinho recheado com carne de costela estava no cardápio desde o começo, então acrescentei o ragu, redução de molho de tomate, vinho tinto e ervas”, falou André Gomes, proprietário do Jápeto, junto com os pais e a tia.

“Quando estava idealizando o petisco pensei em unir um petisco tradicional, no caso os pasteizinhos, com um recheio mais elaborado. Deu certo. O petisco demora de 1h30 a 2h para ficar pronto e agradou a todos”, acrescentou.

Para quem se lembra do restaurante O Chefão, o Jápeto está localizado no mesmo casarão centenário, agora sob o comando do chef André Gomes. A música ambiente é MPB e às sextas-feiras a música é ao vivo. Por lá já se apresentaram Vitor França, Antônio Bahia, Lucinha Cabral (que retorna no próximo dia 25), e Luso Neto (que se apresenta novamente no dia 3 de junho).

Segundo com sabor de primeiro

O Boteco Caranguejo.com completará seis anos de funcionamento em dezembro e nunca havia participado do Comida Di Buteco. Este ano, convidados pelos organizadores do concurso, o casal Júnior Pereira e Bruna Ivana resolveram se inscrever e idealizar um petisco. Assim surgiu a ‘Tulipa de frango ao molho de mel’, feito com coxas de frango (tipo tulipa) mais um molho especial para realçar o sabor, que ficou em segundo lugar comemorado como se fosse o primeiro.

“Apesar de ser nossa primeira vez, e o concurso ter outros feras, entramos com vontade de ganhar. Fui pesquisar quais haviam sido os petiscos vencedores em anos anteriores para conseguir me inspirar. Veio a ‘Tulipa de frango’, idealizada junto com a Bruna”, contou.

Júnior revelou que desde sempre faz comida e gosta de criar novos sabores, então não foi difícil elaborar o petisco com frango, apesar de o nome do Boteco já indicar qual o carro-chefe da casa.

“Sim, o nosso forte é o caranguejo alho e óleo, mas também o camarão empanado”, destacou.

Além do prêmio de segundo melhor petisco, o Caranguejo.com ainda conquistou o segundo lugar no Desafio Seara, no qual os participantes tiveram que apresentar um petisco feito com linguiça calabresa Seara.

“Nosso petisco foi uma bruschetta, que pode levar frango ou carne”, disse.

Aos sábados o Caranguejo.com apresenta música ao vivo com pagode, sertanejo e pé de serra.

Agora o título nacional

E finalmente o título de melhor petisco do Comida Di Buteco veio para o Espetus Du Manu. Em 2018, quando participou pela primeira vez do concurso, Geraldo Alencar, proprietário do Espetus, ficou em segundo lugar. Em 2019, em terceiro.

“Pra este agora, fui pro tudo ou nada com o ‘Ninho crocante de almôndegas do Bbco’. Bbco é o apelido do meu filho Enzo, que me ajudou a criar o petisco: massa crocante, coberta com aligot de macaxeira e almôndegas suculentas ao molho du Manu e finalizado com couve frita e parmesão ralado na hora”, lembrou.

“Pedi pro Enzo falar as comidas que gosta. Entre a lista que ele citou, estava o miojo. A partir do miojo criei o ninho e os demais acompanhamentos, a macaxeira no lugar do escondidinho, o molho de tomate cereja, a couve frita”, explicou.

Geraldo ainda conquistou o primeiro lugar do Desafio Seara. Agora, ainda com mais confiança, ele parte para São Paulo, nos próximos meses, para tentar ganhar o Comida Di Buteco nacional competindo com os vencedores de todo o país. Até hoje o Amazonas, que já participa do concurso há 11 anos, nunca ganhou este título.

“Estou indo, novamente, pro tudo ou nada, e quero trazer mais essa vitória, agora para o nosso Estado”, concluiu.

O Espetus Du Manu funciona na praça de alimentação do Centro Comercial Margarita e a partir de sexta-feira o espaço apresenta música ao vivo.      

Júnior e Bruna: “apesar de ser nossa primeira vez, a vontade é de ganhar”

Espetus Du Manu

Av. Margarita, 174, Centro Comercial Margarita – Nova Cidade

Fone: 9 8518-6971

Funcionamento:

De segunda-feira a domingo (menos terça-feira), das 18 às 23h

Boteco Caranguejo.com

Rua Rio Madeira, 529 – Adrianópolis

Fone: 9 9526-5544

Funcionamento:

Quarta a sexta-feira, das 18h à meia noite

Sábado, das 18h até o último cliente

Jápeto Bar e Restaurante

Rua Ferreira Pena, 50 – Centro

Fone: 9 9449-8315

Funcionamento:

Terça a quinta-feira, das 18h à 1h

Sexta a sábado, das 16h à 1h     

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar