Pesquisar
Close this search box.

WIZO traz a cantora Fortuna com show inédito no Clube Hebraica

A cantora Fortuna já está em Manaus onde fará apresentação única à comunidade judaica e sociedade amazonense. O show será no Clube Hebraica de Manaus, na Avenida Joaquim Nabuco, no próximo sábado, 27 de agosto, a partir das 20h. Os convites podem ser adquiridos com Vírgínia Garcia através do telefone (92) 98189-3111.

Fortuna é de família paulista sefardita e desde a infância sempre se sentiu atraída pela música e pelo canto. Em 1991 durante uma viagem a Israel a sua vida artística tomou rumos definidos quando ela começou a se aproximar da cultura e da música judaica e incluir no seu repertório antigas melodias com um estilo moderníssimo.  Ela já se apresentou em shows em muitas cidades brasileiras. No exterior lotou as casas de espetáculos de ParisNova YorkMiamiAmsterdãHaiaÉvoraBuenos AiresSantiagoCaracas e Jerusalém.

A WIZO (Women’s International Zionist Organization) atua no mundo inteiro para promover o bem estar e a segurança e da mulher e sua família, praticando um dos mais elevados valores do judaísmo: amor ao próximo. No Amazonas a entidade é dirigida por Nora Benchimol Minev com um grupo de mulheres voluntarias da Comunidade judaica local.

Brasil possui o mais rico folclore do mundo

O Dia do Folclore foi celebrado em 22 de agosto e o Brasil possui a mais notável expressão da tradição cultural do planeta, pois representa um conjunto de crenças e conhecimentos que se expressam por meio de contos, cantos e parlendas. No Brasil, a diversidade e a mistura de povos geraram uma riqueza cultural que até hoje é vivida e aclamada nas cinco regiões do país.

Danças, festas, comidas, contos, ritmos, obras de arte, superstições, comemorações e representações marcam o cotidiano do brasileiro, que repassa esses saberes e hábitos para as futuras gerações, mantendo viva a memória de todo um povo. Algumas das mais notáveis expressões do folclore nacional estão ligadas ao calendário hagiológico (relativo a santos) e litúrgico da Igreja Católica, como o carnaval, as festas de Reis como as Pastorinhas em Parintins, as festas juninas, que tem no Festival Folclórico de Parintins a maior expressão cultural do norte brasileiro.

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) é a unidade especial do Iphan que desenvolve e executa programas e projetos de estudo, pesquisa, documentação, difusão e fomento de expressões dos saberes e fazeres do povo brasileiro. Entre as principais ações do CNFCP destacam-se os projetos de fomento da cultura popular desenvolvidos pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart), além da Sala do Artista Popular (SAP). Os programas de estímulo à pesquisa, como o Concurso Sílvio Romero de monografias, o Etnodoc (edital de filmes etnográficos), o Dedo de Prosa (fórum de debates) e o Projeto Memórias dos Estudos de Folclore também realizam esse papel de “guarda” da memória nacional.

Soraya Cohen

é editora da coluna Turiscando
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar