16 de janeiro de 2022

Caderno: Automotivo

Um Jeep por assinatura

O serviço de assinatura Flua! agora tem um novo modelo da Stellantis, o Jeep Commander, modelo recentemente lançado no mercado nacional com planos a partir de R$ 5.399. O SUV premium de sete lugares é oferecido nas versões Limited e Overland. Neste serviço do Flua!, o Commander é oferecido com franquias de 500, 1 mil, 2 mil e 3 mil quilômetros mensais por 12, 24 ou 36 meses, com a menor franquia começando no valor citado. Fábio Siracusa, Head de Operações de Flua!, diz: “O Jeep Commander é exemplo de sofisticação, espaço e conforto. Com o novo modelo no nosso

88,7% dos brasileiros não comprariam carros pela internet

Comprar um carro pela internet nunca foi tão fácil, seja ele novo ou seminovo. Mas apesar dos esforços das fabricantes e concessionárias, o brasileiro ainda resiste. Uma pesquisa realizada pela HSR-Route Automotive, nas nove principais Regiões Metropolitanas do país, mostra que 88,7% dos entrevistados não comprariam um carro virtualmente , ainda que grande parte das concessionárias já estejam oferecendo essa modalidade. Quem lançou a modalidade 100% digital no Brasil foi a Citroën [email protected] em 2016, onde era possível comprar um carro em apenas quatro passos: escolha do modelo, escolha da cor, inclusão ou não de revisões e seguro e forma

Futuro elétrico: o que vai acontecer com os carros a combustão?

A invasão dos carros elétricos nos mercados de países que ainda não estão tão preparados para receber a tecnologia de forma maciça, como o Brasil, será gradual. Isso se dará, principalmente, pelo fato de não contarem com a infraestrutura necessária para suprir a demanda. De qualquer forma, ela acontecerá, e não terá mais volta. Diante de um cenário que cedo ou tarde chegará, surge uma dúvida bastante pertinente: afinal, o que acontecerá com os carros a combustão quando veículos movidos a gasolina não forem mais produzidos? É verdade que eles não poderão mais sair nas ruas? Infelizmente, ainda não há

Idade média da frota de carros do Brasil é a maior em 25 anos

Quase vinte modelos saíram de linha no Brasil desde que a pandemia começou. Isso sem contar as versões que vários deles perderam. Estamos enfrentando a maior debandada já registrada na indústria automotiva. E por mais que o coronavírus e a queda do poder aquisitivo tenham colaborado para o cenário, vários modelos estavam defasados e já não mantinham a mesma competitividade de outrora. Segundo estudo do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos), a idade média da frota no país é de 10,5 anos, a maior em 25 anos. Isso reflete o encarecimento dos carros ao longo da crise

Afinal, a Ford virou marca premium?

Reduzir as operações faz parte da estratégia global da Ford. Neste processo, a fabricante americana pretende deixar mercados que sejam pouco lucrativos e focar em modelos que possam aumentar a faixa de lucro, como SUVs e picapes. Sendo assim, modelos como Ka e Ka Sedan já não fazem tanto sentido quanto antes. Isso fica bem claro pelo catálogo, que hoje conta apenas com Ranger, Territory, Bronco Sport e Mustang . A picape Maverick está confirmada e deverá chegar ao Brasil em 2022. Isso se os estoques de microchips semicondutores que estão em falta para todas as fabricantes permitirem.  A ideia

JAC E-JS1: elétrico mais barato do Brasil

A JAC Motors apresentou nesta quarta-feira (15) o E-JS1, novo carro elétrico da marca, o primeiro fruto da parceria com a Volkswagen a ser desenvolvido na China, e que por lá sai com o selo da joint venture SOL. O Canaltech foi convidado para o lançamento do “carro elétrico mais barato do Brasil”, que sairá das lojas por R$ 149.990, em versão única. O evento contou ainda com um test-drive para que os convidados pudessem ter as primeiras impressões do novo elétrico. A reportagem experimentou a sensação por aproximadamente 30 quilômetros e, em breve, trará tudo o que o E-JS1

Montadoras registram pior mês de agosto desde 2003

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) publicou os dados referentes ao último mês, revelando que agosto de 2021 foi o pior em 18 anos . Apesar do resultado negativo como consequência de paralisações na indústria, a produção nacional teve elevação de apenas 0,3% na comparação com o mês anterior. Na comparação com agosto de 2020, o mês passado teve queda de 21,9% na produção automotiva. A Anfavea publica que 164 mil veículos foram produzidos, entre automóveis , comerciais leves , caminhões , motocicletas e tratores. Na comparação com agosto de 2020, o mês passado teve queda de

Apple Car deve começar a ser produzido em 2024, aponta rumor

A Apple trabalha nos bastidores para dar continuidade ao Project Titan, mais popularmente conhecido como Apple Car. Mesmo sem confirmações oficiais, sabe-se que a Maçã vai entrar no mercado automotivo, seja por meio de softwares de condução autônoma, seja com seu próprio carro. Mas, como não é uma fabricante de automóveis, a empresa precisa de parceiros para a empreitada e grandes nomes começam a aparecer novamente, desta vez os da Toyota e da LG. Segundo o Digitimes, a Apple tem como meta iniciar a fabricação em massa do Apple Car no ano de 2024 e, para isso, pode ter ajuda

Ford confirma que terá picape Maverick no Brasil a partir de 2022

A Ford vai mesmo trazer a picape Maverick ao Brasil no ano que vem, de acordo com o que foi confirmado pelo novo presidente da marca no Brasil, Daniel Justo. Segundo o executivo, a picape Ford Maverick virá ro México, mas ainda não há uma data certa definida, o que vai depender da disponibilidade do modelo que está tendo alta demanda em outros mercados. A idéia da Ford é manter sua tradição no segmento de picapes no Brasil e entrar na briga pelo segmento dos modelos intermediários, com ares de SUV, que tem se mostrado promissor no que se refere

Sem Troller T4, Great Wall Tank Ranger pode ser opção?

Ao passo que a Ford jogou a pá de cal sobre a cova que cavou para a Troller, a Great Wall confirmou quase em simultâneo sua entrada no Brasil e com pensamento maior que o da marca americana, fazer 100.000 carros por ano aqui. Com o mundo do off road triste pela perda de seu expoente 4×4, ainda mais por encerrar a única marca de carros brasileira em muitos anos, qual será o “sucessor” nacional do Troller T4? A resposta ainda não está disponível, mas players existem e um deles pode fazer sucesso por aqui, aliás, até mais que o

Interesse dos jovens em ter CNH cai 10,5% em seis anos

Até então, o sonho dos jovens ao completar 18 anos era tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e conquistar a sua liberdade com o seu primeiro carro. No entanto, este comportamento vem mudando nos últimos anos.  Só para exemplificar, um levantamento feito pelo Detran-SP revela que entre pessoas com 18 e 30 anos, houve uma redução de 4.872 milhões em 2015 para 4.356 milhões no mesmo período deste ano no Estado de São Paulo, uma queda de 10,5%. “Fatores culturais e econômicos influenciam o perfil dos motoristas com o passar dos anos. Hoje temos uma geração que se preocupa

Nova estratégia para os elétricos da JAC

Em um intervalo de três semanas, a JAC Motors lançou dois modelos elétricos inéditos no Brasil. Estamos falando dos novos e-JS1 e e-JS4 , que se juntam ao catálogo de modelos sustentáveis da fabricante chinesa controlada pelo Grupo SHC. Segundo a JAC Motors, o e-JS1 será o segundo carro dos proprietários, com a proposta de ser utilizado por toda a família para ir ao supermercado, academia ou faculdade. O e-JS4, por sua vez, tem o objetivo de ser o único modelo da família, ainda que a marca entenda que o público alvo tenha ‘bala’ para ter mais de um carro.