4 de outubro de 2024

Comando Militar da Amazônia celebra 376 anos do Exército Brasileiro

Em uma jornada que iniciou em 1648, na Batalha dos Guararapes, em Pernambuco, brasileiros de diferentes origens uniram-se para combater a invasão holandesa, um confronto que ocasionou na primeira grande vitória da população brasileira, composta por negros, brancos e indígenas em demonstração da força e união do povo na busca pela integridade e defesa do território brasileiro. A partir daí, é reconhecido o surgimento da Força Terrestre no Brasil.

Desde então, o Exército Brasileiro se consolidou como um pilar fundamental para a nação. Em defesa da pátria, tem o ‘Braço Forte’ para a manutenção da segurança e soberania nacional, e, sempre pronto a promover a paz e o desenvolvimento social, participa de missões internacionais e atua como Força de assistência humanitária com a ‘Mão Amiga’, buscando servir ao povo brasileiro.

A data alusiva ao Dia do Exército Brasileiro é uma maneira de relembrar a história de pessoas que se tornaram heróis pela bravura e luta por direitos que, atualmente, são usufruídos pela sociedade. 19 de abril homenageia, também, os homens e mulheres que, diuturnamente, dedicam suas vidas à defesa da pátria, que vestem a farda verde-oliva e dão continuidade à conquista alcançada em 1648.

Baseada em princípios de liderança, disciplina, respeito aos direitos humanos e à democracia, o Exército Brasileiro busca, constantemente, a modernização de estruturas e métodos, para estar sempre preparado para os desafios contemporâneos.

No Comando Militar da Amazônia (CMA), as celebrações referentes aos 376 anos do Exército Brasileiro iniciaram com uma ‘Ação Cidadania Verde-Oliva’, realizada no último domingo (14), na Orla da Ponta Negra. Diversos serviços foram ofertados, gratuitamente, gerando cerca de 5 mil atendimentos ao público, como, vacinação de adultos e crianças, emissão de documentos, serviços da junta militar, vacinação de pets, distribuição de mudas de plantas e cuidados com saúde e beleza. Além disso, foram realizadas exposições de material de emprego militar, passeio ciclístico e apresentação da Banda de Música do CMA.

De acordo com o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Costa Neves, “as ações do CMA evidenciam o Braço Forte para a Defesa da nossa nação, entretanto também temos a característica de sermos a Mão Amiga da população, então, nada melhor do que iniciarmos essa comemoração fazendo uma Ação Cidadania para mostrar o quanto estamos próximo da população e prontos a servir à sociedade”, concluiu.

A ‘Ação Cidadania Verde-Oliva’ contou com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, da Prefeitura Municipal de Manaus, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL – Manaus), da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (FECOMÉRCIO).

Na quarta-feira (17), o Núcleo de Estudos Estratégicos do CMA promoveu um Simpósio sobre a Base Industrial de Defesa na Amazônia, com o apoio da FIEAM e do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM). O evento reuniu acadêmicos e empresários em debate sobre oportunidades para as empresas do Polo Industrial de Manaus no contexto da Base Industrial de Defesa (BID), rede de organizações envolvidas na produção de materiais, produtos e serviços relacionados à defesa para as Forças Armadas de um país.

A BID garante prontidão logística e operacional, autossuficiência e capacidade de pronta-resposta, o que é essencial para manter a soberania, a integridade territorial e a segurança nacional, especialmente em regiões estratégicas como a Amazônia Ocidental.

Na quinta-feira (18), uma Formatura alusiva à data reuniu 1.500 militares das Organizações Militares da Guarnição de Manaus, não apenas para homenagear a história do Exército Brasileiro, como também para realizar a entrega de comendas e condecorações, reconhecendo personalidades civis e militares que colaboraram com a instituição em ações relevantes.

Você sabia?

A presença do Exército Brasileiro na Amazônia Ocidental se dá por meio do Comando Militar da Amazônia, que atua nos Estados do Acre, Rondônia, Amazonas e Roraima. São cerca de 20 mil militares trabalhando em uma área que faz fronteira com cinco países, em uma extensão de mais de 9 mil quilômetros, três vezes maior que a fronteira entre os Estados Unidos da América (EUA) e o México.

Em uma área que representa cerca de 25% do território nacional, o CMA contribui para a defesa da pátria e a soberania da Amazônia Ocidental de forma operacional, no combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, na proteção do meio ambiente, na cooperação com o desenvolvimento regional, além do respeito e apoio aos povos originários e à população amazônida.

Em um ambiente com uma logística desafiadora, o CMA executa operações como a CATRIMANI II, na Terra Indígena Yanomami; ÁGATA, com ações de repressão a crimes transfronteiriços e ambientais; e AMANACI, em apoio à população afetada pela seca no Amazonas.

CMA CMA

Veja também

Pesquisar