Pesquisar
Close this search box.

Teremos ou não eleições?

Divulgação

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, foi a primeira voz do Judiciário a externar preocupação com a realização das eleições municipais este ano. Ele entende que elas não deverão ocorrer. Não há manifestação oficial no Tribunal Superior Eleitoral sobre o assunto. O presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ) disse ontem que o pleito pode, sim, ser adiado, mas os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores não. Ou seja, conta com a realização das eleições até dezembro. Os principais pré-candidatos a prefeito de Manaus, ouvidos ontem pela coluna, entendem que pode haver, sim, um adiamento, mas não acreditam que o evento fique para 2021. Neste momento pairam dúvidas no ar, mas nenhum deles parou de articular por causa disso. E todos esperam os próximos movimentos do governador Wilson Lima (PSC) e do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), que deixaram totalmente de lado as articulações para se dedicar totalmente ao combate à pandemia da Covid-19.

Está bem

Primeiro colocado em todas as pesquisas para prefeito até aqui, o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) postou vídeo em suas redes sociais ontem, dizendo que está “muito bem de saúde” e respondendo bem humorado ao que chamou de “mal instalado na sociedade moderno”, as fake news. Ele está em São Paulo realizando exames de rotina. Alguns sites locais chegaram a publicar que estaria “com os dias contatos”.

Polêmica

Uma nota técnica assinada por procuradores da República que integram a Força-Tarefa Amazônia, do Ministério Público Federal, aponta riscos de graves consequências à região amazônica caso o Projeto de Lei 2633/2020, que trata da regularização fundiária na Amazônia Legal, seja discutido e aprovado a toque de caixa pelo Congresso Nacional, sem ampla discussão com a sociedade civil e sem enfrentar pontos polêmicos que podem incentivar crimes ambientais e de grilagem.

Anitta

Como repercussão do assunto, o deputado federal Marcelo Ramos (PL), relator do projeto, bateu boca ontem nas redes sociais com a cantora Anitta. Ele identificou ataques vindos de pessoas a quem chamou de “anittaminions” e ela reagiu o exortando a não debochar do povo. No final de semana, vários artistas pediram, em vídeo, que ele não levasse o relatório a plenário.

Berlinda

O Tribunal de Contas do Estado julga hoje várias contas, entre elas as da Casa Civil, do exercício de 2018, de responsabilidade do Arthur César Zahluth Lins; da Comissão Geral de Licitação, de 2018, na gestão de Victor Fabian Soares Cipriano e de Sidney Coelho, além das contas da Prefeitura de Uarini, do exercício de 2016, na gestão de Carlos Gonçalves.

Sem socorro

Durante sessão virtual, o deputado Adjuto Afonso (PDT) chamou a atenção para o atendimento do Governo Federal junto aos micro e pequenos empreendedores com o recurso que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social direcionou à categoria e que não está chegando aos interessados. Por conta da pandemia causada pelo Covid 19, que exigiu a necessidade de isolamento, o BNDES liberou recursos para dar um fôlego às empresas no país.

Doação

Em atendimento a pleito do Governo do Amazonas, a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas e suas associadas estão doando 52 mil Equipamentos de Proteção Individual para hospitais do Estado. A Recofarma entregou 42 mil itens, entre máscaras, aventais e álcool em gel.

Alimentos

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável, adquiriu, nesta semana, mais 67.650 quilos de produtos regionais oriundos da agricultura local. Os alimentos serão disponibilizados para a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria de Estado de Assistência Social e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza, responsáveis pela distribuição dos mantimentos a pessoas em vulnerabilidade social.

Passo a passo

Mesmo contando com alguns serviços totalmente digitais, muitos usuários do do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas ainda têm dificuldades no ambiente on-line, principalmente para realizar o licenciamento veicular anual e para fazer a impressão do documento do veículo. Por conta disso, o órgão apresenta em seu site um passo a passo de como realizar esses dois procedimentos simples de forma digital.         

Frases

“Já me mataram uma dez vezes.” Amazonino Mendes (Podemos), ex-governador, ironizando especulações sobre seu estado de saúde

“A preocupação agora devem ser os índios”. Arthur Virgílio Neto (PSDB), sobre os próximos alvos da Covid-19

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar