Pesquisar
Close this search box.

Santuário de Santa Rita: o maior do Mundo

Santuário de Santa Rita

Após quase quatro anos de obras, foi inaugurado dia 20 de maio o maior Santuário dedicado à Santa Rita de Cássia do mundo. Fica na cidade de Cássia, no sul de Minas e ocupa área de 180 mil metros quadrados, sendo 100 mil metros destes de edificação 

Com público estimado de mais de 100 mil pessoas, foram três dias de celebrações, que se encerrou neste domingo, exatamente o dia da padroeira das causas impossíveis. 

Para receber os devotos, o espaço contou com um centro comercial e até uma réplica da casa de Santa Rita de Cássia. A capacidade é para até 5 mil pessoas sentadas, 2 mil em pé, além de estacionamento para 200 ônibus e até mil carros.

Foram três dias de celebrações para marcar a inauguração do santuário, incluindo missas, procissão e apresentações musicais. “Com muita alegria recebi a missão de estar à frente do novo Santuário de Santa Rita de Cássia”, comenta o padre Michel Pires, responsável pela paróquia. 

O município de Cássia, com 17 mil habitantes, se prepara para receber uma maior movimentação turística a partir da inauguração do santuário. Cristina Surram-no, dona de uma pousada no centro da cidade, informa que já está com todos os quartos reservados desde o início do ano. “Agora a gente está tendo que dispensar. E o próximo fim de semana também já está lotado” disse. 

A empresária diz que a população já se movimenta para atender o novo fluxo do turismo religioso. Desde o setor alimentício, até o setor imobiliário, a cidade tem a expectativa de crescimento econômico. Os moradores estão se preparando, investindo, aumentando a área. A nossa proposta aqui também é aumentar, fazer mais apartamentos”, comentou Cristina.

Cristina revelou ainda que o setor imobiliário também está registrando maior procura para o setor de turismo. “Alguns moradores já estão até pensando em alugar a própria. Eu acredito que com o passar do tempo as pessoas vão investir mais ainda”, conclui.

O complexo religioso foi idealizado pelo empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho, que considera a conclusão da obra a realização de um sonho. “Estamos finalizando esta grande missão de construir e entregar o maior Santuário do mundo dedicado à Santa Rita de Cássia. A expectativa é fortalecer a cidade de Cássia, como um destino de turismo religioso e um local para se viver uma experiência de fé e evangelização. Divulgaremos ainda mais a Santa das causas impossíveis, promovendo o desenvolvimento e trazendo prosperidade para toda a região”, afirma.

A casa de Santa Rita de Cassia, cuja réplica está ainda em construção é cheia de detalhes. A original data da época de 1200 a 1300. O Santuário, tem espaço para 50 lojas de artigos religiosos e praça de alimentação.

ORLA DE NATAL

A diretora de eventos da Abav-RN, Jarbiana Costa, representou a entidade, a convite da Prefeitura de Natal, na 1ª etapa da Oficina de Planejamento para a elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) do Projeto Orla Natal. Esta oficina visa debater com gestores públicos, comunidade e demais instituições sobre a orla, o turismo e o futuro da cidade enquanto um dos principais destinos turísticos do país. Essa primeira etapa realizou um diagnóstico preliminar da Orla Marítima de Natal, com o mapeamento de problemas e potência. Na próxima etapa, o foco será na elaboração do plano de ação. 

SAI MOSQUITO

A Prefeitura de Manaus começou a realizar a pesquisa larvária para monitoramento da presença do mosquito Aedes aegypti em áreas alagadas da cidade. A ação faz parte das estratégias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) durante a operação Cheia 2022, e vai alcançar dez pontos da capital até o dia 31 deste mês. O trabalho teve início na rua dos Barés, Centro, com coleta de amostras de larvas de mosquito. Os agentes de saúde também irão coletar o material em pontos dos bairros Aparecida, zona Sul, São Jorge e Glória, zona Oeste, Mauazinho e Colônia Antônio Aleixo, zona Leste.

POSSE FESTIVA

O Skal Club Manaus, presidido por Ana Carolina Ferreira, realizará neste sábado, dia 28, a cerimônia de posse do presidente internacional de Manaus, o amazonense João Carvalho de Araújo. Durante o evento, que acontecerá às 20 horas, no restaurante Choupana, no Adrianópolis, o novo presidente anunciará sua diretoria. João Araújo tem uma longa história no turismo do Amazonas, onde já prestou serviços para a Manauscult e para a Amazonastur, sempre desempenho acima da média. Agora ele emprestará esse talento em níveis internacionais, o que será de grande importância para o turismo amazonense. 

PRAIA BONITA

O Praia Bonita Resort & Convention instalou uma obra gigante nas suas dependências, em Nísia Floresta. O responsável pela criação foi o engenheiro italiano Sergio Boffa, que a nomeou como “Brasil: Gigante pela própria natureza”. A decoração é composta por uma cadeira com seis metros de altura, um guarda sol medindo oito metros, chapéu de sol, chinelos de praia, toalha e mesa com itens gigantes, incluindo petiscos de camarão (um dos símbolos de Nísia Floresta). A instalação está disponível aos turistas que passam pela praia de Camurupim, conhecida pelas águas tranquilas e piscinas naturais.

SEM MEDO

Após estes dois anos de restrições e pandemia, a maioria dos europeus planeja curtir as férias de meio de ano com total normalidade, conforme pesquisa do motor de busca de voos e hotéis www.jetcost.pt. Segundo ele, 79% dos portugueses têm planos para sairem de férias este verão e, sete em cada dez deles, já não tem medo do coronavírus. O clima ou a qualidade do alojamento e da comida, são agora as suas principais preocupações. A equipe da Jetcost efetuou uma sondagem no âmbito de um estudo sobre as férias dos europeus para o verão de 2022. 

ABAV NACIONAL

Após a realização do primeiro ICCABAV deste ano, no dia 4 de maio, com o webnário VIA Rail Canada, Ame a Viagem, a ABAV Nacional deu continuidade às capacitações de destinos internacionais e divulgou nesta semana o tema da próxima capacitação: Disney Destinations: A Celebração Mais Mágica do Mundo, que acontecerá dia 14 de junho. Com foco na nova celebração que está ocorrendo em comemoração ao aniversário de 50 anos do complexo Walt Disney World Resort, em novas opções de entretenimento, novidades em atrações e no Disney Genie.

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar