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Serviços agora com mais espaço nos shoppings centers

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Bem mais que um espaço com áreas específicas, a aposta nas variedades de operações e na ampliação na oferta de serviços é uma constante nos shoppings centers. Quem frequenta os centros de compras consegue observar a expansão do mix de serviços em meio à lojas convencionais.

O viés desse crescimento segue a direção de uma pesquisa divulgada pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) que observou um aumento de 15% no segmento de conveniência e serviços, confirmando que o comportamento do consumidor não está retido a um mero passeio nos malls. Ao menos 25% do mix de operações, correspondem aos serviços de beleza e estética, academias de ginástica, laboratórios clínicos, pets, segmentos que moldam essa tendência.

As microfranquias tornaram-se protagonistas deste cenário ocupando áreas de acordo com o perfil do consumidor. É o exemplo da Sobrancelhas Design com mais de 500 unidades no Brasil. Incluindo unidades nos Estados Unidos, Equador, Guatemala,  El Salvador e Portugal. Neste universo, a pouco menos de dois anos, a proprietária Luciana Brandão, à frente de uma das unidades na capital, localizada no Amazonas Shopping, comemora o desempenho das operações.

“Eu era cliente e sempre gostei dos serviços e dos tipos de produtos que o grupo oferecia. E resolvi apostar, me tornando uma das franqueadas”. Segundo Luciana, a empresa possui uma linha exclusiva de maquiagem, com produtos diferenciados de nutrição que não agridem a pele. Completamente natural.

A oferta nestes tipos  de serviços é a realidade de um novo mercado, para a empresária Luciana a qualidade no atendimento aliado a experiência mantém a fidelidade dos clientes. Além da capacitação e treinamento da equipe. “Em primeiro lugar a satisfação do nosso cliente o restante é consequência de todo o processo”. O crescimento da demanda que ampliam estes serviços confirma que a empresária teve uma boa escolha no formato de negócio que garante a solidificação e rentabilidade no mercado.  “Em Manaus, possuímos uma master que realiza a negociação e a venda de áreas, hoje ela possui várias áreas disponíveis para venda”.

Na avaliação de André Santi, gerente de marketing do Amazonas Shopping, dos últimos anos até agora, houve uma  inversão na pirâmide. Antes, a base da estratégia do marketing, era pautada no empreendimento que significava que o consumidor ficava por último. Atualmente  acontece exatamente o inverso. “A gente começa a olhar mais para o consumidor é ele que determina toda a estratégia que a gente vai tomar. Porque no fim das contas é o consumidor que decide o futuro do varejo”. Ele emenda falando que o shopping deixou de se tornar um centro de compras para se tornar um centro de lazer e principalmente, de experiência.

“Hoje,  a compra dentro de um shopping, deixa de se tornar causa, ou seja, as pessoas não vão ao shopping com o objetivo de comprar e isso acaba se tornando a consequência. Segundo Santi, a tendência de modificação no modelo faz o consumidor ir ao shopping por conta de um evento, uma experiência gastronômica, ir ao cinema, e até em uma academia, ao adquirir um serviço,  consequentemente acaba comprando alguma coisa. É justamente por isso que começaram a surgir os serviços dentro dos shoppings centers. As próprias lojas deixam de se tornar bens e consumo para se tornarem lojas de experiências. “A experimentação dentro de um ponto de vendas se tornou um dos pilares fundamentais para diferenciação, principalmente porque acaba vindo também o e-commerce”, diz André Santi, frisando que o principal ponto de tudo é o consumidor que tem muito mais poder de decisão do que no passado e isso deixa de lado o formato de centro de compras e transforma no novo modelo de centro de experiências.

A variedade no mix de operações também é aposta do Manauara Shopping, compras e lazer não são mais os únicos motivos para uma ida ao shopping. O espaço oferece agências bancárias, agência lotérica, clínicas, podólogos, casas câmbio, laboratório de análises clínicas, academia, dentre outros.

“Ao longo dos anos, novas operações de serviços foram entrando no mix do shopping, dando ao cliente a possibilidade de resolver muitos assuntos diferentes em um único lugar”, afirmou o superintendente do Manauara Shopping, Fábio Deganutti.

Os bancos Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal possuem agências dentro do shopping, além de caixas eletrônicos. No segundo andar da loja Bemol, os clientes também contam com uma agência lotérica, que funciona de segunda a sábado, das 10h às 18h.

A área de saúde também ditou essa tendência, o shopping possui duas clínicas oftalmológicas (Eye Center e Opticenter), um laboratório de análises clínicas (laboratório Reunidos), além das farmácias Pague Menos e Santo Remédio no Piso Tucumã, das lojas especializadas em produtos de saúde Ortosena e All Pé e da clínica odontológica Ateliê do Sorriso.

“Também possuímos uma unidade das principais redes de academias do país, a Companhia Athlética. Dessa maneira, todo o cuidado com o corpo e saúde pode ser feito aqui no Manauara”, ressaltou Deganutti.

Diversificação é palavra de ordem nos shoppings

Além de poder comprar passagens e pacotes aéreos nas lojas especializadas Latam, Amazon Explorers e CVC, o viajante também pode comprar moedas de vários países nas casas de câmbio Confidence, que fica no Piso Buriti. Outros serviços como consertos de roupas, lavagem de carro, chaveiros, farmácia de manipulação, serviços de depilação masculina e feminina e design de sobrancelhas também estão disponíveis no Manauara Shopping.

No Shopping Ponta Negra, a ampliação destes serviços também foi adotada, para a coordenadora de marketing do centro de compras, Priscila Cardoso, os shoppings deixaram de ser apenas um local para realizar compras. “O consumidor tem buscado o espaço para serviço, lazer e conveniência. O cliente quer resolver tudo em um único local.  O atendimento ao cliente de forma diferenciada, na busca por benefícios e comodidade que ele não consegue executar em lojas no modelo convencional são primordiais”.

Atualmente o Shopping Ponta Negra ampliou a oferta de serviços como barbearia, chaveiro, pet shop, estética, depilação e massagem. Temos o mix completo no segmento de estética feminina com as operações: Depyl, SD Sobrancelha Design, Espaçolaser. Além de outros serviços: Casa de Câmbio, Detran, Chaveiro, Laboratório Sabin, Bradesco, Supermercado.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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