Pesquisar
Close this search box.

Um coringa à espreita

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/04Abr/12/David%20297.jpg

O ex-deputado David Almeida (PSB), que vem liderando as pesquisas para prefeito de Manaus, tem adotado a discrição como marca depois que deixou o mandato, em janeiro. No escritório pessoal do Morro da Liberdade, bairro da zona Sul de Manaus onde nasceu e se criou, ele tem recebido vários amigos para conversas longas sobre a conjuntura política. É enigmático sobre a permanência no atual partido e não descarta a formação de uma aliança ampla, mas dá prioridade para permanecer longe dos chamados “caciques”, por entender que a população anda muito desconfiada deles. Sabe, entretanto, que vai precisar de tempo na televisão, de alguma estrutura e de amplitude política para chegar inteiro e com chances de vitória em 2020. Por isso, avalia a possibilidade de apresentar um programa de rádio, está abrindo uma frente na zona Leste, a mais populosa da cidade, e vai conversar com o máximo de possíveis aliados nos próximos meses, para tentar montar um grupo forte. Tem a seu favor o fato de ser visto como um “coringa” pela maioria das correntes políticas.

RECUERDOS

Ressaltando a importância e a difícil missão que o Exército Brasileiro cumpre diariamente nas importantes áreas que compõem o Comando Militar da Amazônia diante do país, o general de Exército Edson Leal Pujol agradeceu pessoalmente aos militares que servem na Amazônia pela dedicação e compromisso diário. Esta é a primeira vez que o atual comandante visita o CMA. Ele relembrou os momentos em que serviu na região, como tenente.

BOM NÚMERO

O Amazonas aplicou 750.274 doses de vacina contra H1N1, atingindo 75% de cobertura da população alvo da campanha de vacinação. Em Manaus, a campanha foi encerrada na última sexta-feira (5), totalizando 463 mil pessoas imunizadas, o que corresponde a uma cobertura de 101%, superior à estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. As doses restantes na capital estão disponíveis apenas para gestantes, e só são oferecidas nas dez unidades de horário ampliado da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

CONSCIENTIZAÇÃO

O Ministério Público Federal lançou uma página especial sobre atuação de combate à violência obstétrica no Amazonas. Ela pode ser acessada pelo portal do órgão no Amazonas e traz o histórico, em texto e fotos, das principais atividades promovidas pelo Comitê Estadual de Combate à Violência Obstétrica nos últimos cinco anos. Desde a primeira audiência pública, realizada em 2015 sob a coordenação do MPF e do Ministério Público do Estado do Amazonas, diversas recomendações e ações foram apresentadas, além da realização de rodas de conversa, campanhas, novas audiências e atos públicos de enfrentamento à violência obstétrica.

JAPÃO

O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, recebeu a cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi, e o cônsul-geral adjunto do Japão em Manaus, Iwato Takahiro, para uma visita de cortesia com o objetivo de conhecer mais sobre as propostas da nova gestão da Instituição. Segundo Hitomi, já existem aproximadamente 40 empresas japonesas instaladas no Polo Industrial de Manaus e o Japão tem interesse em fortalecer ainda mais as relações com a América Latina e, especificamente, com o Brasil.

APOIO

Por falar em Japão, os alunos da Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Baptista, localizada na Vila Buriti, próximo ao porto da CEASA, terão, a partir de segunda-feira (15), um refeitório para merenda. O projeto foi custeado pelo Governo Japonês, por meio do programa “Assistência a Projetos Comunitários de Segurança Humana”, que oferece assistência financeira não reembolsável a várias entidades após rigorosa seleção feita pelas representações locais.

PÁSCOA

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas, autarquia estadual e órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, deu inicio à operação “Páscoa na Medida Certa 2019”. No primeiro dia de operação, 288 unidades de ovos de chocolate foram analisadas no laboratório do Órgão. Técnicos do Instituto verificaram a pesagem do chocolate e fizeram a avaliação da conformidade dos brindes. Até o momento não foram encontradas irregularidades nos produtos de Páscoa.

MULTAS

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas aplicou mais de R$ 1,5 milhões em multas durante a “Operação Cichla”. A ação flagrou diversas irregularidades e crimes ambientais em Barcelos (localizado a 399 quilômetros de Manaus), um dos principais destinos turísticos do Amazonas. A operação, executada em parceria com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, foi realizada de 26 de março a 5 de abril, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Barcelos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiental do município.

INDÍGENAS

Durante toda a semana foram realizados os encontros da primeira Reunião do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena, que teve como tema “Os desafios da Educação Indígena no contexto atual”. Representantes de mais de 24 etnias debateram temas como formação de professores indígenas, estadualização e construção de escolas específicas. O secretário de Educação, Luiz Castro, assinalou que a nova gestão da Seduc irá respeitar os aspectos culturais, tradicionais e arquitetônicos das próximas instituições de ensino indígenas.

FRASES

Tenho um orgulho muito grande de aqui ter servido e de ser Guerreiro de Selva.” Edson Leal Pujol, comandante do Exército, na primeira visita ao Comando Militar da Amazônia

Quando dizemos Brasil, não é apenas São Paulo e Rio de Janeiro, é também o Amazonas e toda essa região onde as empresas japonesas têm o maior interesse em investir.” Hitomi Sekiguchi, cônsul-geral do Japão em Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar