Pesquisar
Close this search box.

Senai qualifica técnicos em gás natural

A partir de janeiro de 2008, a formação de profissionais para suprir a demanda de serviços criada pela distribuição do gás natural será uma realidade no Senai-AM (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Até dezembro deste ano, a empresa encarregada da construção do NTGAM (Núcleo de Tecnologia do Gás do Amazonas) deve concluir as obras da unidade educacional, localizada ao lado do Cetas (Centro de Educação e Tecnologia Antônio Simões), na Bola da Suframa, zona Sul.
Ao todo, a iniciativa está recebendo investimentos de R$ 1,25 milhão, sendo que a maior parte dos recursos é aplicada pelo DR/AM (Departamento Regional do Amazonas) e o restante é provido pelo Departamento Nacional do Senai e pelo CTGÁS (Centro de Tecnologias do Gás), consórcio formado pelo Senai-RN e a Petrobras com o objetivo de disseminar o uso desse combustível nos diversos segmentos de mercado.
Segundo o gestor do projeto de implantação do NTGAM, Delfino Pereira de Souza, a conclusão do núcleo em dezembro vai permitir que o Senai-AM abra as inscrições para os cursos no início de 2008, antes do encerramento das obras do gasoduto Urucu-Manaus, previsto para abril do próximo ano.
De acordo com Souza, o NTGAM vai oferecer quatro cursos de capacitação e um curso técnico para candidatos com o ensino médio completo e uma especialização para graduados em nível superior. A carga horária dos cursos de capacitação será a menor, com a exigência de 60 horas.

Vai ser oferecido curso técnico e especialização

Delfino Pereira de Souza disse que no curso técnico, os alunos terão que cumprir 1.791 horas, o equivalente a dois anos, e na pós-graduação a duração será de um ano e meio.
No curso técnico e na especialização, o Senai/AM vai disponibilizar 30 vagas. Já para os cursos de capacitação, serão oferecidas somente 15 vagas em cada um. Até o momento, o curso técnico escolhido pela instituição está direcionado ao PIM (Pólo Industrial de Manaus): “Curso Técnico Industrial de Tecnologias Finais de Gás”.
No nível superior, o curso previsto é o de “Especialização em Gestão e Tecnologia do Gás Natural”, enquanto na área de capacitação os cursos mais cotados até agora são: Instrumentação, voltado ao controle do processo de medição e distribuição de gás; Combustão, direcionado principalmente à conversão de equipamentos no ambiente industrial; Tubulações, que vai qualificar mão-de-obra para trabalhar na manutenção da rede de distribuição de gás; e Instalações Prediais, focado no desenvolvimento de projetos de instalação predial de gás.
Embora a abertura dos cursos citados esteja pré-estabelecida, Delfino de Souza enfatiza que o departamento regional pode fazer alterações nos próximos meses, visando à otimização mercadológica da estrutura laboratorial do núcleo. “Estamos no momento de definição das atividades do núcleo de tecnologia. Queremos que os quatro laboratórios atendam exatamente ao que o mercado está precisando”, explicou.
Como resultado do esforço do Senai/AM para formar técnicos e especialistas para atuar nas novas atividades econômicas geradas pelo gás, Delfino Souza espera que as oportunidades de emprego nessa área sejam ocupadas por profissionais qualificados pela instituição de ensino.

Concurso
à vista
Além dos quatro laboratórios, o NTGAM vai abrigar, em seus mil metros quadrados, uma sala para pesquisas e três salas com fim administrativo. Conforme o gestor do projeto, as aulas práticas serão ministradas no núcleo, enquanto as teóricas vão acontecer nas salas de aula do DR/AM.
No primeiro ano de funcionamento, o Senai/AM prevê a geração de cinco empregos diretos e mais a contratação de 30 professores temporários, com a estimativa de que seja aberto um concurso no fim de 2008.Nesta fase de construção das instalações físicas, o empreendimento está gerando 36 postos de trabalho temporários.

Oferecer consultorias

Além da formação de mão-de-obra, o núcleo de tecnologia também vai se dedicar à assessoria

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar