‘A Caixa Mágica do Natal’ estreia

Quando o pano de boca do Teatro Amazonas subir, no domingo (06/12), o público vai conferir a nova temporada de “A Caixa Mágica do Natal”, que, neste ano, ganhou uma série de protocolos de segurança em prevenção a Covid-19. O espetáculo fica em cartaz até o dia 23 de dezembro, com acesso gratuito e agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e pelo site do Teatro Amazonas (teatroamazonas.com.br). 

Segundo o diretor cênico, Matheus Sabbá, por conta da pandemia, os cuidados com elenco e equipe técnica foram redobrados. Ele conta que várias cenas foram modificadas para respeitar o distanciamento entre os atores.

Nos bastidores, o número de pessoas na equipe técnica foi reduzido. Os profissionais envolvidos na montagem do palco, cenários, sonorização e iluminação trabalharam em horários diferenciados para não aglomerar. 

No quesito acessibilidade, a programação natalina no Teatro Amazonas vai contar com intérprete de Libras, audiodescrição e receptivo para atender ao público de pessoas com deficiência.

Premiado – Com texto de Thaís Vasconcelos, em 2020, “A Caixa Mágica do Natal” ganhou três categorias do 20º Prêmio Cenym de Teatro Nacional: “Melhor Figurino”, “Melhor Qualidade Técnica” e “Melhor Maquiagem” no mês de novembro e venceu na categoria “Musical Norte”, por voto popular, na segunda edição do Prêmio Brasil Musical em março. 

Em 1h20 de duração e embalado por uma trilha sonora com clássicos de Natal e referências pop, o espetáculo faz uma viagem lúdica pelo universo natalino ao contar a história de uma criança que, após perder a mãe, deixa de acreditar no Natal. Mas tudo muda quando, a pedido de sua avó, abre um baú de memórias, lê uma carta deixada por sua mãe e mergulha num mundo mágico ao lado do duende Jujuba. 

Salomão Rossy comanda ‘Domingo Autoral’ 

O cantor Salomão Rossy sobe ao palco do Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, no Centro) neste domingo (06/12), para apresentar “Encantaria”. O show faz parte do projeto “Domingo Autoral” e tem acesso gratuito, com agendamento por meio do Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

O número de vagas é limitado para 70 pessoas, conforme os protocolos de segurança em prevenção à Covid-19, e a apresentação vai ser transmitida pela TV Encontro das Águas, no canal 2.1, da TV aberta, e pelo Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

Protocolos – O Teatro da Instalação adotou todos os protocolos para prevenir a transmissão da Covid-19, como distanciamento social de 1,5 metro, totens de álcool em gel em pontos estratégicos, funcionários treinados e com equipamentos de proteção, aferição de temperatura na entrada do espaço e limpeza e higienização do local. O uso de máscara é obrigatório. A saída do público após os eventos é realizada de forma imediata, e não é permitida a permanência do público nos corredores do espaço.

Usina Chaminé recebe projeto de leituras dramáticas 

Até o dia 6 de dezembro, sempre às 19h, o Centro Cultural Usina Chaminé (Avenida Manaus Moderna, s/n, Centro), recebe o projeto “Leituras Dramáticas da peça Constance, a cantora de depois de depois do fim do mundo e o submarino do Rio das Sombras”, do dramaturgo Sérgio Cardoso. O evento, assinado pela Associação Cultural Apareceu a Margarida (ACAM), tem acesso gratuito e classificação indicativa para 16 anos.

O ator e diretor teatral Michel Guerrero coordena a leitura dramática, que conta com os atores Rosa Malagueta, Ana Cláudia Motta, Hely Pinto e Geraldo Langbeck. Felipe Moura é responsável pela pesquisa musical e sonoplastia.

