Pesquisar
Close this search box.

Vem aí a 1ª Feira de Pesca Esportiva para animar o turismo receptivo

As atividades relacionadas ao turismo receptivo na capital devem ser fomentadas com a realização da 1ª Feira de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura da Amazônia, promovida pelo Codese Manaus (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico) de Manaus, agendada para os dias 18, 19 e 20 de agosto, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Representantes do segmento consideram o evento como uma grande oportunidade de incentivar o turismo, evidenciando um dos fortes potenciais do turismo regional, a pesca. A vice-presidente de turismo receptivo da Abav-AM (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Gloria Reynolds, acredita que a Feira incentiva o turismo local, além de movimentar toda a cidade. “Essa é uma experiência nova para todos nós. Mas eu acredito que todas as áreas do trade turístico em Manaus serão beneficiadas. Com certeza teremos um feedback positivo. Será de extrema importância receber também os operadores que trabalham com esse mercado para incentivar a retomada aumentando o fluxo de movimento no Amazonas”. 

Segundo ela, o turismo está retomando, mas de forma muito lenta, abaixo das expectativas, então será fundamental para todas áreas que envolvem o turismo aqui em Manaus. “O turismo receptivo na capital enfrentou demanda reduzida mesmo após a retomada. Neste momento, o Amazonas ainda permanece com a missão de ajudar o turismo receptivo reagir”, lembrou. 

O empresário ligado às atividades turísticas, Orsine Oliveira Júnior, ex-diretor-presidente da Amazonastur,  acredita que o Amazonas precisa de feiras sobre vários segmentos turísticos que possam ser explorados no Estado e gerar emprego e renda para as pessoas, além de tributos para o Estado. “É muito louvável a atitude do Codese em fazer um evento dessa natureza. O turismo virou pauta no Amazonas e com os ataques que a Zona Franca vem sofrendo é cada dia mais importante a gente gerar uma alternativa de emprego e dignidade para as pessoas. É uma indústria que movimenta milhões de empregos com faturamento significativo e não podemos ficar fora dela. Só que a nossa indústria precisa ser incentivada e criar a Zona Franca do Turismo com pacote de incentivos e de atrativos para que investidores e empresários possam vir ao Amazonas colocar empreendimentos que fomentem mais o nosso turismo”, frisou. 

Orsine Oliveira Júnior, ex-diretor-presidente da Amazonastur

Sobre o evento

Com o slogan “A Amazônia é uma aventura”, a feira tem como objetivo promover negócios da Floresta Amazônica para o mundo. A proposta é reforçar a região amazônica como destino e conexão para os produtos de pesca esportiva, ecoturismo e turismo de aventura.

“Dessa forma é possível gerar uma cadeia de negócios, que movimenta diferentes setores, principalmente iniciativas envolvidas com o Turismo, entre eles a hotelaria, gastronomia, serviço em geral, assim como tecnologias para as práticas de ecoturismo, turismo de aventura e pesca esportiva na Amazônia. Em geral, Manaus é o centro onde, necessariamente, passa esse fluxo de negócios, por isso criamos essa feira”, explica Euler Guimarães, presidente do Codese Manaus.

Produtos, negócios, conexões e workshops estarão na programação da 1ª Feira de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura da Amazônia, que terá palestras e atividades formativas com os mais renomados profissionais da área.

“A nossa estimativa é ter um evento com, aproximadamente, 150 expositores e uma média de 5 mil visitantes por dia”, destaca Caio Kanawati, coordenador da Câmara Técnica de Turismo do Codese Manaus, e um dos coordenadores da feira.

De acordo com ele, durante a temporada de julho a fevereiro, o Amazonas recebe, aproximadamente, 30 mil pessoas, de todo o mundo, para atividades relacionadas à pesca esportiva. “Temos uma estimativa de R$ 400 milhões gerados nesse setor no nosso Estado”, ressalta Caio Kanawati, que também é empresário do Turismo e presidente da Comissão de Turismo da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Parceria

Realizada pelo Codese Manaus, a 1ª Feira de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura da Amazônia conta com o patrocínio da Prefeitura de Manaus, por meio da Semtepi (Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação), com o apoio do Governo do Estado por meio da AmazonasTur, ACA (Associação Comercial do Amazonas), Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Amazonas), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurante do Amazonas), Sebrae-AM (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas ), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Amazonas e Rami (Rede de Inovação e Empreendedorismo da Amazônia).

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar