26 de julho de 2024
Pesquisar
Close this search box.

O embelezamento da vida – Parte 2

Na sociedade atual vivemos um momento de mudança de atitudes e de práticas associadas à existência de certos paradigmas: a descrença na vida ética. E daí surge à dúvida: como viver bem num mundo que não vai bem?

Viver é a maior dádiva da nossa existência e saber viver o maior desafio da vida. Existe uma forma de viver eticamente? O que é mais importante na sua vida? Qual é o seu maior tesouro? Hoje, o que ocupa o centro de sua atenção?

Por sermos pessoas inteligentes, sempre buscamos o que é melhor para nós. Mas é chegada a hora de não pensarmos somente em nós. É urgente que pensemos também no outro, nos necessitados. 

A solidariedade, ou seja, a atitude de quem se doa é um excelente indicativo de que você está no caminho certo. A vida ética passa pelo respeito às diferenças, pela confiança mútua, pela ajuda aos necessitados. 

Mas para além de tudo isso, tem uma coisa que torna a nossa vida ainda mais bela: o amor. Gandhi dizia que “Onde há amor, há vida e onde há amor, há esperança”. O amor não tem fronteiras nem limites nem condições. 

Dessa forma, a melhor escolha é sempre o amor. A melhor palavra é sempre o amor. O melhor sentimento é sempre o amor. O melhor presente é sempre o amor. O melhor projeto é sempre o amor. A melhor educação é o amor.

A melhor escola é sempre o amor. O melhor remédio é sempre o amor. A melhor promessa é sempre o amor. O melhor amigo é sempre o amor. A melhor ajuda é sempre o amor. O melhor relacionamento é sempre o amor.

A melhor companhia é sempre o amor. A melhor religião é sempre o amor. A melhor amizade é sempre o amor. O melhor conselho é sempre o amor. O melhor beijo é sempre com amor.  Enfim, a melhor parte da vida é amar.

Sem amor a vida torna-se miserável; os dias tornam-se noites e as noites tornam-se repugnantes. Mas será que estamos amando a vida como ela merece? Será que estamos sabendo aproveitar as belezas da vida?

Como dizia o poeta, para aproveitar a vida basta amar. A vida humana é muito curta para ser desperdiçada com coisas pequenas. Entenda essa sabedoria milenar e não se apegue as miudezas da vida. 

Aconteça o que acontecer em sua vida, o amor deve ser sempre a sua primeira opção, a sua melhor escolha. Escolha sempre amar. Escolha sempre viver com amor, no amor e para o amor. 

Estudiosos do comportamento humano, os psicólogos e filósofos, afirmam que sem amor não temos nada e não somos nada. E sem esperança, ainda que estejamos vivos, a vida humana não tem sentido algum.

Jesus Cristo era um especialista em amar. Toda a Sua Vida foi um ato de amor. Em situações em que era quase impossível amar, Ele amou. “Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem” (Lucas 23.34). 

Por fim, quem ama de verdade consegue desenvolver os valores que Jesus Cristo nos ensinou: o perdão, a justiça, o respeito. Quando estamos amando, a vida torna-se mais alegre e feliz. Ame e experimente a felicidade. Ame e seja feliz!

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar