Pesquisar
Close this search box.

Trabalho de educação reconhecido no Brasil

https://www.jcam.com.br/0612_A8.jpg

O trabalho em educação de trânsito desenvolvido pela Prefeitura de Manaus foi reconhecido nacionalmente e conquistou o primeiro lugar do “16º Prêmio Denatran de Educação no Trânsito 2017”, na categoria Programa de Educação no Trânsito. O prêmio é realizado anualmente pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito do governo federal) e tem como principal objetivo incentivar a produção de trabalhos técnicos, científicos e artísticos voltados ao tema.

O Catálogo de Jogos do “Projeto Transversalizando o Trânsito”, idealizado pelos educadores do Manaustrans (Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito), foi selecionado como o melhor programa de educação de trânsito do Brasil. A publicação mostra uma sequência de 155 jogos com a temática trânsito, produzidos com material reciclado e desenvolvidos por alunos das escolas da rede municipal de ensino incluídas no projeto, durante o ano de 2016, em parceria com as secretarias municipais de Educação (Semed), de Saúde (Semsa) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

“Acreditamos que a educação é o processo mais adequado para promover a transformação das pessoas, inclusive no trânsito. A gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, entre outras ações, priorizou as atividades de educação de trânsito, que são diárias e constantes. Nossos educadores e a prefeitura merecem esse prêmio”, destacou o diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Pinto.

A ideia do Catálogo de Jogos é uma das inúmeras atividades dos educadores de trânsito do município de Manaus. Todos os dias eles saem da sede do Manaustrans com a missão de compartilhar mensagens que salvam vidas no trânsito. As informações são distribuídas em todas as zonas da cidade para pedestres, condutores, estudantes e colaboradores de empresas públicas e privadas.

Temática presente nas escolas

O “Projeto Transversalizando o Trânsito”, lançado em 2011, deu início ao processo de inserção do tema trânsito nas unidades de ensino, com a proposta pedagógica de formação dos profissionais da educação, professores, pedagogos e gestores. Essa dinâmica foi ampliada nos anos seguintes para 505 escolas públicas, inclusive todas as unidades da Semed, tanto na zona urbana, quanto rural ribeirinha e rodoviária.

“A ampliação do nosso trabalho já repercute no comportamento das pessoas. Constatamos uma redução de 8% nos casos de atropelamentos fatais em Manaus entre os anos de 2016 e 2017, no comparativo de janeiro a novembro. É a motivação para seguirmos adiante”, informou o diretor de Engenharia e Educação de Trânsito do Manaustrans, Manoel Jr.

Para Rosana Dutra, coordenadora do Transversalizando na Semed, um dos principais pontos do projeto é o trabalho desenvolvido pelos professores para dar destaque à Educação no Trânsito, abordando a temática de forma lúdica e divertida. “Esse é um projeto maravilhoso, porque, além de tudo, é sustentável. No final do ano passado nós tivemos o Dia D da educação no trânsito, em que as escolas levaram seus materiais para exposição no Sesi (Serviço Social da Indústria)”, defendeu.

Catálogo

Nas páginas do Catálogo de Jogos há tabuleiro, jogo de memória, quebra-cabeças, carrinhos, mini cidades e simulações de circulação de trânsito nas vias. Para cada jogo apresentado, seguem as orientações de como jogar e qual o aprendizado que resulta naquela atividade. “Há jogos que ensinam as leis de trânsito. Outros enfatizam a atenção na hora de fazer a travessia. Ainda temos os jogos que, de maneira bem-humorada, chamam a atenção para a mudança de comportamento de todos que estão no trânsito, sejam pedestres ou condutores”, explicou Minuza Lira, diretora do Departamento de Educação e Estatística do Manaustrans, à época do prêmio.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar