Pesquisar
Close this search box.

Wilson dá baile na bancada

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/04Abr/12/wilson%20257.jpeg

O governador Wilson Lima (PSC) não participou de uma reunião da bancada federal com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) na manhã de ontem, porque não foi avisado sobre a antecipação do horário do encontro, de 8h30 para 8h. Mais tarde, entretanto, ele encontrou o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes Junior, em um evento promovido pelo Tribunal de Contas da União, e os dois combinaram de tentar uma audiência extra agenda, no Palácio do Planalto. Conseguiram. No final da tarde, foram recebidos por Bolsonaro que, informado sobre as reações dos parlamentares do Estado, insatisfeitos com o resultado do encontro da manhã, concordou em gravar um vídeo tranquilizando o polo industrial de Manaus. De concreto, autorizou técnicos do Governo Federal e reunirem-se com colegas do Estado para debater temas como o decreto que sobretaxou o polo de concentrados, os processos produtivos básicos e o contingenciamento de recursos da Suframa. Resultado: o governador e o superintendente ficaram bem na foto. Já a bancada…

SEM AVISO

O encontro de Bolsonaro com deputados federais e senadores do Estado foi tumultuado por causa da solenidade sobre os 100 dias de governo, que estava marcada para logo em seguida. O presidente teve que se dividir entre a atenção aos parlamentares e o despacho com assessores, que a todo tempo interrompiam a reunião para validar alguma coisa com o chefe. Pesou também para o tumulto o fato de ninguém ter avisado antes quais seriam as reivindicações.

PARALELOS

Pego praticamente desprevenido na reunião com a bancada, Bolsonaro determinou ao ministro-chefe da Casa Civil, Ônix Lorenzoni, que receba os parlamentares na próxima terça-feira (16) e encaminhe os assuntos que eles levaram para a audiência. Ao que tudo indica, haverá dois polos trabalhando paralelamente: políticos de um lado, técnicos do outro. A torcida é que isso não prejudique a Zona Franca de Manaus.

AMEAÇA

Ontem o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), um estudioso dos assuntos relacionados à Zona Franca, afirmou que o Diário Oficial da União (DOU) publicou, no dia 09 de abril, uma consulta pública para alteração do Processo Produtivo Básico de “máquina automática para processamento de dados digital”, que seria o primeiro passo para que se crie um novo modelo de incentivos fiscais fora da ZFM, o que mataria, segundo ele, o polo de componentes de informática.  

DESTAQUE

Um estudo do professor da Universidade do Estado do Amazonas, Helder Bindá Pimenta, ficou entre os dez melhores trabalhos classificados no Congresso Experimental Biology (Biologia Experimental), realizado de 6 a 9 de abril, em Orlando, nos Estados Unidos da América. Segundo informações divulgadas no site do evento, mais de cinco mil trabalhos científicos foram apresentados por representantes de 65 países. 

CURIOSIDADE

Jiboia é a espécie de cobra mais resgatada na área urbana de Manaus, segundo dados da Gerência de Fauna do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, que resgatou, de janeiro de 2017 a março de 2019, 156 cobras. Desse total, apenas três eram peçonhentas: duas jararacas e uma coral verdadeira. No ranking das espécies mais resgatadas pelo Órgão estão as cobras-cipó, sucuris, falsas corais e caninanas. 

REDUZIU

As ações desencadeadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas levaram a uma redução nos indicadores de criminalidade no primeiro trimestre de 2019. Os homicídios acumulam queda de 2,17% em Manaus e, em março, as mortes violentas chegaram ao menor nível dos últimos oito anos para o mês. Durante balanço dos 100 dias de gestão, o governador Wilson Lima destacou as medidas em diversas áreas. Na segurança pública, falou da melhora em diversos indicadores e disse que a preocupação é proteger o cidadão.

RECORDE

Com o objetivo de iniciar o projeto Junta 100% Digital com zero processos pendentes em tramitação, a equipe de assessoria técnica da Junta Comercial do Estado do Amazonas analisou, somente nesta semana, mais de 1,2 mil processos que entraram e retornaram de balanço, de constituição de empresas e, ainda, de arquivamentos. Uma média de 300 processos por dia. É um recorde absoluto.

OPORTUNIDADE

Estão abertas, até 28 de abril, as inscrições do programa de bolsas parciais de estudos na Califórnia, ofertadas pela California State University, Northridge , em conjunto com a University of La Verne , para estudantes do Amazonas. Ao todo estão sendo ofertadas 30 bolsas para os alunos da UEA, para janeiro e julho de 2020 e janeiro de 2021. O programa oferece ao aluno a oportunidade de aprofundar conhecimentos na área de Relações Internacionais e demais áreas da Administração no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional, objetivos relevantes para jovens profissionais no mercado de trabalho atual.

FRASES

Tenho compromisso com a Zona Franca de Manaus, até porque ela foi criada em 67”. Jair Bolsonaro (PSL), presidente da República, lembrando que o modelo foi criado pelos militares, a quem ele defende

Para acabar com a Zona Franca, basta deixa-la como está.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus, em palestra no Tribunal de Contas da União

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar