Pesquisar
Close this search box.

UnB traz profundas marcas em sua história

A UnB (Universidade de Brasília) também traz em sua história profundas marcas da política de desenvolvimento que imperou durante a ditadura militar. Em contraposição aos modelos até então existentes de universidade, na década de 60 a UnB surge com uma proposta, idealizada por Darcy Ribeiro e Frei Mateus Rocha, que buscava criar a universidade necessária para uma nação independente: mais democrática e com maior autonomia.

A “universidade necessá­ria” ficou no projeto, vis­to que a “universidade construída” durante o regime militar foi bastante diferen­te. Duramente atacada, a Universidade de Brasília tornou-se por meio do movimento estudantil e docente um importante foco de resistência à ditadura na própria capital da República.

O site oficial da UnB apresenta um interessante artigo de Geralda Dias, professora de História das Universidades na instituição, que aborda as mudanças no projeto da UnB e relata diversos episódios da dura intervenção do governo na universidade.

Se por um lado as universidades foram consideradas focos de subversão, e a função da reforma era erradicar qualquer possibilidade de contestação, por outro lado também ocorreu uma expansão das universidades, e a reforma deveria atender aos projetos estratégicos dos militares que, sob influência da Guerra Fria, pretendiam transformar o Brasil em “potência”.

As universidades que tinham fortes vínculos com o governo passaram por uma modernização com ênfase na pesquisa tecnológica e na ligação com o setor produtivo. A relação entre laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e a segurança nacional é ressaltada, e a universidade torna-se responsável pelo aumento do “capital humano”. Para Sanfelice essa diretriz parece ter orientado a criação da Unicamp. Com o apoio do poder constituído, foi implantada “em função de necessidades concretas de mercado, que naquela conjuntura exigia engenheiros, químicos, físicos, biólogos, matemáticos e economistas, contando também com recursos públicos do estado e posição geo-econômica estratégica”.

A estas, entre outras razões, os pesquisadores atribuem o fato de a Unicamp constituir-se nos dias de hoje uma referência nacional e internacional, tendo em vista sua capacidade de produção científica, produção de conhecimentos e de inovação tecnológica.

Em todo o país, estudantes e professores buscam re­organizar suas entidades representativas e denunciam a transformação da universidade numa instituição muito mais estatal do que pública. Uma das grandes bandeiras de luta que surge nessa época é a autonomia universitária. O tempo passou… Constituição de 1988, nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases), e a comunidade universitária no Brasil ainda discute questões que remetem ao tempo da ditadura, e sua bandeira de luta também ainda parece hasteada no mastro das agendas universitárias.
Fonte: www.comciencia.

Endereço das provas está no site do Cesp

Desde sexta-feira, os 12.492 candidatos do concurso público da Prefeitura Municipal de Manaus, para o preenchimento de 2.149 vagas de professores e de pedagogos dos quadros da Semed (Secretaria Municipal de Educação), já podem obter informações quanto aos endereços dos locais onde realizarão as provas, bem como os respectivos horários.

Basta acessar o site do Cesp (Centro de Seleção e de Promoção­ de Eventos), da UNB (Fundação Universida­de de Brasília): www.cespe.unb.com.br/concursos/prefmanaus2007). As provas serão realizadas no dia 27 de janeiro e os aprovados serão chamados para ocupar os cargos ainda neste primeiro trimestre.

Dos cerca de 15 mil cadastrados no site do Cespe para participar do concurso, cerca de 2,5 mil pessoas não pagaram o boleto bancário. Por isso, não tiveram a sua inscrição efetivada. No geral, a relação candidato/vaga ficou em 5,8 pessoas concorrendo às 2.149 vagas disponibilizadas pe­la prefeitura.

Também estão sendo divulgados no site do Cespe o número total de inscritos no concurso e a relação candidato/vaga. De acordo com a

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar