Pesquisar
Close this search box.

Festuris, do Pantanal à Amazônia

Compartilhe:​

De Norte a Sul, do interior às capitais, as múltiplas faces do Brasil estarão presentes no 35º Festival de Turismo de Gramado, que acontece deste quinta-feira e se estende até domingo no Hotel Serra Park, na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha.

A pandemia modificou o comportamento dos viajantes, o que aqueceu o turismo interno e levou muita gente a optar por conhecer mais a fundo seu estado ou país.

Mesmo com a abertura das fronteiras, essa tendência deverá ser mantida e, diante disso, os estados brasileiros estão apostando na promoção de seus atrativos, o que torna este evento ainda mais importante para o turismo brasileiro nesse momento de retomada.

Estados de todas as regiões do Brasil estão marcando presença na feira de turismo. Entre eles, 16 estão com estande próprio: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pará. Os demais estados brasileiros virão junto ao Ministério do Turismo.

A delegação do Amazonas é composta por membros do trade turístico, liderados pela Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAB-AM), está com técnicos e representantes do trade turístico para mostrar o que o Estado tem a oferecer e as condições sanitárias que todos os viajantes encontrarão não só em Manaus como em qualquer ponto do território amazonense.

Estes números representam um aumento na participação de estados em relação à edição anterior, quando algumas unidades federativas restringiram sua promoção devido aos impactos da pandemia em suas populações.

Além dos estados, diversos municípios, associações, rotas e roteiros turísticos Brasil participam do Festuris com estandes próprios, buscando posicionar suas marcas com mais força no turismo nacional.

“Temos um país de dimensões continentais e uma riqueza singular em termos históricos, naturais e culturais. Cada cantinho do Brasil tem um potencial enorme para o desenvolvimento da atividade turística”, destacou a CEO do Festuris, Marta Rossi.

Em 2020 o Festuris Gramado foi a primeira feira de negócios de turismo da América Latina a ocorrer de maneira presencial, desde o início da pandemia da Covid-19.

Foram 5 mil inscritos, 6 mil reuniões de negócios através do aplicativo, 1,5 mil marcas em exposição em 25 mil m² de área. Mais informações sobre a 35ª edição acesse: festurisgramado.com.

CANOA BLUES

A 16ª edição do festival Canoa Blues será iniciada em 7 de novembro, seguindo até 10, com ações sociais em prol da arte-educação para crianças e adolescentes atendidos por ONGs de Canoa Quebrada. A programação prevê entrega de livros doados pelo público às associações Canoa Criança e Ninho de Livros e curso de arte em areia, voltado para a valorização da cultura local de produção de garrafas com areia colorida. As aulas serão ministradas no Circo-Escola da Associação Canoa Criança, pelo artista plástico, músico e educador social Gledson Melo. A etapa seguinte será promovida em dezembro, com shows abertos e gratuitos em Canoa Quebrada, reunindo atrações locais e nacionais.

SOBRE CANOA

A 150 quilômetros de Fortaleza, Canoa Quebrada é uma das praias mais bonitas do Ceará, sendo incluída recentemente na Rota do Sol – seleção de destinos mais valiosos para o turismo regional. Com paisagem exuberante, marcada por falésias, Canoa está no município de Aracati e tem forte tradição cultural. E dispõe de qualificada e diversificada estrutura de mais de 80 hotéis e pousadas, além de barracas de praia que oferecem programações à noite. Além das belezas naturais da região, a praia de Canoa Quebrada oferece ainda uma ampla programação que varia de opções musicais em diferentes estilos, como música nordestina, destacando-se o forró, MPB, pop, rock, blues, samba e reggae, artesanato, poesia e artes plásticas.

BEM RECEBER

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) realizou, nesta quarta-feira (1º/11), a última edição do workshop Bem Receber de 2023. O evento ocorreu das 15h às 17h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. O objetivo foi capacitar os prestadores de serviços para atender a grandes eventos e foi direcionado aos profissionais do setor de turismo. Com duração de duas horas, o treinamento incluiu dinâmicas e atividades práticas com ênfase no atendimento aos turistas. Esse tipo de atividade é fundamental para alavancar o turismo no Amazonas. Quando o visitante é bem recebido, a possibilidade de retorno aumenta consideravelmente.

PLANTIO GOL

A Gol, maior companhia aérea do Brasil em número de passageiros, atua com uma política de sustentabilidade tendo compromisso e iniciativas em relação ao desenvolvimento do planeta. Essa é uma das razões pela qual a empresa será a homenageada nesta 35ª edição do Festuris, no projeto Árvore da Integração. Para marcar este reconhecimento, um representante da empresa irá plantar uma muda de Araucária, árvore nativa da Serra Gaúcha, durante o evento. A ação será realizada na área externa do Serra Park, em frente ao pavilhão Araucária, no sábado, dia 11, às 14 horas.

Paulo Roberto Pereira

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar