Zona centro oeste é pequena, contudo, estratégica

Composta pelos bairros Alvorada, Dom Pedro, Planalto, Paz e Redenção a Zona Centro Oeste de Manaus é a menor região administrativa de cidade, ocupando cerca de 1.500 km do município. Apesar de pequena, a Zona é estratégica, posicionando-se entre outras quatro regiões importantes da cidade (Zona Norte, Zona Oeste, Zona Sul e Zona Centro-Sul).

O maior bairro desta região da cidade é o Alvorada que este ano completou seu cinquentenário, abrigando quase 70 mil moradores. O bairro é um potente centro comercial, dispondo de diversidade em empreendimentos comerciais e conhecido por sua manifestação cultural através da escola de samba do bairro.

Faz parte dessa região também o bairro Planalto, único da região a não ser originado de invasões, é um bairro de classe média-alta.  Já o Dom Pedro é bastante conhecido por sua praça de alimentação, seus centros de saúde, Vila Olímpica e o Sambódromo, passarela do samba que aquece o carnaval da cidade.

O bairro da Paz está situado bem próximo ao centro geográfico de Manaus, nas extremidades do bairro Redenção, dos conjuntos Hileia e Santos Dumont, com uma população de cerca de 12.294 habitantes.

Já o bairro Redenção completa este ano de 2019, 45 anos de existência e sua população atual é de 35.166 habitantes, distribuídos numa superfície de 315.00 hectares, segundo dados do último censo (2010), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email