10 de dezembro de 2024

Estudante amazonense desenvolve jogo eletrônico e resgata a cultura regional

A indústria de jogos digitais no Brasil tem alcançado marcos significativos nos anos recentes, exemplo do desempenho do setor é apontado pela 2ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, realizada pela Abragames ( Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), por meio do Brazil Games. Segundo o estudo, entre os anos de 2022 e 2023, o setor testemunhou um aumento de 3,2% no total de estúdios nacionais, que saltaram de 1.009 para 1.042, refletindo a expansão e a consolidação do mercado brasileiro de desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Um dos destaques desse panorama é a expressiva quantidade de jogos próprios desenvolvidos no período entre 2020 e 2022, totalizando 2.600 títulos, representando um aumento de 12% em relação ao ano anterior, conforme registrado na primeira edição da pesquisa. E, apesar de em termos regionais, o Norte contribuir apenas com 2% da produção, os talentos da Amazônia estão prontos para enfrentar todo tipo de desafio para alcançar a vitória.

Como é o caso do Kevin Alexander (foto), um estudante de 19 anos, do interior do Amazonas, que mergulhou na criação de um jogo inspirado na riqueza e na vida das águas da Amazônia, o ‘Amazon Hydro Transpor’. “Eu resido no interior do Amazonas, no município de Careiro da Várzea, onde o acesso pode ser feito apenas por barcos ou lanchas. Desde pequeno eu já vinha pensando em um jogo desse formato. E foi justamente a falta de um game assim onde surgiu o meu interesse de construir um projeto fazendo algo que gosto, sobre o que gosto, no caso, barcos regionais”, comenta o estudante.

No ano de 2019, Kevin deu o primeiro passo rumo ao desenvolvimento de seu projeto ao criar um mini jogo intitulado ‘Lancha Motorizada’. Inspirado por sua paixão pelas lanchas regionais e pela vida ribeirinha. Os feedbacks positivos dos primeiros usuários incentivaram-no a mergulhar ainda mais fundo no mundo do desenvolvimento em 3D.

Um dos maiores desafios enfrentados por Kevin foi sua falta de conhecimento em programação e Design 3D. No entanto, sua determinação e amor pelo projeto o motivaram a aprender e aprimorar suas habilidades de forma autodidata. Mesmo sem frequentar cursos formais nessas áreas, sua dedicação e curiosidade o levaram a dominar as ferramentas necessárias para criar um jogo envolvente e autêntico.

Ao iniciar o jogo, os jogadores escolhem uma embarcação para começar sua jornada. A mecânica do jogo é simples e ao mesmo tempo desafiadora. Os jogadores precisam gerenciar suas despesas com combustível, buscar passageiros e cargas em diferentes portos, e realizar viagens lucrativas para expandir sua frota e sua empresa de navegação. Cada viagem é uma oportunidade de ganhar dinheiro e pontos de experiência, que podem ser usados para melhorar as embarcações existentes ou adquirir novas.

Em fase final de desenvolvimento, o novo jogo de Kevin promete uma experiência única ao transportar os jogadores para uma jornada pelas águas da Amazônia. Nessa aventura virtual, os jogadores poderão explorar a rica biodiversidade da região, interagir com as comunidades locais e sentir a emoção de pilotar uma lancha regional.

“Um dos meus intuitos com o jogo é chamar atenção para a importância de se manter a cultura da região. Eu e muitos usuários compartilham o pensamento de que a construção de embarcações regionais, antes feitas de forma artesanal de madeira pelos carpinteiros, passaram a ser feitas de ferro de forma bruta e grotesca sem todos os detalhes que eram feitos anteriormente”, diz Kevin.

O estudante diz ainda que seu jogo foi desenvolvido sem nenhum apoio financeiro externo, nem mesmo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde estuda,  ou de empresas locais. Todo o processo de concepção, implementação e aprimoramento contínuo do jogo foi realizado inteiramente por ele e com a ajuda financeira da mãe! Que desafio, hein?!

O jogo ‘Amazon Hydro Transpor’ está disponível para download gratuito, com destaque para sua compatibilidade com o sistema Android, e pode ser baixado na plataforma Google Play.

(FOTO)

A desigualdade dos indígenas no mercado de trabalho

Na sexta-feira (19/4) foi comemorado o Dia dos Povos Indígenas! Na noite anterior, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, falou em rede nacional sobre a importância da data, destacando, dentre outros posicionamentos, as políticas indigenistas implementadas pelo governo do presidente Lula. Entretanto, quando a gente verifica a realidade no mercado de trabalho, constata-se que os povos originários estão bem distantes do poder público. Segundo Matheus Leitão, em artigo publicado na Veja, apenas 0,4% dos indígenas estão atuando no serviço público brasileiro. E, conforme levantamento do Instituto Ethos, apenas 1% dos trabalhadores, que são indígenas, estão nas maiores empresas do Brasil. Nem o ESG tá dando certo?

RÁPIDAS & BOAS

Vai até sábado (20/4) a inscrição para o ‘Projeto Empreendedores de Impacto’, uma iniciativa que visa apoiar e capacitar pessoas que empreendem ou desejam empreender no mercado de inovação. O foco é incentivar a criação de startups de Manaus, Boa vista, Macapá ou Porto Velho. Informações pelo link (https://encurtador.com.br/iuU35).

**********************************************

A Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT) está ofertando 80 vagas para o curso gratuito de ‘Cuidador de Idosos’. As inscrições para a primeira turma do curso ocorrem nos dias 22 e 23/4, ou até o preenchimento das vagas. Para acessar o edital e outras informações, basta clicar no link  (https://www.manaus.am.gov.br/fdt/).

**********************************************

O Grupo Carrefour vai oferecer 60 bolsas de estudos para pessoas que querem ingressar na carreira de desenvolvimento Front-end. O programa ‘Transforma Tec’ é uma parceria com a DIO e está em sua terceira edição, com exclusividade para pessoas que se autodeclaram pretas e pardas e que possuam renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo, entre outros pré-requisitos. As inscrições podem ser realizadas até quarta-feira (24/4) e o edital está disponível no endereço eletrônico (https://encurtador.com.br/lpsuY).

**********************************************

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) está com uma ação de crédito rural e regularização de documentos voltados para pescadores artesanais agricultores familiares de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) até sexta-feira (26/4). Os serviços de crédito e regularização de CPP acontecerão na UnLoc Idam Parintins, localizada na Avenida Nações Unidas, nº 2.636, Centro. Mais informações podem ser obtidas por meio do número (92) 9 8566-3830.

**********************************************

O Google abriu 10 mil vagas gratuitas para o evento ‘Cresça com Google: Liderança Feminina na Era Digital’, que acontecerá em São Paulo no domingo (27/4), no Ginásio do Ibirapuera. O evento começa às 9h e se encerra às 11h30, com inscrições disponíveis pelo link (https://goo.gle/cresca2024).

**********************************************

Nos dias 27 e 28/4, das 8h às 19h, acontece em Manaus a formação ‘Palestrante de Alta Performance’. Com o apoio do Sebrae-AM, o evento ocorrerá na cobertura do Tropical Executive Hotel, localizado na Avenida Coronel Teixeira, nº 1320 A, bairro Ponta Negra, na Zona Oeste. Informações por meio do contato (92) 99267-3796.

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.

Veja também

Pesquisar