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Trends JC: A moda não é fútil; é um manifesto

A moda é um manifesto. Sempre. A sociedade foi e ainda é pautada pelas tendências da moda, que, por sua vez, é pautada pela sociedade. É o mais forte elo entre nós, pois é como o mundo inteiro se comunica e se admira. Na moda, todas as cores importam; todas as raças importam e todos os gostos se encontram. Inclusive aqui. No coração da Amazônia brasileira. Acontece em Manaus, nos dias 28 e 29 deste mês, o Ponta Negra Fashion Week, uma grande festa que reunirá belas peças, modelos incríveis e a famosa “tendência primavera-verão” para o próximo ano. E, para falar sobre isso, o Trends JC recebeu a estilista Nathália Morgana, stylist e curadora do desfile (de sexta-feira) no evento.

O mega desfile apresentará as principais tendências da coleção primavera e verão 2023, apresentando mais de 50 peças que foram escolhidas pela estilista de acordo com um conceito criado por ela. “Vai ser um desfile bem democrático, trazendo peças de verão, mas com aplicações também para dias mais frios, pensando nas pessoas que saem daqui para outros locais. Afinal, nem todo lugar segue o mesmo clima. Queremos dar soluções de moda bem ajustáveis a todos os momentos”, explicou.

Outra preocupação de Nathália Morgana, foi o respeito a uma paleta de cores bem definida e a escolha de peças que sejam atrativas para o uso das pessoas. “Vamos ter peças conceituais e artísticas, sim, mas nosso foco é que as pessoas gostem das peças e já comprem e usem no seu dia a dia”, comentou.

A estilista Nathália é também stylist, ou seja, ela tanto cria peças do zero, como também usa sua criatividade para combinar peças e unir estilos, mas sempre com pesquisa e estudo sobre as tendências, a história e as realidades sociais. “Eu gosto muito de ler sobre as peças; as marcas e as histórias. É como eu atuo”, disse, lembrando o concurso que ela ganhou a meses atrás, com a criação de duas peças: uma conceitual e outra comercial. “O tema era a belle èpoque, a nossa época áurea da borracha. Fiz uma pesquisa sobre a moda na sociedade naquela época e criei as peças que acabaram saindo vencedoras”, lembrou.

A estilista, que largou a faculdade de odonto e, durante a pandemia fez a escolha pela moda, é uma autodidata estudiosa da moda e defende a combinação de ideias, peças e conceitos, mas respeitando o estilo próprio. 

Durante o programa, Nathália explicou a linha do tempo que a moda percorre até chegar ao consumidor de massa. Segundo ela, hoje, os principais formadores de opinião neste universo, são as influencers, que competem com as grandes “revistas” da moda no papel de comandar as mudanças de tendências cíclicas. 

Ela deu algumas dicas, como as calças cintura baixa; as sandálias; a cor rosa e o ‘all jeans’ que estão voltando com força no próximo ano. Quer mais dicas? Ela usa as redes sociais (@nt_garcia) para mostrar como as peças podem atravessar ‘tendências’ e ajudar a cada um a encontrar seu estilo. “A moda não é fútil. É responsabilidade nossa para com a sociedade”, garante Nathália Morgana. Portanto, a timeline dela é um serviço social incrível a todos que buscamos incansavelmente o nosso estilo. 

A moda é democrática, mutante e carregada de mensagens, mas a principal delas é: ela tem que representar quem você é.

Sobre o evento

O Ponta Negra Fashion Week vai apresentar as principais tendências da coleção primavera e verão 2023. O evento conta com a produção de Fernando Salignac e styling de Nathália Morgana, vencedora do concurso Amazon Best Style, realizado em julho deste ano e que premiou a melhor estilista do estado. Na sexta-feira (28), às 19h, acontece o desfile Moda Fashion e sábado (29), às 17h, o Kids. A programação é aberta ao público e será realizada no piso L2.

Personalidades locais como Baby Rizzato, Sihame Cruz, Larissa Ribeiro serão alguns dos destaques que desfilarão na passarela do evento.

  • O Trends JC é um videocast produzido pelo Jornal do Commercio e faz parte da grade de programação do JCAM Streaming. Esses e outros pontos interessantes você pode conferir assistindo a live na íntegra, nos canais do Jornal do Commercio no YouTube, Facebook e no portal www.jcam.com.br

Por Lilian D’Araújo – @lydcorr

Imagens: Jefferson Viegas

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
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