Pesquisar
Close this search box.

SEC participa da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Pela primeira vez a Secretaria de Estado da Cultura vai apresentar projetos tecnológicos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas, que terá sua 12ª edição entre os dias 23 e 25 de novembro no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery. Durante o encontro, o público vai conhecer o aplicativo “Cultura Amazonas”, app inédito na região e que é um guia completo das ações artísticas e culturais do Governo do Amazonas/Secretaria de Estado da Cultura em todo o Estado. Também será apresentado o novo formato da Biblioteca Virtual, que agora pode ser acessada através da tecnologia mobile e vídeos das aulas do Curso de Arte e Cultura à Distância.
“A cultura no Estado está passando por uma verdadeira revolução, com a digitalização da arte e a aproximação, cada vez mais, com o público. A feira será a oportunidade ideal para conhecer esses novos formatos da cultura em nosso Estado”, afirmou o governador José Melo.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, a participação da Secretaria de Estado da Cultura naSemana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas marca o atual momento da cultura no Amazonas. “A arte amazonense passa por um processo constante de expansão e a digitalização é a prova de que a Secretaria de Estado de Cultura participa efetivamente de todas essas mudanças e modernização”, ressaltou.
A Secretaria de Estado da Cultura vai participar da feira em dois stands. Lá, os visitantes terão orientações de como baixar gratuitamente o app “Cultura Amazonas” para todos os seus dispositivos móveis, poderão fazer tour virtual com a utilização de óculos 3D em alguns espaços administrados peça Secretaria de Estado da Cultura, fazer dowloads de livros virtuais disponíveis na Biblioteca Virtual e assistir aulas do Curso de Arte e Cultura à Distância.

Aplicativo
Disponível para download na Google Play e Windows Store – e em fase de publicação na Apple Store – o APP “Cultura Amazonas” será o caminho mais rápido e fácil para quem quiser saber de todas as atividades desenvolvidas pelo Governo do Amazonas/Secretaria de Estado da Cultura, fazer uma visita virtual aos principais espaços artísticos administrados pelo governo e ser direcionado ao Portal da Cultura do Amazonas.
O usuário do APP terá acesso à toda agenda cultural diária da Secretaria de Estado da Cultura nas categorias cinema, cursos, dança, exposição, festivais, infantil, música, teatro e outros. “Esse APP será um verdadeiro guia de bolso atualizado sobre a programação artística desenvolvida no Estado. E poderá personaliza-lo de acordo com as suas preferências, marcando locais e eventos favoritos, pesquisar eventos de acordo com a agenda disponível e sua localização”, afirmou o secretário de Estado da Cultura.
As pesquisas estarão disponíveis nas categorias eventos por dia, por categoria, por local, eventos salvos e locais favoritos. Cada evento será descrito da seguinte maneira: nome e categoria, descrição da atividade, valor da entrada, data e hora, endereço, telefone para informações. O usuário poderá ainda ver o melhor trajeto para chegar no local do evento a partir de sua localização atual.

Tour Virtual
Assim como acontece com os espaços culturais de grandes centros artísticos ao redor do mundo, o usuário do APP de Cultura do Governo do Amazonas poderá conhecer detalhadamente através de um “Tour virtual 360º” os seguintes espaços: Teatro Amazonas, Centro cultural Povos da Amazônia, Biblioteca Pública, Galeria do Largo, Museu Casa Eduardo Ribeiro.
Outra funcionalidade do APP será localizar eventos nas mais diferentes zonas da cidade, que estarão separadas em abas dentro do próprio aplicativo. Quem quiser ficar ainda mais por dentro das ações desenvolvidas pelo Governo do Amazonas/Secretaria de Estado da Cultura poderá ser direcionado ao Portal da Cultura, em um link disponível dentro do APP.

Biblioteca Virtual
O novo site possui um layout mais enxuto, dando mais agilidade às funções disponíveis ao usuário na pesquisa dos mais de mil exemplares disponíveis atualmente. Através de uma tecnologia mobile, o site pode ser acessado, com todas as suas funções, através de smartphones e tabletes. Esse layout atende à uma padronização internacional e está disponível na horizontal, facilitando assim a consulta.
No novo site, as categorias dos arquivos disponibilizados estão já na página inicial, através de caixas e os arquivos estão separados nas seguintes categorias: fotografia, revistas, livros e E-books, jornais, acervo cartográfico e áudio books.
Quando acessados, os arquivos são exibidos com as seguintes informações: título, autor, local, editora, data, série, idiomas, notas, descritores e uma lista de arquivos relacionados da mesma categoria. O usuário pode simplesmente visualizar a publicação na íntegra ou fazer o download pelo seu navegador, sendo que todos os documentos baixados possuirão a marca d’água da Secretaria de Estado da Cultura.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar