Pesquisar
Close this search box.

Tem campeonato de xadrez no Shopping

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Atenção você que é apaixonado por xadrez. Entre os dias 8 e 9, sábado e domingo, de outubro, acontecerá no Millennium Shopping a segunda edição do Torneio de Xadrez Solidário, organizado pela FAX (Federação Amazonense de Xadrez) sob a coordenação de Daniel Leite, diretor técnico da FAX e árbitro nacional da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), e Paulo Isaac, árbitro auxiliar da CBX e vice-presidente da FAX.

“O Torneio de Xadrez Solidário está em sua segunda edição, mas este é o quarto torneio que a FAX realiza no Millennium somente este ano. Além de fazer parte da campanha ‘Manaus invisível’, esses torneios buscam desenvolver a prática do xadrez dentro da sociedade manauara”, falou Daniel.

“Essa parceria tem permitido que muitas crianças possam participar, pela primeira vez, de um torneio oficial valendo rating (avaliação) nacional organizado pela CBX”, completou.

O primeiro torneio realizado no Millennium valeu rating nacional e internacional e contou com a presença do presidente da Federação do Amapá, da Federação do Amazonas, do Andrey Neves (Mestre Fide), além de vários mestres nacionais.

“Foi um torneio de nível internacional. O segundo reuniu apenas crianças e valeu pontuação nacional, já o terceiro, que foi a primeira edição do Torneio Solidário, teve rating nacional. Este agora é o quarto torneio, a segunda edição do Torneio Solidário. No dia 8 será apenas para crianças e no dia 9 estará aberto a todos os jogadores e contará com a presença do Grande Mestre Henrique Mecking, o Mequinho. 

Presença de Mequinho

O gaúcho Mequinho, começou a jogar damas com quatro anos de idade. Aos seis, era tão bom em xadrez que poucos membros do Clube de Enxadristas de Pelotas conseguiam derrotá-lo. Seu auge ocorreu em meados da década de 1970, ao vencer importantes torneios e disputar por duas vezes o Torneio de Candidatos, que define o desafiante ao título mundial.

Em 1972, ganhou o título de Grande Mestre Internacional ao empatar com o romeno Victor Ciocaltea, no Torneio de Hastings, Inglaterra.

Alcançou sua melhor pontuação em 1977 quando, no ranking da Fide (Federação Internacional de Xadrez), ficou na terceira colocação, atrás de Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi, dois gigantes do xadrez mundial.

Em 1978, Mequinho foi diagnosticado com miastenia grave e teve que se afastar das competições, o que prejudicou a sua carreira. O seu rating máximo foi de 2 635 pontos.

Em Manaus, além de engrandecer o evento com sua presença, Mequinho irá lançar seus três livros: ‘Mequinho – o xadrez de um Grande Mestre’, ‘Henrique Mecking – campeão brasileiro e estrela internacional do xadrez’, e ‘Henrique Mecking – vencedor dos interzonais e participante dos Torneios de Candidatos’.

“O Mequinho é um jogador muito ativo no cenário brasileiro. É o melhor jogador brasileiro no ritmo rápido e o melhor do mundo no ritmo rápido acima de 60 anos. Ele está com 70 anos. Seus livros são de excelência para quem quer estudar xadrez e já podem ser comprados antes do Torneio”, avisou Daniel. 

Excelentes enxadristas

O Campeonato Amazonense de Xadrez retornou ano passado, depois de não ter acontecido em 2020, devido à pandemia. Este ano o Aberto do Brasil Manaus Chess Open será o maior torneio da Região Norte. Com início no dia 10 de outubro e término no dia 16, reunirá enxadristas de onze estados e nove países.

“E ainda teremos novidades em novembro e dezembro”, avisou.

“O Amazonas tem excelentes enxadristas e a Federação trabalha para a formação de novos jogadores. Este ano participamos do Campeonato Brasileiro, e do Gymnasiade, torneios que dão vaga para competições internacionais. Queremos participar dessas competições, pois temos excelentes jogadores menores de 18 anos. Entre os adultos, temos jogadores com titulações internacionais: Mestres Fide e candidatos a Mestres Nacionais”, revelou.

Crianças em idade escolar podem aprender, ou se aprimorar, no xadrez, na sede da FAX, na Vila Olímpica, às segundas, quartas e sextas-feiras. Existem, inclusive, escolas particulares onde só é ensinado esse jogo e algumas escolas regulares têm o xadrez na sua grade curricular.      

O Torneio de Xadrez Solidário está aberto aos interessados na faixa etária dos oito aos 18 anos, adulto e feminino. Haverá ‘Exibição Simultânea’, ‘Torneio Escolar’ e ‘Torneio Aberto de Xadrez Rápido’. Serão distribuídos troféus e medalhas aos vencedores.

“O xadrez é para quem sabe jogar, então, qualquer pessoa pode participar do Torneio. Uma criança pode ganhar de um adulto. Nos torneios recentes tivemos um competidor com menos de seis anos de idade. Além de se divertir, o participante ganha experiência, estuda e se torna competitivo”, finalizou.

A inscrição para o Torneio é online e o link pode ser solicitado pelo WhatsApp 092 3232-6285. No dia das competições, para confirmação da inscrição, é necessário levar dois quilos de alimentos não perecíveis para a campanha ‘Manaus invisível’.  

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar