Pesquisar
Close this search box.

Wilson Lima quer mais gás no Amazonas

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/08Ago/16/wilson%20gas%20natural%2026.JPG

O governador Wilson Lima destacou, nesta terça-feira, 20, durante o workshop “Gás Natural da Amazônia – Garantia de Desenvolvimento Sustentável para o Estado”, que a cadeia produtiva do gás natural é prioridade do governo por ser uma área estratégica para desenvolver novas atividades econômicas e gerar emprego e renda no Amazonas. O evento, realizado no Hotel Quality pela empresa russa Rosneft em parceria com o governo do Amazonas, discutiu a situação do gás natural na Amazônia e contou com a participação de representantes do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), além de especialistas do setor.

“Essa é uma atividade que representa uma nova matriz econômica para o estado e também para o país, diante de um cenário ainda muito conturbado em que a gente está na expectativa de saber como é que as atividades econômicas vão se comportar”, afirmou o governador.

“Estamos criando um ambiente de negócios favorável, dando a segurança necessária para as empresas que querem vir para o estado do Amazonas, levando em consideração que essa exploração do gás natural gera uma energia limpa e uma economia significativa”, frisou Wilson Lima.

Exportações

A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex-Brasil) realiza hoje, 21, na sede da Suframa, das 9h às 12h, o "Seminário de Apresentação de Oportunidades para o Agronegócio – Exportagro", que tem como objetivo divulgar as ações desenvolvidas pela Apex-Brasil para o setor de Alimentos & Bebidas e Agronegócios que são realizadas anualmente em diversas cidades do mundo. Durante o evento será apresentado o portfólio de produtos Apex-Brasil para empresas, em especial os projetos em parceria com associações setoriais.

Fundo Amazônia

Em encontro com o presidente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgílio Viana, que esteve na Aleam, na manhã de ontem, a deputada Joana Darc (PR), ressaltou a importância do Fundo Amazônia, que hoje mantém projetos que incentivam a sustentabilidade, o turismo e geração de renda para comunidades ribeirinhas do Amazonas. "Só  quem já foi em uma comunidade aonde o Fundo Amazônia chegou por meio de projetos, e o impacto que tem na vida das pessoas que habitam nessas regiões, sabe a importância deste tipo de investimento para nossa região", reforçou a parlamentar.

Repúdio

Ontem na Aleam, o presidente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgílio  Viana, disse que 119 projetos são executados pela fundação em mais de 500 comunidades do estado. "Através dos projetos é que o ribeirinho consegue melhorar a qualidade de seu trabalho e de seus produtos e serviços", ressaltou.

A deputada Joana Darc propôs, em Sessão Plenária, uma moção de repúdio feita pela Aleam contra a ação nacional que está  prejudicando o Fundo Amazônia e aproveitou para sugerir também uma moção de apoio ao recurso.

Queimadas

O avanço do desmatamento e das queimadas na Amazônia é uma mostra da inabilidade do governo Federal com a região. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) na manhã desta terça-feira , 20, ao mostrar que dos dez municípios da região amazônica que mais desmataram, quatro estão no Amazonas. De acordo com o parlamentar, estudo do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Apuí ocupa o 1º lugar, com 91 km2 de área desmatada, Lábrea ficou em 2º lugar , Novo Aripuanã em 6º lugar, e Boca do Acre em 8º lugar.

Fumaça no Sul

Ainda sobre as queimadas e o desmatamento, o deputado Serafim Corrêa disse ainda que estão avançando muito por Rondônia, tanto que segunda-feira provocou não apenas uma onda de calor, mas de fumaça no sul do país, e o estado do Amazonas, embora esteja preservado, acendeu o seu alarme, pois quatro municípios estão entre os dez que mais desmataram. “Nós precisamos disparar a sirene, pois a política que o governo Federal está pregando, de deixar avançar o desmatamento, é uma política equivocada”, disse Serafim.

AM-010

A recuperação da estrada AM-010, que liga Manaus- Itacoatiara, conta com três frentes de obras que incluem os serviços na pista e em suas laterais para garantir que o fluxo de veículos ocorra com o segurança. Os serviços envolvem a realização de  roçagem e limpeza das laterais da pista para evitar acúmulo de vegetação e o acúmulo de água sob o asfalto.“Os trabalhos nessa rodovia estão em andamento e sabemos da sua importância socioeconômica em nosso Estado”, destacou o secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima.

Efeito estufa

Dos doze projetos discutidos pelos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (20/8), três foram encaminhados à sanção do prefeito, Arthur Virgilio Neto. Entre eles está o PL 180/2019, de autoria do professor Fransuá (PV), sobre a obrigatoriedade de ações compensatórias às emissões de gases de efeito estufa (GEE), pelos promotores de eventos realizados em área de domínio público de Manaus. Segundo Fransuá, os responsáveis por eventos deverão realizar ações reparadoras com mudas de árvores e arbustos.

Saúde

As relações estabelecidas entre profissionais de saúde e usuários estão entre os temas mais desafiadores para a reorganização dos serviços de saúde no mundo. Em Manaus, o assunto ganhará destaque durante a palestra do médico Carlos Hiran Goes de Souza, que está vindo de Londres para participar do 2º Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do Paciente. O evento, considerado um dos maiores encontros sobre segurança nos serviços de saúde do Brasil, ocorrerá no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, sexta-feira (23) e sábado (24), das 8h às 18h.

Frases

“Nós precisamos disparar a sirene. A política do governo Federal é uma política equivocada” – deputado Serafim Corrêa (PSB) – sobre o aumento de desmatamento e queimadas na Amazônia

“Através dos projetos é que o ribeirinho consegue melhorar”- Virgílio  Viana – presidente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS)_ na Aleam, sobre a importância do Fundo Amazônia

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar