27 de julho de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Águas de Manaus, Governo e Prefeitura vão construir estação de tratamento de esgoto

Compartilhe:​

Só na capital amazonense, mais de 275 mil pessoas se beneficiarão com as obras direcionadas à expansão de esgotamento sanitário e saneamento básico.

O termo de Cooperação Técnica para execução das obras de Saneamento Básico em Manaus foi assinado dia 16 de maio passado pela Empresa Águas de Manaus.

O objetivo é de acompanhar o desenvolvimento da cidade, garantindo a distribuição de água para toda a população além de ampliar o sistema de esgoto sanitário com a implantação de redes coletivas e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto.

A iniciativa é uma parceria da concessionária Água de Manaus com a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado do Amazonas. Durante a realização do evento de assinatura do Termo, o governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida estiveram presentes, além da presença de representantes de outros órgãos do Estado e do município.

       Meio Ambiente: Prioridade!

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Raiz  será uma das primeiras a ser entregue e terá capacidade para tratar mais de 31 milhões de litros de esgotos por dia, com destinação correta aos afluentes e evitando que eles sejam despejados, diretamente, na natureza, beneficiando mais de 200 mil pessoas só na capital.

Assim, o sistema de Esgoto Sanitário compreende trechos do Prosamim entre as zonas Leste e Sul da cidade, havendo ainda, a construção de mais de 60 quilômetros de rede coletora pela UGPE  (Unidade Gestora de Projetos Especiais) e de 6 EEEs ( Estações Elevatórias de Esgoto) nos bairros que compõem a bacia do Igarapé do 40 com Japiim, Comunidade da Sharp e Distrito Industrial.

     União no Trabalho

Segundo o prefeito de Manaus, David Almeida, “nós avançamos para 26% de cobertura de esgoto na cidade. Só na distribuição de água, conta ele, já temos 99% da população, fruto do trabalho responsável da Águas de Manaus, disse.

Convém lembrar ainda, que fora os trabalhos de parceria conseguiram ampliar o número de famílias pela tarifa manauara. “A nossa insistência, conta o prefeito, colaborou para o lançamento da Tarifa e hoje, temos o maior índice do Brasil de pessoas alcançadas pela tarifa social”, reiterou.

O diretor-presidente da Águas de Manaus, Diogo Dal Magro, disse que investir em saneamento é pensar na sociedade como um todo.

É relevante lembrar que: quando falamos em saneamento, estamos falando o que é preservação sobre saúde corretiva. É agir na hora! Agir para que não se proliferem doenças. “Obviamente o saneamento é o maior investimento que pode ser feito para se preservar o meio ambiente, para garantir o futuro do meio ambiente”, finalizou Diogo.

Reportagem: Lia Mônica

Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:​

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar