Pesquisar
Close this search box.

Talentos da música manauara são revelados no Studio Belcanto

Compartilhe:​

“Cantar é como subir uma escada”, define o médico Diego Caranhas, ao falar sobre o processo de crescimento vivenciado nas aulas de canto ao longo dos últimos meses no Studio Belcanto, em Manaus. Ele faz parte do grupo de 23 alunos que concluiu os primeiros passos dessa trajetória de aperfeiçoamento artístico com a realização da 1ª Mostra Musical beneficente do Studio, além de uma série de apresentações natalinas em coro, realizadas na Fundação Hospital Alfredo da Matta, na Casa do Idoso São Vicente de Paulo e na sede do Sebrae-AM, na última semana.

Com lotação máxima do auditório da Faculdade Martha Falcão Wyden, a mostra, realizada no último dia 19, contou com performances consistentes de pop, rock, MPB, teatro musical e interpretações emocionantes do clássico Os Miseráveis, apresentado em formato de concerto.

Confira alguns trechos dos solos apresentados (https://www.instagram.com/reel/CmfJ-QRIjwX/?igshid=YmMyMTA2M2Y=).

A aluna Ana Batista, que interpretou Éponine no concerto dedicado à obra de Victor Hugo, lembra que teve de se concentrar na técnica, por conta da carga emotiva da personagem. “Foi preciso cuidado para não deixar com que a emoção tomasse conta e atrapalhasse a performance. Foi uma experiência maravilhosa e eu amei cada momento”.

A mostra coroou uma jornada desafiadora de estudos dos alunos do primeiro ano do Studio Belcanto na capital amazonense, afirma o maestro Davy Chaves, um dos fundadores da escola.

“À medida que os desafios que vão aparecendo durante as aulas, os alunos percebem que conseguem superá-los usando o método com que trabalhamos, o Belting Contemporâneo, que proporciona velocidade de aprendizado com saúde vocal. O processo para se chegar à mostra é de muito estudo e trabalho, em que cada aluno vai se encontrando, dentro de seu próprio tempo e limites”, destaca Chaves.

O processo de construção da mostra também foi intenso para os idealizadores do evento. Residente em São Paulo, a professora de canto Patrícia Botelho, também fundadora do Studio Belcanto, se desdobrou para conciliar a preparação de alunos online, enquanto cuidava da produção do evento e dos compromissos na capital paulista, que envolvem a pós-graduação em teatro musical, audições e vários trabalhos na área.

“Aulas extras em horários corridos e muitas reuniões sobre a mostra que ocorreram de madrugada com o Davy. Mas temos uma equipe maravilhosa e super competente que abraçou esse projeto e nos ajudou a darmos conta de tudo”, contou.

Coro natalino

A programação natalina do coral Belcanto teve início com apresentação no hall da Fundação Hospital Alfredo da Matta, ainda no dia 14 de dezembro. Os alunos do coral também se envolveram em ação solidária levando as canções natalinas aos idosos do lar São Vicente de Paulo, no último dia 21, ocasião em que foram entregues cerca de 200 kg de alimentos arrecadados durante a mostra beneficente.

“Foi uma experiência incrível, muito gratificante”, concluiu a aluna Rhayna Lunara, que gostou de interagir com os idosos presentes durante a performance do coral e ouvir suas histórias.

No dia 22, o coro Belcanto fez a última apresentação do ano na sede do Sebrae-AM, no Centro de Manaus, para os funcionários da entidade. O repertório natalino encantou o público com canções tradicionais, dentre elas uma versão em quatro idiomas de ‘Noite Feliz’.

Sobre o Studio Belcanto

O Studio Belcanto está localizado no 7° andar (sala 701), do Edifício Zulmira Bittencourt, na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus. Foi fundado por dois multiartistas amazonenses – a cantora crossover, atriz e bailarina Patrícia Botelho e o regente, ator e cantor crossover Davy Chaves.

O Studio iniciou suas atividades em janeiro de 2022 com as primeiras aulas particulares. Em março, ganhou espaço próprio para aulas em turma e ensaios semanais do Coral Belcanto. Em junho, o coro participou do espetáculo Cats in Belarte, apresentado no Teatro Amazonas com a Companhia Belas Artes do Amazonas.

Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar