A 35ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo vem ai!! De 9 a 12 de novembro, Gramado receberá importantes players do mercado turístico, assim como autoridades e imprensa para mais uma edição histórica do evento.
Uma das grandes novidades, e que acompanha a demanda do mercado de negócios turísticos, é a ampliação de espaço físico do evento em 20%. Pela primeira vez, o Festuris utilizará os três pavilhões do Centro de Feiras do Serra Park.
Nesta edição histórica, que tem como mote “Capital Humano: chave da transformação”, são esperados 15 mil participantes. São mais de 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais representados.
Marta Rossi, à frente do evento desde a criação, apontou que o Festuris não é apenas uma feira. “O turismo é feito de pessoas para pessoas, e o Festuris é um organismo vivo! Aproveito para agradecer o apoio que sempre tivemos de todos para a realização do evento”, destacou Marta Rossi, citando parceiros estratégicos.
Sustentado por sua relevância e compromisso com o trade turístico em sempre buscar novidades para o segmento, o Festuris fideliza seus expositores. A marca de 75% dos espaços de todo o evento é de clientes que renovam contratos há anos. Mas também há grande número de novos clientes, cerca de 25% nesta edição.
Em 2022, o impacto econômico em Gramado, devido a realização do evento, foi de R$25 milhões. Com base nas estimativas apresentadas até aqui, além do grande envolvimento do trade turístico com o evento, a projeção da organização é de que a movimentação na economia local seja de aproximadamente R$ 40 milhões.
O volume de negócios gerados na feira, em 2022, resultou no valor de R$350 milhões. Já as perspectivas para 2023 são de R$ 400 milhões de negócios gerados a partir das reuniões agendas no evento.
O grande aliado de o Festuris ser conhecido como evento de negócios turísticos que efetivamente gera resultados no momento de sua realização, são os espaços segmentados. Green & Experience, LGBT+, Business & Innovation, Food and Drinks, Wedding e Luxury auxiliam o agente de viagem participante na organização de uma agenda com resultados efetivos.
Há 14 anos, o Festuris foi a primeira feira de negócios turísticos a levantar a bandeira da diversidade no Brasil com a criação do Espaço LGBT+.
A cada ano, novos destinos e empresas, que atuam também com o foco na comunidade LGBT+, se integram ao espaço. No Business, além dos expositores da área do corporativo, há também espaço para as novidades em tecnologia, startups e lazer. Os conteúdos, com cerca de 15 minutos de apresentação, agregam a programação dos talks.
CORRIDA DE GARÇONS
A já tradicional Corrida de Garçons e Garçonetes de Gramado, evento que faz parte da programação do Festival de Cultura e Gastronomia, aconteceu na tarde de domingo, na Avenida Borges de Medeiros. Com cerca de 30 participantes, a corrida organizada pela Abrasel Hortênsias, mobilizou o público que acompanhou a divertida e diferente competição no Centro de Gramado. E o vencedor da edição 2023 foi Vinícius Termuss, do restaurante Nonno Mio de Gramado. Para conquistar o prêmio, os competidores correram por cerca de 200 metros carregando uma bandeja com cinco taças cheias.
EXPOSKI
A Argentina teve desempenho destacado no Brasil, durante a ExpoSKI, evento dedicado exclusivamente ao mercado brasileiro de esqui e neve, que oferece a oportunidade de conhecer profissionais de turismo especializados no segmento. É também o evento ideal para gerar reuniões de trabalho e gerar reuniões (foram mais de 180) para dar visibilidade à oferta nacional. “Vale ressaltar que nos últimos meses de julho e agosto – em pleno inverno – a Argentina recebeu cerca de 300 mil turistas vindos do Brasil”, destacou o secretário executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa.
MUSEUS
A 17ª Primavera dos Museus, organizada pela Prefeitura de Manaus, via Manauscult, na capital amazonense, é também um convite para o público prestigiar a exposição “Vivendo o Nosso Centro”, em cartaz no Museu da Cidade de Manaus (Muma), na rua Gabriel Salgado, s/nº, praça Dom Pedro II, Centro, zona Sul. A mostra, que apresenta o programa “Nosso Centro” aos visitantes, está exposta no hall do espaço, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h20 (encerra às 17h). Grupos podem fazer agendamento pelo e-mail [email protected].
NAVIO DA XUXA
O Espaço LGBT+ do Festuris a cada ano se mostra mais inovador, trazendo novas marcas para dentro da grande feira de negócios turísticos das Américas. Uma das maiores novidades de 2023 é a chegada do Navio da Xuxa como expositor no espaço. Sim, o maior carnaval em alto mar (22 a 26 de fevereiro) irá expor na edição mais esperada do Festuris. O luxuoso cruzeiro da MSC Cruzeiros, conta com mais de 1753 cabines, capacidade de até 4 mil passageiros, 13 restaurantes, 10 bares, parque aquático e muito mais. Serão 4 dias seguidos de festa durante o Carna Xuxa.
DIA DA ÁRVORE
No último dia 21 de setembro, quando é Comemorado o Dia da Árvore, o turismo do Amazonas levou o visitante para dentro da floresta. De acordo com o Governo do Estado, mais de 90% da floresta amazônica está preservada no Amazonas e diversos roteiros turísticos garantem experiências incríveis. Neste Dia da Árvore a Amazonastur convidou o público para explorar o Museu da Amazônia (Musa), na capital amazonense. O Musa está localizado dentro da Reserva Florestal Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), na zona leste de Manaus.
MAUÉS
Maués entra para a história no Amazonas como a cidade que promoverá uma agenda de debates sobre sustentabilidade e ciência a nível mundial, com o evento “Sthorm Festival Maués”. Nomes como Matt Sorum (Guns’n’Roses e Velvet Revolver), Bob Richards (cofundador da Space University e da Singularity University), Scott Bagby (Skype), Sue Ann Clemens (professora de Saúde Global, Vacinologia e Doenças Infecciosas Pediátricas na Universidade de Oxford) e Fábio Calderaro estão entre os participantes do evento, que tem o Governo do Amazonas como apoiador.
EQUIPOTEL
A Equipotel é reconhecida como um dos eventos mais importantes do setor de hospitalidade e turismo no Brasil, e a edição de 2023, que acontece até esta sexta, 22/09, no Expo Center Norte, promete ser ainda mais memorável com a introdução da Inn House Experience. O estande, que foi criado para representar uma guest house, combina inovação, tecnologia e hospitalidade de excelência e tem atraído a atenção dos visitantes da feira. Um dos destaques da Inn House Experience é a exposição de tecnologia, onde os participantes poderão aprender sobre soluções mais avançadas para a indústria hoteleira.