Grupo Garagem comemora cinco anos 

Para comemorar 5 anos de atuação, o grupo de teatro ‘Garagem’ planejou uma programação gratuita para o mês de dezembro intitulada “Garagem 5 Anos”, que inicia no próximo sábado (05/12), com a apresentação da peça “Jogo do Bicho”, às 19h30, no Teatro da Instalação (localizado na Rua Frei José dos Inocentes, Centro). Três oficinas virtuais, um curta-metragem e outros dois espetáculos presenciais e on-line também compõem a programação.

Segundo o produtor executivo Gleidstone Melo, a realização do projeto se ajusta ao período pandêmico após meses de inatividade. “Agora, com os editais da Lei Aldir Blanc, vimos a possibilidade de fazer as reapresentações. Sempre tivemos o desejo de gravar os espetáculos para disponibilizá-los on-line e uma possibilidade que a gente encontrou ainda mais nesse tempo em que estamos vivendo, que por mais que tenham os espetáculos ao vivo nem todo mundo vai poder assistir presencialmente”, disse.

WEB +

A Semana começou e terminou com o País dividido politicamente, como, aliás, aconteceu o ano todo. O resultado das eleições mostraram a rejeição, tanto da extrema esquerda, quanto da extrema direita, mandando um recado claro aos políticos brasileiros. Isso, obviamente, deu o tom das redes sociais, com destaque para Guilherme Boulos em São Paulo (SP) e Marília Arraes em Recife (PE), que comoveram a web e atraíram uma legião de artistas. 

No mundo da música, lançamentos transbordaram na semana. Nosso destaque vai para o reizinho do ano – The Weeknd, que não ganhou indicação ao Grammy injustamente, mas ganhou a companhia da deusa flamenca, Rosalía em um remix do hit do ano.

Séries e memes são sempre assuntos que tomam conta da web, principalmente, as redes sociais. Se liga nos destaques: 

Lançamento – The Weeknd recria o hit ‘Blinding Lights’ com Rosalía

Série – Netflix anuncia ‘Maldivas’

A semana no mundo do entretenimento começou com a Netflix divulgando a nova produção nacional “Maldivas”, com um elenco de peso, como Bruna Marquezine, Manu Gavassi, Sheron Menezzes, Carol Castro e Klebber Toledo, o título ainda não tem data para estreia. Escrita por Natalia Klein, a série promete muito drama e diversão aos telespectadores. Marquezine estrela como Liz, uma goiana que muda para Rio em busca de reencontrar sua mãe, morta em um incêndio misterioso. Ela ficará instalada no Condomínio Maldivas – que dá nome à obra -, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. 

Em buscas de respostas, Liz se depara com mistérios e intrigas. Ela também tem que se esconder do investigador Denilson e se infiltrar em um universo cheio de personagens peculiares. Entre eles, estão Milene, papel de Gavassi, a rainha do Maldivas, com uma vida aparentemente perfeita junto ao marido, o cirurgião plástico Victor Hugo, vivido por Klebber Toledo.

É meme! – Jovem ‘adota’ bode e conquista a web

Açucena Guirra, uma jovem de Senhor do Bonfim (BA), chamou atenção nas redes sociais após compartilhar uma história bastante inusitada de sua ida ao mercado. Por meio do tiktok, Açucena contou que foi na rua e acabou voltando para casa com um amigo especial: um bode. “Fui na rua para resolver as minhas coisas e comprei um bode”, contou ela em uma série de vídeos. “Eu pensei um bode é barato e faz c**** de bolinha? Oxi, dá para ser o meu filho!”.

HASHTAGS + quentes

1 #Criciúma – assalto a ‘La Casa de Papel’ em Criciúma chocou o país

2 #Vacina – Reino Unido já autorizou e marcou a vacinação contra Covid-19

3 #Rosalía – Cantora espanhola viraliza ao aparecer em remix de Blindin Lights – hit do ano

4 #Eleições – segundo turno deu o que falar na web

5 #revistapiauí – Revista Piauí publica detalhes sobre assédio do humorista Marcius Melhem na Globo

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email