A busca desenfreada de novos clientes para aumentar o lucro nas organizações faz com que haja um esquecimento de manter os já existentes. Assim, as necessidades de nossos clientes vão aparecendo e não percebemos, trazendo um início de insatisfação que pode desencadear na perda do mesmo. É necessário mais planejamento no atendimento aos clientes em todos os sentidos, tanto no estratégico, quanto no tático e principalmente no operacional. As lideranças, quase sempre, somente percebem todo o desgaste quando perdem o cliente e querem ou precisam reconquistá-los a “peso de ouro” abrindo concessões que reduzem significativamente a rentabilidade. O pós-venda bem elaborado é o diferencial no mercado contra a concorrência.
Torna-se necessário a manutenção dos clientes já existentes e isto deve ser feito através de um excelente atendimento após as vendas. Esta estratégia evita gastos desnecessários para reconquistar, focando sempre na busca de novos e mantendo-os em nossa base de modo estruturado buscando sempre a eficiência e eficácia encantando, cada vez mais, os nossos clientes. Entender a necessidade deles é fundamental e é matéria-prima para construirmos um relacionamento saudável com grande parceria e encontrando como resultado uma rentabilidade satisfatória.
Podemos observar várias situações ocorrendo no interior de uma organização que faz o pós-venda ser negligenciado. A falta ou mesmo o planejamento equivocado não contempla o plano estratégico, tático e operacional do modo que deveria e assim problemas serão criados. Torna-se necessário observar os planos de modo técnico e com fundamentos econômicos visando à rentabilidade da organização. Quando os planos são mal elaborados teremos dificuldades de operacionalizá-los e como consequência teremos clientes insatisfeitos com nossos serviços ou produtos. O despreparo dos profissionais responsáveis pelos gerenciamentos colabora significativamente para ficar mais nebuloso ainda o clima desfavorável que criamos. Precisamos trabalhar a humildade e eliminarmos a arrogância de nossos líderes e administradores a fim de que percebam que são com os clientes primeiramente que necessitamos nos preocupar e somente após com nosso superior.
Certamente a venda é importante, todavia o pós-venda bem feito fideliza o cliente. Portanto, nosso desafio não é somente vender, precisamos assessorar e encantar nosso cliente e parceiro no intuito de podermos contar sempre com ele e com seu consumo e isto somente acontece se este se encontra sempre satisfeito. Precisamos de grandes líderes para este trabalho, pois este é um momento crucial na manutenção. Sabemos das dificuldades, que por sinal, são várias. Devemos criar planos, objetivos e metas reais e bem elaboradas, pois assim poderemos perceber de modo muito claro que a probabilidade de dar certo é gigantesca. Deste modo conseguiremos trabalhar o despreparo, a arrogância e a falta de humildade de muitos, no intuito de todos conseguirem atingir o objetivo principal que é trazer lucratividade para as organizações deixando extremamente satisfeitos todos nossos clientes, pois, uma comunicação clara, com competência e buscando a efetividade nos processos trabalha o pós-venda que passa a ser uma realidade, eliminando as necessidades de reconquistas e assim sempre estaremos comemorando novas conquistas de clientes que estarão migrando para nossa empresa proveniente de nossos concorrentes que não fizeram o “trabalho de casa”.
Venda e pós-venda para encantar
Flávio Guimarães
É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
Compartilhe:
Qual sua opinião? Deixe seu comentário
Notícias Recentes
Grupo social lança projeto cultural em comunidade indígena
26 de abril de 2024
Morre o cantor Anderson Leonardo, do grupo Molejo
26 de abril de 2024
Manauara Shopping lança promoção com maior prêmio de sua história
26 de abril de 2024
Incêndio mata 10 pessoas em pousada de Porto Alegre
26 de abril de 2024
Evento destaca o turismo espanhol e busca incentivar o intercâmbio
25 de abril de 2024