Pesquisar
Close this search box.

Síndicos são foco de novo curso

Por Lilian D ‘Araujo

@lydcorr

Um timaço multiprofissional já desembarcou em Manaus para comandar o curso: Reciclagem pós-pandemia para síndicos e subsíndicos, agendado para acontecer nos dias 28 e 29 (quarta e quinta-feira). O treinamento tem por objetivo trazer novas tendências, tecnologias, inovação, educação financeira e novas metodologias para os síndicos acompanharem as mudanças, sociais e comportamentais aceleradas pela pandemia da Covid-19. E, para falar sobre este evento e dar um spoiler básico para os nossos leitores (seguidores, expectadores, ouvintes e etc), o Trends JC recebeu os três protagonistas deste evento.

Keyti Carvalho, contadora; Paulo Xavier, CEO do Grupo GI9 e Roberta Verás, educadora financeira, bateram papo com a nossa equipe e falaram sobre a necessidade de uma reciclagem por parte desta profissão que está cada vez mais em alta.

A importância do evento se dá na medida em que este universo de síndicos e administradores de condomínios só cresce em Manaus, e na Região Metropolitana, que possuem cerca de 3 mil condomínios e, deste universo, apenas 50 profissionais estão aptos para atuarem na atividade de síndico, conforme dados do Conasi (Conselho Nacional de Síndicos Profissionais).

“Esse é o primeiro. Virão novos cursos; novos treinamentos e reciclagens por aí em Manaus. Temos uma grade de eventos programados para Manaus. São diversos eventos voltados não apenas para a área de condomínios, como também para desenvolvimento pessoal”, explicou Paulo Xavier, que já está atuando em Manaus há mais de 22 anos.

O trio de profissionais vai focar em assuntos como coordenação de reuniões administrativas; resolução de problemas estruturais até a pacificação de conflitos internos, atividades mais comuns entre síndicos e subsíndicos. “Eles são as lideranças responsáveis por prezar pelo bem-estar dos moradores em prédios e condomínios residenciais, comerciais e industriais, por isso tanta atenção para com essa função”, disse Keyti Carvalho. 

A educadora financeira Roberta Verás explicou que a aposta no segmento é para a formação de profissionais diferenciados. “A gente preza muito pelo nicho. Isso porque queremos buscar excelência para o nosso cliente. Buscamos unir forças, experiências e informações técnicas para agregar conhecimento”, afirmou Verás.

Em um estudo feito pela Abrassp (Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais), o número de pessoas que exercem essa função ou a de subsíndico chegou a 420 mil. Deste número, apenas 5,2% dos síndicos fazem desta função a sua atividade profissional e remunerada.

Segundo o administrador Paulo Xavier, a pandemia escancarou os defeitos de diversos segmentos, forçando uma adequação em geral imediata. “A pandemia veio para florir, jogar luz em quais eram os ‘gaps’ que nós tínhamos aqui. Até então, as pessoas não viviam propriamente no condomínio, não viviam a experiência de forma completa e, de repente, nos vimos confinados e precisando cumprir regras novas dentro do ambiente. Os síndicos precisaram mostrar liderança, empatia e resolver problemas”, lembrou. 

Para o CEO do Grupo GI9, participar de cursos de capacitação permite que os síndicos estejam atualizados sobre as necessidades acumuladas no período pós-pandemia, como a reativação de espaços comuns e a utilização de recursos de tecnologia na segurança do prédio.

“Nos últimos tempos, a principal mudança foi a conscientização do síndico, subsíndico e conselheiros da necessidade da adequação tecnológica. Por isso, o síndico precisa se atualizar e saber quais são as ferramentas que auxiliam na sua gestão, assegurar a segurança, conforto e principalmente custo com tudo em perfeito estado de funcionamento para o condômino”, afirma.

Sobre o treinamento

Visando atender às necessidades de atualização e capacitação destes profissionais, o grupo GI9 promove nos dias 28 e 29, das 18h30 às 21h, o curso ‘Reciclagem pós-pandemia para síndicos e subsíndicos’, no auditório do hotel Intercity, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. 

SERVIÇO 

O que é? Curso: Reciclagem pós-pandemia para síndicos e subsíndicos

Quando?Dias 28 e 29/9, das 18h30 às 21h

Onde? Hotel Intercity, localizado na rua Prof. Marciano Armond, nº 544

Público?Síndicos, subsíndicos e pessoas interessadas em atuar na área condominial 

Investimento?Contato (92) 98566-0283.

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar