Pesquisar
Close this search box.

A dança dos partidos

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/04Abr/10/Hissa.JPG

Três partidos com tempo relevante de televisão e bom fundo partidário foram disputados a tapa no Amazonas nestes primeiros meses do ano. O PTB, que era controlado pela família Castelo Branco, agora está sob a influência do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Josué Neto (ainda no PSD). Já o PDT quase sai das mãos do ex-deputado federal Hissa Abrahão. Ele deve ser reeleito presidente da sigla neste sábado (20), depois de se livrar de uma violenta pressão que veio de dentro do Governo Wilson Lima (PSC), mais precisamente do secretário de Educação, Luiz Castro (Rede), que tentou assumir o controle da legenda por meio de alguns militantes. O PROS, que ficou um tanto quanto estigmatizado depois de abrigar o ex-governador José Melo e o ex-vice-governador Henrique Oliveira, ao que tudo indica vai para a área de influência do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), nas mãos do deputado estadual Felipe Souza (Patriota) ou do vereador e líder do tucano na Câmara Municipal de Manaus, Marcel Alexandre (PHS).

SEM ACORDO

Uma comissão de dirigentes do Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom Sindical) foi recebida, ontem, pelo secretário estadual de Fazenda, Alex Del Giglio, na sede do Governo, na zona oeste de Manaus. Ele tentou explicar por que não pode atender o pleito da categoria, que está em greve há três dias, mas não houve acordo. Uma nova reunião está marcada para segunda-feira, 22 de abril.

REPÚDIO

A Federação Nacional dos Jornalistas e seus sindicatos filiados, inclusive o do Amazonas, repudiaram o ato de censura do Supremo Tribunal Federal ao obrigar o site "O Antagonista" e a revista "Crusoé" a retirarem do ar reportagem citando o presidente da corte, ministro Dias Toffoli, em matéria sobre a delação do empresário Marcelo Odebrecht, no âmbito da Operação Lava Jato.

EM ALTA

A previdência dos servidores da Prefeitura de Manaus encontra-se em equilíbrio financeiro e atuarial e a iminência da certificação do Pró-Gestão, por parte do Governo Federal, no final deste mês, validará a boa governança que o órgão vem registrando desde 2013. A confortável situação da previdência municipal compôs a pauta da primeira videoconferência promovida pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais com os Regimes Próprios de Previdência
Social das capitais brasileiras, ontem.

EMPREENDEDORISMO

Uma série de ações direcionadas ao empreendedorismo foram anunciadas ontem pela Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Amazonas e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas, que reafirmaram a parceria para 2019. O evento aconteceu na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas, e reuniu autoridades e representantes de órgãos públicos e privados.

COMIDA DE BUTECO

Dezesseis bares e botecos de Manaus estão participando, este ano, da 20ª edição do concurso Comida di Buteco 2019. A disputa iniciou no dia 12/4 e seguirá até o dia 5/5, simultaneamente, em 21 cidades do país. Na capital amazonense, o concurso conta com o apoio da Prefeitura de Manaus.

OS CONCORRENTES

Os botecos que participam do concurso Comida di Buteco são selecionados com um ano de antecedência pela equipe do concurso. Em Manaus estão participando: Bambu Bar, Borogodó, Boteco do Nunes, Botteco Videokê, Buteco do Parque 10, Casa do Pensador, Churrasquinho das Torres, Churrasquinho do Wilson, Espetus Du Manu, Frankfurt, Galvez Botequim, Monique Bar, Quiosque Beer, Saideira Videokê, Taberna 88 e Tambaqui no Ponto.

EXEMPLO

Uma equipe da Prefeitura Municipal de Parauapebas, município pertencente ao estado do Pará, distante 700 km da capital Belém, esteve em Manaus entre os dias 15 e 17 de abril, a fim de estudar e conhecer o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). A iniciativa de conhecer o Programa surgiu, após a viagem de uma comitiva da Prefeitura de Parauapebas a Brasília, para um encontro com a engenheira especialista do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Claudia Nery.

AFTOSA

A campanha “Amazonas sem Febre Aftosa”, coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas, que teve início no dia 15 de março, completou um mês durante esta semana. Aproximadamente 385.750 doses de vacinas já foram adquiridas pelos produtores rurais de 41 municípios. A meta da Adaf é imunizar 532.300 bovinos e bubalinos. A campanha continuará até o dia 30 de abril.

FRASES

Vamos trabalhar juntos para superar o desafio do licenciamento e tocar essa obra como uma prioridade”. Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura, sobre a BR-319, em postagem no Tweeter

A Petrobras é independente.” Roberto Castelo Branco, presidente da companhia, ao anunciar, ontem, o aumento do preço do óleo diesel

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar