Pesquisar
Close this search box.

Suframa aposta na diversificação

Suframa aposta na diversificação de setores produtivos para minimizar os efeitos da crise econômica que se manifesta nos países emergentes. De acordo com o superintendente da autarquia, Thomaz Nogueira o modelo ZFM (Zona Franca de Manaus) de desenvolvimento sustentável permite construir novas alternativas para amparar o crescimento do setor de bens duráveis que permanece aquecido no mercado interno do país e impedir o avanço da crise econômica que paira sobre a macroeconomia dos países emergentes. “Nós aqui não temos, por exemplo, indústria de base, bens de capital, salvo a Voith e alguma outra empresa. O nosso grande aspecto é o bem de consumo duráveis, que ainda segue aquecido, o que não significa que os impactos de macro economia não tenha impacto sobre o modelo Zona Franca, mas são impactos distintos a que se fazer uma avaliação separada”, explica o superintendente da Suframa.
Setor de fármacos
Thomaz Nogueira está tranquilo com o caminho que vem sendo traçado no PIM (Pólo Industrial de Manaus) com a diversificação dos setores de fármacos como alternativa para contribuir no fortalecimento da economia regional e nacional, por exemplo. “Hoje nós temos projetos com investimento de mais uma empresa no setor de medicamentos, que já é um começo da diversificação que nós pretendemos. E, no sentido de que os bens duráveis ainda têm um espaço muito grande no mercado interno, para que isso cresça e ao mesmo tempo se começe construir outras alternativas.”, informou.
O superintende da Suframa enfatizou a preservação ambiental e a capacidade de geração de emprego e renda que o modelo ZFM vem assegurando para os amazonenses, com maior destaque para a população manauara que está presente no dia a dia do PIM. Thomaz Nogueira ainda aproveitou para divulgar a realização da FIAM (Feira Internacional da Amazônia), que acontecerá no período de 27 a 30 de novembro deste ano, no centro de convenções do Studio 5 Festival Mall.

FMI revê PIB

Com uma demanda doméstica enfraquecida e o crescimento freando nas principais economias emergentes, associada a uma recessão ainda mais prolongada na zona do euro, levaram o FMI (Fundo Monetário Internacional) a reduzir a sua projeção para o crescimento global em 2013.
O Brasil sofreu redução significativa para este ano, passando para um PIB de 2,5%, abaixo dos 3% previstos em abril, quando foi divulgado o Panorama Econômico Mundial (WEO, na sigla em inglês). Para 2014, o corte foi ainda maior, de 4% para 3,2% de expansão segundo relatório divulgado na terça-feira (09) pelo FMI. Apesar das revisões para baixo, o Fundo ainda espera um crescimento mais forte do que os analistas ouvidos pelo BC (Banco Central), que projetam uma expansão de 2,34% em 2013 e de 2,8% em 2014, conforme dados da pesquisa Focus.
Em entrevista divulgada na página eletrônica do FMI, o economista-chefe do Fundo disse que o investimento baixo parece ser um dos motivos para a perda de fôlego da economia brasileira. “Nós reduzimos a projeção de crescimento de todos os Brics (o grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em alguma medida”, disse Olivier Blanchard. Ele ainda analisa o contexto dos países emergentes e faz indagações. “Se você olhar país por país, parece haver um motivo específico para cada um deles. Na China aparecem os investimentos improdutivos, no Brasil o investimento baixo, na Índia incertezas administrativas e sobre políticas. Mas você se pergunta se não há algo por trás disso”, refletiu o economista-chefe do FMI.

Reflexos trazem impactos no PIM

Num mundo hoje globalizado, as boas e más notícias correm de maneira rápida e, muitas vezes, trágicas. A situação econômica no âmbito global se encontra fragilizada em função da crise que ainda persiste na Europa, de acordo com o presidente do Corecon-AM (Conselho Regional de Economia), Marcus Evangelista. “Apesar do Brasil ter excelentes reservas cambiais não isenta o PIM de receber os impactos econômicos da situação. Novos investimentos ficam contingenciados em função da dúvida que fica no ar sobre o futuro da economia brasileira.O Fator inflação , que ficou acima do projetado pelo Governo, também prejudica a decisão por investimentos no PIM”.
Segundo Marcus Evangelista o modelo atual da ZFM deve ser retrabalhado para manter a atratividade. “Infelizmente, temos uma atratividade negativa por novas empresas que veem se instalar no PIM, nos últimos cinco anos. Não estamos falando de faturamento, e sim números de empresas instaladas. Somente os incentivos fiscais não são mais determinantes para decisão do investimento”, analisa o presidente do Corecon que conclui frisando que em junho o Corecon realizou o 1° seminário ‘Repensando o modelo do PIM’. “Nesse evento foram compiladas ideias dos 13 grupos formados onde destacamos a diminuição da dependência tecnológica externa e formação de novos “clusters”, por exemplo”, disse Marcus Evangelista.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar