Em qualquer atividade profissional, todos devem se preocupar em criar um ambiente de diálogo e respeito às individualidades de cada pessoa. Um dos aspectos que diferenciam as empresas, reside no fato de oportunizar seu colaborador ao direito de expressão, mesmo porque o diálogo constrói pontes e evita os mal entendidos no andamento dos projetos. Nas reuniões não se busca culpados, mas o dever de saber porque este ou aquele apresentou baixa produção. Hoje os grandes líderes têm o dever de saber selecionar, pois o ambiente existente não pode ser atingido por pessoas que não estão alinhadas ao respeito mútuo — alterando um ambiente sadio e sem transtornos. O equilíbrio mental do gestor garantirá o bem-estar como meio de conduzir a empresa ao sucesso.
Por outro lado, outro aspecto da rotina de vida mais intensa diz respeito ao controle da pressão arterial, que passou a ser considerado elemento importante na vida da empresa — que depende do estado de saúde de todos seus funcionários. No mundo atual, em que os negócios são entabulados e concluídos rapidamente e os prestadores de serviços são consultados, devendo oferecer soluções ou caminhos de imediato, as pessoas com pressão alta crescem bastante havendo quem realize exercícios físicos bem específicos para melhor controlar a hipertensão. A medicina supera alguns obstáculos, dentre eles o alusivo ao controle da pressão arterial mediante a indicação do remédio para controlá-la.
Mas a prática de exercícios diários, como caminhada, contribuirá para o prolongamento da vida em condições normais.
E, por fim, há os que recomendam a dança cujo objetivo é estimular as várias áreas cerebrais: protege o raciocínio e a memória, prevenindo contra a coordenação motora, Acidente Vascular Cerebral, doença de Alzheimer e infarto.
Assim sendo, o objetivo principal consiste em manter uma vida saudável e alcançar uma longevidade no dia a dia.
O envelhecimento do povo ao nível mundial deve ser celebrado como consequência da atuação conjunta da iniciativa privada e da sociedade como resultado coletivo, fazendo surgir um país em que se dependerá menos de atitudes do governo, quase sempre nefastas e tardias.
Manaus, 22 de agosto de 2023
JOSÉ ALFREDO FERREIRA DE ANDRADE
Ex-Conselheiro Federal da OAB/AM nos Triênios 2001/2003 e 2007/2009 – OAB/AM