Pesquisar
Close this search box.

Wilker é o novo presidente

Com 35 votos, Wilker Barreto foi eleito presidente da Câmara de Manaus

Com 35 dos votos de um total de 41 vereadores presentes no plenário, o vereador Wilker Barreto (PHS) foi eleito o novo presidente da CMM (Câmara Municipal de Manaus) para o biênio 2015-2016, na manhã desta quarta-feira (17), em sessão sob o comando do vereador Bosco Saraiva (PSDB), presidente da Casa Legislativa Municipal.
Wilker, que foi líder do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) no biênio 2013-2014, concorreu com as candidaturas dos vereadores Marcelo Serafim (PSB), Fabrício Lima (SDD), Professor Bibiano, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), e Marcel Alexandre (PMDB). A exceção do vereador Professor Bibiano, da oposição, que contabilizou três votos, os demais candidatos tiveram um voto cada.
O novo presidente, indicado pelo prefeito Arthur Neto (PSDB), vai assumir o cargo no próximo dia 1º de janeiro de 2015, em substituição ao vereador Bosco Saraiva (PSDB), que deixa a Câmara Municipal de Manaus para assumir o cargo de deputado estadual na Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas) para o qual foi eleito no último pleito.
A votação, iniciada às 9h20, foi realizada com o plenário Adriano Jorge lotado e contou com a totalidade dos vereadores presentes, assessores, familiares e imprensa.
A eleição sacramentada de Wilker Barreto, por volta das 10h30, após a abertura dos trabalhos e inscrição das candidaturas, por meio do voto aberto dos vereadores, conforme o Regimento Interno da Casa Legislativa e a Lei Orgânica do município de Manaus abriu-se o caminho para a eleição dos demais membros da Mesa Diretora, que formaram uma chapa integrada por vereadores da base aliada do prefeito.
Sob a justificativa de que não tiveram suas propostas contempladas na candidatura do vereador Professor Bibiano (PT) pela candidatura do novo presidente eleito da Casa, Wilker Barreto, os vereadores petistas, em protesto, se retiraram do plenário para não participar da eleição dos demais membros da Mesa Diretora.

Defesa das candidaturas

Durante a sessão, os vereadores candidatos à presidência tiveram cinco minutos para defender suas propostas. Professor Bibiano (PT), por exemplo, relacionou 13 propostas de lutas defendidas pelo PT, como um poder independente, autônomo e transparente, que imprima a legislação do poder popular, além do acompanhamento do cumprimento das metas fiscais da Prefeitura de Manaus, estabelecidas em leis, para implantação de programas sociais, e implantação do orçamento participativo.
Fabrício Lima (SDD) explicou que lançava candidatura própria por não concordar com a postura do vereador Wilker Barreto, até então líder do prefeito na Casa.
Já o vereador Marcelo Serafim (PSB), destacou a missão do partido, de fazer diferente, marcar posição. “Não me candidato para afrontar o prefeito Arthur Virgílio. Ele tem minha lealdade, mas não terá minha submissão”, argumentou ele, ao deixar claro que tem divergência com o vereador Wilker Barreto e que estava seguindo orientação do seu partido de votar contrário ao candidato do prefeito.
Marcel Alexandre (PMDB), por sua vez, justificou que a sua candidatura era uma defesa da democracia da casa, com o povo e funcionários. O vereador defendeu também a implantação do Plano de Cargos e Salários dos servidores da Câmara.

Novo presidente

Em sua primeira entrevista como presidente eleito da Mesa Diretora da CMM (Câmara Municipal de Manaus), na manhã desta quarta-feira (17), o vereador Wilker Barreto (PHS) afirmou, que entre as suas prioridades como presidente, defenderá o cumprimento das leis municipais, o avanço na concessão de sinal aberto para a TV Câmara e o investimento no servidor da Casa. O parlamentar classificou como ‘democrática’ a eleição que o tornou presidente. Wilker Barreto foi eleito com o apoio de 35 vereadores.
“Eu vou ter uma bandeira aqui primordial, que é o cumprimento de leis municipais. Infelizmente, em Manaus, hoje, toda vez que uma Lei, que é de cunho social e afronta algum poder econômico, a gente não consegue implementar as leis. Vou dar exemplos muito claros, que é a Lei das Filas, ninguém consegue implementar a lei; assim como a Lei do Estacionamento. Ou seja, conversei muito abertamente com o vereador Álvaro Campelo, que é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Casa, que uma das bandeiras que vou lutar muito é o cumprimento de leis municipais como essas. Porque se as leis municipais não forem respeitadas, a Câmara perde 50% do seu objetivo que é o de legislar”, declarou.

Bosco Saraiva

O presidente da CMM (Câmara Municipal de Manaus), vereador Bosco Saraiva (PSDB) considerou a votação para a Mesa Diretora da Casa, realizada nesta quarta-feira (17), como positiva e transparente. Na oportunidade também fez um balanço das conquistas de sua gestão.
Na avaliação do parlamentar, a votação, que elegeu o vereador Wilker Barreto (PHS) com 35 votos, contra um voto do vereador Marcelo Serafim (PSB), um de Fabrício Lima (SDD), outro de Marcel Alexandre (PMDB) e três votos para o líder do PT, vereador Professor Bibiano, todos candidatos à presidência “Já esperávamos ter essa tranquilidade e transparência nesse processo de votação”, disse Bosco Saraiva.
Na mesma esteira, Bosco considerou todos os atos da Câmara nos últimos dois anos de sua presidência, tanto administrativo, quanto político, positivos. “O resultado final muito me alegra, porque a votação da nossa base venceu com 35 votos abertos incontestáveis. Continuaremos reunidos remando em direção do povo, para que tanto a Casa como o Executivo Municipal possam melhorar ainda mais a nossa cidade. Lá no Executivo é o Arthur Virgílio e aqui o comando será do vereador Wilker Barreto”, completou Bosco Saraiva, que deixará a Câmara em janeiro de 2015 para em fevereiro assumir o mandato de deputado estadual e líder do PSDB na Aleam (Assembleia Legislativa do Estado).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar