Pesquisar
Close this search box.

‘Stories’ com as histórias da Manaus de antigamente

O Jornal do Commercio fez 119 anos de vida neste último dia 2 de janeiro. E, em homenagem a isso, o Trends JC desta quarta-feira recebeu o influenciador digital Eliton Reis, da página Manaus na História, que possui mais de 100 mil seguidores no Instagram (@manausnahistória) apenas contando as nossas histórias do passado. Na entrevista, ele contou como consegue imagens e vídeos tão antigos de Manaus e, claro, contou boas histórias.

E como é que um técnico de enfermagem, que trabalha na farmácia de um grande hospital da capital, foi se meter nesse nicho? Afinal, revisitar o passado é difícil, ainda mais quando um povo não tem o costume de preservar bem documentos; arquivos, edifícios e etc. “Foi preciso muita pesquisa histórica, inclusive, usando o acervo do Jornal do Commercio para conseguir desvendar muitas histórias, mas os vídeos foram mais difíceis. Consegui encontrar arquivos em vídeos apenas em bibliotecas e banco de dados internacionais”, revelou Eliton.

O Influencer caiu nessa ocupação paralela por acaso, e por vontade apenas de relembrar fatos importantes da Manaus de antigamente. Muitas vezes ele foi até ruínas, locais abandonados, prédios históricos, ruas e espaços públicos para ilustrar muitas histórias e mostrar como está hoje e como foi aquele espaço no passado. “As mudanças pelas quais a cidade passou refletem também a evolução da sociedade em geral. Talvez por isso a página esteja fazendo sucesso, porque todo mundo tem curiosidade em saber mais sobre o seu passado”, avalia o influencer que lembrou da inspiração do Jornal do Commercio em seu primeiro post. “Lembro que no início, eu utilizei imagens retiradas de um CD-ROM que veio de brinde em uma das edições festivas do Jornal do Commercio no aniversário de Manaus”. As edições comemorativas do JC em homenagem a Manaus saem todo dia 24 de outubro e já acontecem há 20 anos.

Elint visitando ruínas esquecidas pela cidade para contar uma história de Manaus

Eliton é um aficcionado pela história de Manaus e de seu povo. Ele sabe detalhes sobre fatos históricos, como o naufrágio dos navios Sobral Santos e MS Vitória; o abandono e reforma do Teatro Amazonas; a era dos cinemas de rua; o marco 0 de Manaus; a briga entre os governadores do passado; a evolução das avenidas; o bondinho; a luz elétrica chegando primeiro aqui; o  Vivaldão, entre outras. “Relembrar fatos é enriquecedor. Digo isso porque eu também aprendo e quanto mais pesquiso, mais eu passo a amar minha cidade. Somos privilegiados, pois temos uma rica história para contar”, disse.

O adm da Manaus na História (@manausnahistoria) tem esse diferencial de postar vídeos antigos e comparar com os dias de hoje. “Uma coisa interessante, é que, ao pesquisar por vídeos antigos, da década de 20 a 50, fui encontrar material guardado na Chicago Film Archive (dos Estados Unidos), o que comprova que o interesse internacional por Manaus vem de longe”, aponta. 

Filmes antigos, livros, documentos históricos e páginas antigas do Jornal do Commercio também compõem suas fontes de pesquisa. “Também consigo muitas imagens históricas em filmes antigos, como os de Silvino Santos e Márcio Souza, por exemplo, que retratam a sociedade em épocas distintas”, lembra.

Eliton é quase um arqueólogo digital, que pesquisa a história para nos contar em forma de posts, reels e stories. Foi a forma que ele encontrou de falar para muita gente e de alcançar os mais jovens. 

Ele é um contador de casos antigos e um guardião da nossa história. 

O interesse popular pelos seus conteúdos mostram o quanto o manauara é sedento por conhecer suas raízes. Cada post dele é para nós uma novidade. Uma nova história. 

Éliton é um influencer que administra não apenas uma página nas redes sociais, ele criou um verdadeiro museu de grandes novidades. 

Visite a página @manausnahistoria e veja como a nossa cidade era em vários períodos da história. Relembrar nosso passado é garantir que nossa cultura terá futuro. 

*Se você ficou curioso, é só assistir na íntegra o Trends JC no portal www.jcam.com.br ou acessar nossas redes.

Siga: @lydcorr

@jcommercio

@manausnahistoria
@adrianne.oliveiras

@jeffao_sound

@elitonreislira

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar