16 de abril de 2021

Suframa prorroga incentivo ao setor

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O polo de duas rodas precisa de pelo menos mais seis meses para se reerguer da crise de acesso ao crédito vivida este ano pelos fabricantes do setor

O polo de duas rodas precisa de pelo menos mais seis meses para se reerguer da crise de acesso ao crédito vivida este ano pelos fabricantes do setor. Essa foi a conclusão da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) ao prorrogar a medida que reduz em 50% o pagamento da TSA (Taxa de Serviço Administrativo) -tarifa paga mensalmente pelos empresários do PIM à autarquia- dos 13 fabricantes de bens finais do segmento.
A decisão foi anunciada ontem durante a última reunião do CAS (Conselho de Administração da Suframa) de 2012, realizada na sede da autarquia.
A medida que desonera a TSA entrou em vigor no início de setembro deste ano e deveria valer até o final deste mês. No entanto, de acordo com o titular da superintendência, Thomaz Nogueira, o primeiro prazo não foi suficiente.
“Nós trabalhamos com prazos curtos na expectativa de que, caso obtivéssemos uma resposta mais rápida do que a economia dizia ser necessária, uma extensão não precisaria ser aplicada. Mas diante da velocidade das ações dentro da economia, entendemos que ainda precisamos desses seis meses para que o segmento comece a mostrar respostas”, esclareceu.
Segundo ele, o novo prazo, que tem validade até 30 de junho de 2013, não será estendido novamente. “Eu posso garantir que a medida não sofrerá nova prorrogação”, afirmou.
A expectativa tanto do superintendente quanto do presidente da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Antônio Silva, é de que ao término deste prazo, o segmento esteja firme em relação ao financiamento bancário para a compra de motocicletas e ciclomotores.
“Muito lentamente, já estamos nos recuperando, mas creio que a partir de agora vamos ganhar velocidade e competitividade. Além disso, a Suframa e as próprias empresas também estão apostando na abertura de novos mercados, como o sul-americano, que consome em média 2 milhões de motos por ano”, completou Nogueira.
O secretário executivo do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Alessandro Teixeira, justificou que as medidas do governo para auxiliar o setor só foram definidas no último trimestre deste ano o que não teria dado tempo hábil de absorção das novas regras pelo mercado.
“Dada a necessidade, o governo vai tomar novas providências para garantir o crescimento”, salientou.

Projetos

Durante o encontro, os conselheiros aprovaram 42 projetos, sendo 15 de implantação, 27 de ampliação, atualização e diversificação, que somam investimentos de US$ 827,56 milhões em três anos e uma geração de mão de obra prevista de 728 novos postos de trabalho.
Entre os destaques, o projeto de ampliação para produção de tablets da Samsung Eletrônica, no valor de US$ 269.712 milhões com criação de 312 empregos adicionais.
Já no polo de duas rodas, a Mitsuba do Brasil aprovou projeto de ampliação e atualização para produção de motor de partida para motocicletas, triciclos e quadriciclos. O investimento previsto foi de US$ 20.880 milhões.

Balanço

Ainda na reunião, Thomaz Nogueira fez um breve balanço das atividades do PIM este ano. Ele admite que o faturamento deste ano deve ficar abaixo da marca dos US$ 40 bilhões conquistados no ano passado, mas diz que o número não reflete o desempenho real do polo. “O montante em dólar leva em consideração a variação cambial da moeda americana, que passou por muitas oscilações este ano devido à crise internacional. Mas, o ganho em real anda é efetivo”, ponderou.
Entre os maiores projetos aprovados este ano, o superintendente destacou o negócio fechado para instalação da Red Bull, ainda em andamento, o início da produção do Iphone Galaxy S3 pela Samsung, e dos videogames X-Box pela Masa e Playstation 3 pela Sony.

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