Pesquisar
Close this search box.

Shoppings buscam caminhos para se adaptarem ao Covid-19

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/02%20Fevereiro/38/1803_A6.jpg

Os shoppings centers já apresentam um impacto provocado pelo Covid-19. O setor registrou uma queda de 30% na movimentação. Entidades como a ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) e a Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers), estiveram reunidas na sexta-feira (13), para estudar formas de reduzir o impacto negativo sobre o varejo e sobre a economia como um todo.

Uma negociação entre representantes do Governo Federal e as entidades devem ser definidas nos próximos dias para discutir a flexibilização na cobrança de impostos sobre comércio e serviços. A entidade estará atuando em prol dos lojistas em ações de revisão e negociação para os que estiverem com maior dificuldade.

O presidente da ALSHOP, Nabil Sahyoun, não descarta a possibilidade de redução no horário de funcionamento do shoppings de todo o país. “Os shoppings são centros de compras e serviços e hoje incluem atividades como supermercados, laboratórios, farmácias, clínicas médicas, bancos, serviços essenciais, além das lojas. Por esse motivo, estuda-se a possibilidade de redução no horário de funcionamento, mas não o fechamento dos estabelecimentos”, afirma.

O impacto já dá sinais em Manaus, conforme o presidente da Alasc (Associação dos Lojistas dos Lojistas do Amazonas Shopping Center), André Gesta, é evidente a redução no movimento. E essa frequência tende a ficar mais acentuada porque as pessoas estão saindo menos.  “É uma situação nova e nos pegou de surpresa. Existe uma apreensão, mas estamos cientes que independente dos nossos negócios é uma questão de saúde pública”. 

Por enquanto, Gesta informa que tem tido conversas entre os administradores dos estabelecimentos para definir de que forma atuar na tentativa de minimizar danos. “Nas outras capitais onde o vírus está com maior incidência já adotaram as medidas do governo.  

Nesse sentido já começamos as medidas de prevenção, embora aqui no estado estamos com um caso isolado.  Mas existe uma gama de informações que mudam a todo momento, muitas desencontradas. Cada região tem seguido as orientações básicas e procurado fazer a sua parte. Estamos tendo esse cuidado diariamente e estamos monitorando e acompanhando o que tem sido divulgado. Graças a Deus que aqui está mais controlado”. 

Ele diz que por enquanto o shopping não vai ter alteração no horário e o que deve acontecer é um acordo entre ambos  para flexibilizar a situação. 

No entendimento do presidente da ALSHOP, a classe varejista tem grande importância na economia do país e a entidade vai trabalhar ativamente para defender os empresários e beneficiar o consumidor durante esse período de dificuldade. “Os empreendedores do varejo são responsáveis pela maior geração de empregos do país e nós vamos trabalhar juntos para diminuir esses impactos”, complementa, Nabil Sahyoun.

De acordo com Nabil, um levantamento mais conciso deva ser realizado nos próximos dias como forma de deduzir os impactos, que serão diferentes, em cada região do país e segmento específico, bem como atuar mais próximos do governo em busca de condições mais favoráveis para a atividade comercial.   

Ele explica que até o momento não há medidas restritivas para alterar o horário de funcionamento dos shoppings ou fechamento desses estabelecimentos. “Além de pleitear as possíveis isenções de impostos, essa semana será fundamental para traçarmos estratégias para que o surto seja controlado e as empresas varejistas voltem a ter faturamento”, finaliza Nabil, emendando que ao longo dos últimos 25 anos observou diversas crises e sem dúvida vai passar por mais uma, no entanto, a representatividade e o diálogo serão fundamentais nesse momento delicado.

ABRASCE

Na mesma direção a ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), recomenda aos seus associados com empreendimentos localizados em áreas com casos confirmados, que funcionem, a partir de quarta-feira (18/03), em horário reduzido, das 12h00 às 20h00, observando-se as regras contratuais aplicáveis.

Solicitamos que os shoppings localizados em áreas que não tiveram nenhum caso confirmado monitorem a evolução do assunto e compartilhem as informações.

Tal medida atende a solicitação dos lojistas e está alinhada com a recomendação do Poder Público para a redução de circulação de pessoas sem, todavia, paralisar totalmente as atividades econômicas, em especial os serviços de utilidade pública em funcionamento, como bancos, farmácias, laboratórios e supermercados, por exemplo.

A Associação entende que tais medidas, somadas às ações preventivas individuais, tais como higienização das mãos, cuidados redobrados com a limpeza e espaçamento de mesas nos locais de alimentação, colaboram com os esforços de combate à epidemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

Medidas adotadas tentam minimizar transmissão

O Amazonas Shopping implementou medidas de prevenção ao combate e proliferação do novo coronavírus como:

– Instalação de novos pontos de álcool gel nos principais acessos ao  shopping, banheiros e praça de alimentação, além do uso pelos manobristas do valet antes e depois de cada atendimento;  Reforço nos procedimentos de limpeza e higienização de banheiros e praças de alimentação, entre outros.  

Além disso, o empreendimento reforça a orientação aos clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores a adotarem os procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde para reduzir o risco de contaminação.

Como medida  preventiva, os shoppings irão reforçar os protocolos de limpeza e desinfecção de áreas comuns e ampliar as medidas de higiene entre os colaboradores e no contato com os clientes.

Sumaúma

O Sumaúma intensificou a distribuição de cartazes e banners com informações sobre o Covid-19, medidas de higiene pessoal e normas propostas pela OMS, para lavagem das mãos. O shopping também aumentou a quantidade de dispenser com álcool gel em algumas áreas, tais como, nos acessos aos banheiros e na praça de alimentação.   

Os padrões de limpeza também foram intensificados, principalmente, nas áreas de maior tráfego e nas áreas de ponto de contato, como corrimão, escadas rolantes, botões de elevadores etc.

Entre os eventos contínuos no Sumaúma, a feira de produtos regionais promovida pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), que acontece às terças-feiras, está suspensa por tempo indeterminado. A rede de cinemas UCI, também reduziu a quantidade de sessões diárias.

A gerente de marketing o Sumaúma, Laura Palhares reforça a natureza social que o shopping exerce a população. “O shopping oferece serviços como supermercado, agências bancárias, PAC, clínicas médicas, que têm uma importância relevante à sobrevivência da população. Não se trata de um local de aglomeração, mas sim de fluxo de pessoas, onde todos os lojistas e locais de serviço, estão adotando medidas para evitar o contágio do vírus. Entendemos que são as medidas adequadas para a realidade de Manaus, e estamos em constante monitoramento dos fatos, visando o bem estar de todos”, disse Laura.  

Manauara Shopping

Para apoiar as instituições de saúde na disseminação de informações sobre os cuidados na prevenção do novo coronavírus, o Manauara Shopping está implementando uma comunicação especial para clientes e lojistas. Cartazes e adesivos destacam as orientações do Ministério da Saúde para a população. A administração também intensificou a rotina de limpeza e higienização dos espaços e reforçou os pontos de uso de álcool em gel nas praças de alimentação e próximo aos banheiros. O empreendimento segue acompanhando as diretrizes dos órgãos competentes. O Manauara Shopping anunciou que a partir desta quarta-feira, o shopping irá funcionar temporariamente das 12h às 20h.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar