Vendas devem crescer 3,28%

A menos de uma semana do Dia dos Pais, o comércio se prepara para as vendas com uma expectativa de crescimento de 3,28% chegando a um montante de R$ 68,6 milhões na comparação com R$ 66,5 milhões projetados para compra de presentes dos pais no ano passado, segundo pesquisa realizada pela CDLM (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus). Os números também apontam um aumento de 4,68% de consumidores dispostos a presentear seus pais sendo 412.133 em relação a 393.725 do mesmo período de 2012. Quanto ao valor médio houve uma ligeira queda -1,38% calculado em R$ 166,56 contra R$ 168,81 gastos estimados para presentear os pais no ano passado.
Para o presidente da CDLM, Ralph Assayag, a pesquisa aponta um bom resultado para o início do segundo semestre, uma vez que, em julho os números ficaram abaixo do esperado. “Esperamos que venha a acontecer o que foi divulgado na pesquisa, que já considerou o 13º salário liberado para os servidores e parte para os industriarios, seria um bom resultado para iniciarmos o segundo semestre”, disse Assayag.
O presidente da ACA (Associação Comercial do Amazonas), Ismael Bicharra Filho, está apreensivo com os resultados das vendas do comércio no primeiro semestre e teme que este resultado se mantenha nos próximos meses. Ele espera que pelo menos o resultado das vendas do Dia dos Pais do ano passado se repita neste ano, para que não haja prejuízo no setor. “Nós do comércio estamos temerosos com os baixos resultados obtidos até o momento, mesmo porque, a venda de motos tem ajudado a segurar os números, mas as lojas de varejo do Centro estão com as vendas muito abaixo das expectativas para 2013, diante deste contexto vamos ficar satisfeitos se o resultado de 2012 venha se repetir neste Dia dos Pais”, alertou Bicharra.

Expectativa SPN

De acordo com o presidente da CDLM, o SPN (Shopping Ponta Negra) deverá alavancar apenas os números de postos de trabalho no comércio e serviços, mas a pesquisa de intenção de compra não aponta um crescimento significativo com o novo centro de compras para o Dia dos Pais. “O novo shopping só vai dar resultado quando aparecer nas pesquisas, por enquanto já está considerado dentro das intenções de compras para essa campanha”, informou Assayag.
Segundo o presidente da ACA, o novo shopping teria muito sucesso se os custos não fossem tão elevados chega a ser 30% a 40% do custo de uma loja. “Não há empresário que aguente, por esse motivo que a rotatividade de lojas é muito grande aqui em Manaus nos shoppings”, reclama o empresário. Ele também alertou para a questão da expansão que ocorre nos shoppings, fenômeno comercial que ocorre quando os lojistas estão com o faturamento alto e começando a lucrar. “Sempre que os lojistas começam a lucrar o shopping vem com uma expansão e lá se vai o lucro. O shopping é o maior sócio das empresas, é o sócio majoritário dos lojistas, mesmo com as grandes empresas ancoradas o rodízio é muito alto nos shoppings”, reafirmou Bicharra.
A Fecomercio-AM (Federação do Comércio do Amazonas) informou que estará divulgando a pesquisa de intenção de compara do Dias dos Pais na próxima quarta-feira (7).

Top 5 dos presentes para pais amazonenses

Entre os cinco produtos mais procurados nessa época do ano estão os itens de vestuário com 30,5%; calçados/cinto/porta celular com 17,6%; perfumaria com 11,2%; joias/relógios com 9,1% e aparelhos celulares 8,5% das intenções de compra.
A pesquisa realizada pela CDLM, ainda aponta que 54,9% dos homens devem presentear seus pais, enquanto apenas 45,1% das mulheres manauaras tem intenção a presentear neste Dia dos Pais. Sendo que os 29,8% dos homens optarão por presentear com artigos de vestuário, 16,4% com calçado/cinto/porta cédula e 9,9% com aparelho celular. A maioria das mulheres deve optar por artigos de vestuário 31,1%; calçado/cinto/porta cédula 18,5% e perfumaria 13,5% para presentear os pais.

Forma de pagamento

Conforme índices apontados pela tabela elaborada pela CDLM, cerca de 73,9% dos entrevistados pretendem comprar os presentes para os pais, à vista, pagando em dinheiro (em espécie); 22,5% pretendem fazer uso de cartões de crédito; 2% pretendem usar o cartão da própria loja e 1,1% devem utilizar o cartão de débito.
A pesquisa revela que 34,7% dos empregados do comércio e indústria optaram por realizar suas compras no comércio do Centro de Manaus. Os 33,3% são profissionais autônomos que optarão pelo camelô e 21,9% uma grande parte dos estudantes escolherá os shoppings para realizar suas compras do Dia dos Pais.

Local de compras

A pesquisa revela que 41% dos consumidores apresentaram a intenção de adquirir os presentes no comércio formal do Centro da cidade; 29,5% pretendem realizá-las em shoppings e 24,7% nos comércios de bairro. Quanto ao local de compra revela que no comércio formal do Centro são os locais preferidos por 31,7% dos consumidores para a compra de artigos de vestuário e 20,3% de calçado/Cinto/porta cédula.

Renda familiar

Com relação à renda familiar das pessoas entrevistadas durante a pesquisa, 28,5% possui renda familiar variando entre de R$ 801 a R$ 1.200 e de R$ 1.201 a R$ 2.000; 13,6% possui renda variável de R$ 2.001 a R$ 3.000 e que 8,6% possui renda entre R$ 679 a R$ 800.
A pesquisa foi realizada pela CDLM, entre os dias 15 e 24 de julho, 542 pessoas foram entrevistadas. Estima-se uma margem de erro igual a 4,2%.

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